PROFESSOR E LABORATÓRIO DA FAGRO SÃO AGRACIADOS COM O PRÊMIO "O FUTURO DA TERRA", 2018

O Professor Gilmar Arduino Bettio Marodin, Professor Titular do Departamento de Horticultura e Silvicultura e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, ex-diretor da unidade e da Estação Experimental Agronômica, e o Laboratório de Análise de Solos, do Departamento de Solos, da Faculdade de Agronomia - UFRGS, foram agraciados com o prêmio “O FUTURO DA TERRA”, Edição 2018.

O Prof. Gilmar Marodin foi premiado na categoria “Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias”, tendo por base suas relevantes contribuições na formação de recursos humanos, pesquisa e extensão nos temas da qualidade de frutas, tolerância a moléstias, adaptação climática e cadeias produtivas da fruticultura de clima temperado, com destaque para as frutas de caroço, como pêssego, maça, ameixa e pera. Um exemplo destas contribuições é a seleção de diversos materiais destas espécies com menor necessidade de horas de frio, recomendados para cultivo na região da Depressão Central, a partir de estudos desenvolvidos por seu grupo de trabalho na Estação Experimental Agronômica da UFRGS.

O Laboratório de Análise de Solos, atualmente coordenado pelo Prof. Clesio Gianello, foi premiado na categoria "Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo", por seu histórico de 50 anos, recém completados, de atividades de prestação de serviços de análises à comunidade em geral e de desenvolvimento de metodologias analíticas de solos, plantas e outros materiais de interesse agrícola e ambiental, várias utilizadas como referências pela Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal do RS e SC. Além de ser referência estadual, pioneiro e inovador em vários procedimentos, este laboratório situa-se entre os mais capacitados e renomados no Brasil em sua área de atuação.

O prêmio “O Futuro da Terra” é promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e concedido anualmente, desde 1997, por ocasião da EXPOINTER. Tem por objetivo homenagear pessoas e projetos que se destacam no desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia agropecuária no Rio Grande do Sul.

A solenidade de premiação ocorrerá durante a 41a. Expointer, no dia 27 de agosto de 2018, segunda-feira, às 19:30h, no Auditório da FARSUL, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Reportagens com mais detalhes sobre o trabalho dos agraciados estão sendo publicadas no JC a partir de 17/08 e podem ser acessadas nos endereços abaixo:

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2018/08/644235-o-futuro-da-terra-reconhece-contribuicoes-ao-agronegocio.html

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2018/08/644330-fruticultura-avanca-a-partir-da-pesquisa.html

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2018/08/645151-laboratorio-da-ufrgs-e-referencia-nacional.html

Prof. Gilmar Arduino Bettio Marodin