O Prof. Leandro Cesar de Godoy, da Área de Aquicultura e do Grupo AQUAM, do Departamento de Zootecnia da FAGRO, foi agraciado recentemente com o YOUNG INVESTIGATOR AWARD.

Em sua primeira edição, o Young Investigator Award foi criado pela Sociedade Mundial de Criobiologia (Society for Cryobiology - SfC) com o objetivo de reconhecer cientistas no início de suas carreiras (até 10 anos após o doutorado), que se destacam pela qualidade e inovação de suas pesquisas.

O prêmio recebeu 10 inscrições, provenientes de diferentes países ao redor do mundo. A seleção se baseou na avaliação do currículo e nas cartas de recomendação do conselho da SfC.

O Prof. Godoy conquistou o prêmio devido sua pesquisa inovadora, que aplica a criobiologia na conservação de organismos aquáticos. Como exemplo, conduz estudos com uma espécie de peixe ornamental amazônico (Hypancistrus zebra) que está ameaçado de extinção. A equipe de pesquisadores sob sua liderança conseguiu coletar os gametas do pequeno peixe (5 g) e desenvolver um protocolo para o congelamento do sêmen, preservando dessa forma o material genético da espécie.

Recentemente, o Prof.Godoy lidera o Projeto ReefBank, cujo objetivo é usar biotecnologias como a reprodução in vitro e a criopreservação (estocagem em baixa temperatura) para conservação de recifes de coral. Os recifes de coral são responsáveis por pelo menos 25% de toda a vida no oceano, no entanto, quase metade dos recifes de coral do planeta já morreram em decorrência do aquecimento global. O Projeto ReefBank alia atividades de pesquisa científica com a educação ambiental. Mais detalhes do projeto podem ser acessados no Instagram: https://www.instagram.com/projetoreefbank_/

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24 de julho, durante o Congresso Anual da SfC em San Diego, nos Estados Unidos. Na ocasião, o Prof. Godoy proferiu uma palestra detalhando sua trajetória acadêmica e seus projetos em andamento.