No dia 31 de agosto p.p,, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS, durante a 42° Expointer, foram lançados a 3ª SEMANA AGROPECUÁRIA DA UFRGS (SEAGRO) e o 56º. CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA (CBO). A solenidade foi realizada no Espaço da Emater-RS, sendo esta uma das entidades organizadoras e apoiadoras dos dois eventos.

O Coordenador da Comissão Organizadora da SEAGRO, Prof. Michael Mazurana, fez um breve resumo da origem da proposta de realização da semana agropecuária, da evolução em números de participantes e empresas apoiadoras nas duas primeiras edições do evento, e dos objetivos da terceira edição. Citou que Este evento tem por objetivo apresentar e aproximar novidades, rever, repassar e condicionar conceitos, tecnologias e técnicas que são desenvolvidas dentro da universidade e que por vezes somente as ações de extensão praticadas por órgãos como a Emater, empresas privadas e cooperativas não conseguem permear junto à produtores”. O professor enfatizou a importância de atualização constante dos profissionais que estão no campo, bem como a necessidade de os pesquisadores ouvirem e entenderem algumas demandas que chegam até as universidades: Entendo que este tipo de evento é uma das formas de a universidade retribuir à sociedade como um todo aquele investimento que é aplicado na formação de profissionais qualificados”. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 17 de abril de 2020, com atividades desenvolvidas na Faculdade de Agronomia da UFRGS, onde serão oferecidos cursos e capacitações - 13 a 15 de abril - e, na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul, onde serão realizados dias de campo – 16 e 17 de abril. Os visitantes encontrarão estações de campo contemplando as áreas de tecnologias para produção de carcaças de bovinos, ovinos e bubalinos de qualidade, produção e armazenamento de grãos e cereais, fruticultura e silvicultura de precisão e agropecuária 4.0.

Já Presidente da Comissão Organizadora do 56º. CBO, Prof. André Strassburger, do Departamento de Horticultura e Silvicultura (DHS) / FAGRO / UFRGS, citou o tema central “Tecnologias sustentáveis e cadeias curtas na produção de hortaliças” e apresentou os temas e as atividades que comporão a programação do evento, a ser realizado em Bento Gonçalves, RS, no período de 2 a 7 de agosto de 2020. Este evento é promovido pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH) e esta edição é organizada pela UFRGS, por intermédio do DHS / FAGRO, UFPEL, IFES Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), SEBRAE-RS, EMATER-RS e EMBRAPA.

Na oportunidade, a FAGRO foi representada pelo Vice-Diretor, Prof. Paulo Vitor Dutra de Souza, estando também presentes as professoras Magnólia Silva da Silva e Tatiana Duarte, do DHS, e a Profa. Katiuscia Strassburger, da UCS. Além da presença de vários técnicos, representaram a EMATER o Diretor Administrativo, Vanderlan Vasconselos, e o assistente técnico estadual em Olericultura, Engo. Agro. Gervásio Paulus. O Diretor Presidente da Ceasa, Ailton Machado, também prestigiou a solenidade.

Fotos

Fonte: Michael Mazurana