Será realizado no próximo dia 07 de dezembro, na localidade de São João das Missões, município de São Miguel das Missões, o encontro técnico-comemorativo, incluindo dia de campo, dos projetos PISA e ILP. 


O programa PISA (Produção Integrada de Sistemas Agropecuários) já vem sendo aplicado desde 2011 pelo programa Juntos para Competir – JPC (SEBRAE/SENAR/FARSUL). Ao PISA se juntou, desde 2015, um programa específico de ILP. Ambos PISA e ILP têm duração entre 3 e 4 anos e vêm sendo aplicados em diferentes comunidades do RS, SC e PR. O JPC é específico do RS e contrata consultorias para o trabalho de campo, onde se empregam vários egressos da FAGRO. Neste ano de 2018, o JPC rodou as ferramentas PISA e ILP em aproximadamente 800 propriedades rurais no RS. 


Contando desde seu início, em 2008, com a parceria do MAPA e, a partir de 2011, com o JPC, cerca de 1.500 propriedades rurais já foram atendidas no modelo de produção preconizado pelos projetos.  Institucionalmente, cabe à Aliança SIPA (www.alincasipa.org), sob a coordenação do Prof. Paulo Cesar de Faccio Carvalho, do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia, toda a diretriz técnica e filosófica do modelo de produção agrícola empregada (conceito de intensificação sustentável), abrangendo a produção vegetal e animal daqueles estabelecimentos (em sua maioria pequenos produtores familiares).


 O evento, cujo convite com programação encontra-se anexo, comemora o encerramento da “primeira turma” ILP, envolvendo 140 famílias em 9 municípios das Missões, em ótima parceria com o programa JPC.

Convite