Como parte do PRÊMIO PESQUISADOR GAÚCHO, edição de 2019, o Prof. LUIZ CARLOS FEDERIZZI, professor aposentado e docente convidado do Departamento de Plantas de Lavoura e do PPG Fitotecnia, além de ter também atuado no CEPAN e PPG Agronegócios, foi distinguido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) com a MEDALHA SYLVIO TORRES. Esta medalha, que leva o nome do médico veterinário, pesquisador e professor da então Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS e um dos fundadores e primeiro diretor científico da FAPERGS, é considerada a distinção de maior relevância oferecida por esta Fundação e é concedida bienalmente a um pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária em sua área de conhecimento e para o progresso da ciência.

A distinção concedida ao Prof. Federizzi tem por base seu relevante histórico de atuação em pesquisa básica e aplicada à frente do Programa de Melhoramento Genético de Aveia da UFRGS e de contribuições aos sistemas produtivos agropecuários do RS e região subtropical do Brasil, aliados às suas atividades de ensino e formação de recursos humanos em graduação e pós-graduação e de coordenação/gestão de comitês e programas de fomento científico e tecnológico, como na CAPES e CNPq. Um breve histórico de seu trabalho encontra-se em anexo.

A solenidade de premiação será realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A relação completa dos premiados e outras informações podem ser acessadas nos seguintes endereços:

https://fapergs.rs.gov.br/fapergs-divulga-os-agraciados-com-o-premio-pesquisador-gaucho-2019

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/professores-da-ufrgs-sao-agraciados-com-o-premio-pesquisador-gaucho-2019

Breve Histórico