Foram divulgados recentemente pela Editora Abril, organizadora do processo, os resultados da avaliação de cursos superiores do Brasil realizada pelo Guia do Estudante (GE) 2018, publicados no GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES – VESTIBULAR 2019.

Os cursos de Agronomia e de Zootecnia da FAGRO foram avaliados e destacados com conceitos 5 (Selo 5 estrelas) e 4 (Selo 4 estrelas), respectivamente, posicionados, portanto, entre os melhores do país. O curso de Agronomia, que teve sua implementação no início do século XX, já participou desta avaliação em várias oportunidades, recebendo sempre o Selo 5 Estrelas. O de Zootecnia iniciou suas atividades em 2012 e está participando da avaliação pela primeira vez.

A avaliação é realizada em quatro etapas: 1) Atualização dos dados das instituições (listagem de cursos oferecidos); 2) Definição dos cursos a serem avaliados, sendo requeridos: titulação de bacharelado ou licenciatura; conclusão da primeira turma em 2015 ou anterior; modalidade presencial; turma(s) em andamento e oferta no próximo processo seletivo; 3) Preenchimento de questionário pelas instituições (base para os pareceristas no processo de avaliação); 4) Pesquisa de opinião com pareceristas (coordenadores de cursos, chefes de departamentos e professores).

Na pesquisa de opinião, cada curso é avaliado por 7 pareceristas, que atribuem notas 1 a 5 aos itens projeto didático-pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Para cada parecerista, a nota do curso é a média destes três itens. Ao final, são eliminadas as médias mais alta e mais baixa, tendo-se a média de 5 avaliadores para cada curso. Para o conceito final, é feita média aritmética com a média da presente avaliação (peso 3), média da última avaliação (peso 2) e média da penúltima avaliação (peso 1). Ainda não foram disponibilizados dados da presente avaliação, mas para a avaliação de 2017 (16.797 cursos), as faixas de conceitos foram: 5 (<= 5 a 4,35; 5,3% dos cursos); 4 (< 4,35 a 3,69; 17,4% dos cursos); 3 (<3,69 a 3,04; 35% dos cursos). Oportunamente serão disponibilizados os dados individuais de avaliação dos cursos.

Mais informações sobre o Guia do Estudante podem ser acessadas em:

https://guiadoestudante.abril.com.br/