O curso de Zootecnia da UFRGS está participando da primeira Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), organizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

A OBZ é uma iniciativa voltada para a comunidade acadêmica que visa incentivar o crescimento de estudos zootécnicos, permitindo aos participantes aplicarem seus conhecimentos e habilidades em meio a um espírito olímpico. A mesma, consta de uma competição com seletivas locais, estadual e nacional, em que os alunos competem na modalidade individual e em equipe. A primeira etapa local ocorreu dentro de cada curso e somente a melhor equipe de cada Universidade foi selecionada para disputar a seletiva estadual. De cada estado saiu somente uma equipe. A próxima etapa é a prova nacional, em que todos os estados participantes serão representados por um grupo de alunos. A ABZ premiará o primeiro lugar da categoria individual com um celular e isenção da anuidade da ABZ por um ano. Já a melhor equipe do país ganhará um computador, além da isenção da anuidade da associação por um ano.

Na UFRGS, a primeira etapa foi disputada por 4 equipes contendo 5 estudantes em cada. A equipe "Tchê, bagual!", constituída pelos alunos BRUNA SOUZA DE LIMA CONY, DANRLEI VELASQUE NOGUEIRA, MATHEUS DE MOURA FAGUNDES, RODRIGO BROMBATI VOGT E PÂMELA DA SILVA RIBEIRO, foi a vencedora entre as equipes da UFRGS. A mesma equipe ao disputar com as demais equipes do estado do Rio Grande do Sul foi a vencedora e representará o estado na final nacional. A equipe "Tchê, Bagual!" vai representar a UFRGS e o estado do RS na etapa nacional, que ocorrerá durante o 29º Congresso Brasileiro de Zootenia - Zootec, em Uberaba/MG, durante os dias 14 e 15 de agosto de 2019, e o resultado com premiação será divulgado e entregue no dia 16 de agosto de 2019.

Parabéns aos nossos alunos, professores e técnicos que constroem juntos esta escola. Mais uma vez somos destaque no cenário nacional da Zootecnia! Parabéns à equipe.

Na imagem as integrantes são nominados da esquerda para a direita: Pâmela da Silva Ribeiro, Danrlei Velasque Nogueira, Bruna Souza de Lima Cony, Matheus de Moura Fagundes, Rodrigo Brombati Vogt.