foto14
foto15
foto16
Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo


                                                                                                                                                                  BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

UMA VISÃO ALÉM FRONTEIRAS

A inserção internacional do PPGCS é implementada por meio de convênios, parcerias e intercâmbios. Desde 2018, o principal mecanismo de apoio à internacionalização é o Programa CAPES PrInt o qual proporciona apoio tanto para saida de alunos e professores, como recibimento de professores visitantes de outros paises.

Entre os convênios existentes, destacam-se o projeto Brinding Genomics and Agrosystem Management: Resources for Adaptation and Sustainable Production of forage Lotus species in Environmentally-C constrained South-American Soils com os países da América do Sul (Brasil, Uruguai e Argentina) e da Europa (Espanha e Alemanha), e envolve a área de Microbiologia do Programa, numa parceria institucional com o Departamento de Plantas Forrageiras e Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. O projeto é financiado pelo VI Framework Programme of the European Commission.

Dentre os intercâmbios para a realização de doutorado sanduíche (PDSE)  de alunos no Programa, os destinos princiapis tem sido universidades americanas como a Universidade da Califórnia – Davis, Universidade da Califórnia – Riverside; Universidadde de Wisconsin-Madison . Na Europa, destaca-se o intercâmbio com a Universidade de Córdoba e a Universidade de Sevilha, na Espanha; a Universidade de Munique e Universidade de Colônia, na Alemanha e a Universidade de Bolonha e de Firenze, na Itália. Nos últimos cinco anos têm se intensificado a participação de docentes em estágios de pós-doutoramento.  Adicionalmente, cabe destacar a atuação de docentes como  Editores Assistentes de periódicos como Soil Tillage Research (Prof. Cimelio Bayer ).  Soil and Environment (Prof Flavio Camargo) e Geoderma Regional (Elvio Giasson).

 


OPORTUNIDADES DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA ALUNOS ESTRANGEIROS

O PPGCS aceita que alunas estrangeiros disputem bolsas disponíveis no Programa, desde que realizem o Processo Seletivo em igualdade de condições com estudantes brasileiros, concorrendo às bolsas das agências financiadoras brasileiras (CAPES e CNPq).

Adicionalmente, alunos de outros países podem buscar bolsas adicionais nos seguintes programas:

1. OEA  www.oas.org/es/becas/Programa_Becas_Academicas_OEA.asp

2. PEC-PG (CAPES) www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

Copyright © 2019 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.