foto14
foto15
foto16
Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo


Multilíngues

PortugueseSpanishEnglish

Agenda

Agenda PPG Ciência do Solo

Fagro Tube

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Apoio

CAPESCNPqFAPERGS

Contador de Visitas

HojeHoje29
OntemOntem69
Esta semanaEsta semana98
Este mêsEste mês1586
TotalTotal53165

                                                                                                                                                                  BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

UMA VISÃO ALÉM FRONTEIRAS

A inserção internacional do PPGCS é implementada por meio de convênios, parcerias e intercâmbios. Desde 2018, o principal mecanismo de apoio à internacionalização é o Programa CAPES PrInt o qual proporciona apoio tanto para saida de alunos e professores, como recibimento de professores visitantes de outros paises.

Entre os convênios existentes, destacam-se o projeto Brinding Genomics and Agrosystem Management: Resources for Adaptation and Sustainable Production of forage Lotus species in Environmentally-C constrained South-American Soils com os países da América do Sul (Brasil, Uruguai e Argentina) e da Europa (Espanha e Alemanha), e envolve a área de Microbiologia do Programa, numa parceria institucional com o Departamento de Plantas Forrageiras e Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. O projeto é financiado pelo VI Framework Programme of the European Commission.

Dentre os intercâmbios para a realização de doutorado sanduíche (PDSE)  de alunos no Programa, os destinos princiapis tem sido universidades americanas como a Universidade da Califórnia – Davis, Universidade da Califórnia – Riverside; Universidadde de Wisconsin-Madison . Na Europa, destaca-se o intercâmbio com a Universidade de Córdoba e a Universidade de Sevilha, na Espanha; a Universidade de Munique e Universidade de Colônia, na Alemanha e a Universidade de Bolonha e de Firenze, na Itália. Nos últimos cinco anos têm se intensificado a participação de docentes em estágios de pós-doutoramento.  Adicionalmente, cabe destacar a atuação de docentes como  Editores Assistentes de periódicos como Soil Tillage Research (Prof. Cimelio Bayer ).  Soil and Environment (Prof Flavio Camargo) e Geoderma Regional (Elvio Giasson).

 


OPORTUNIDADES DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA ALUNOS ESTRANGEIROS

O PPGCS aceita que alunas estrangeiros disputem bolsas disponíveis no Programa, desde que realizem o Processo Seletivo em igualdade de condições com estudantes brasileiros, concorrendo às bolsas das agências financiadoras brasileiras (CAPES e CNPq).

Adicionalmente, alunos de outros países podem buscar bolsas adicionais nos seguintes programas:

1. OEA  www.oas.org/es/becas/Programa_Becas_Academicas_OEA.asp

2. PEC-PG (CAPES) www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.