Com muito pesar, a Faculdade de Agronomia noticia o falecimento, ocorrido na madrugada de hoje (12/11/2019), do PROF. JOÃO ITO BERGONCI, ex-diretor do Instituto de Biociências, docente aposentado do Departamento de Botânica, onde atuou por 32 anos, e ex-professor e orientador de cursos da Faculdade de Agronomia.

O velório e a cerimônia de cremação ocorrerão na Capela 4 do Crematório Angelus (Av. Porto Alegre, n° 320 ? Bairro Medianeira), no horário de 10h (velório) e 17:30h (cremação).

Graduado em História Natural pela PUC (1975), o Prof. João Ito concluiu o Mestrado em Fisiologia Vegetal na Universidade de Viçosa (1981) e o Doutorado em Fitotecnia no PPG Fitotecnia/FAGRO/UFRGS (1997), sob a orientação do Prof. Homero Bergamaschi. Por mais de 20 anos, ministrou várias disciplinas das áreas de fisiologia vegetal e relações clima-planta dos cursos de Agronomia e PPG Fitotecnia da Faculdade de Agronomia, onde também atuou como orientador. Em um dos últimos trabalhos bibliográficos antes de se aposentar, foi parceiro do colega Prof. Homero Bergamaschi na elaboração e publicação do livro "As plantas e o clima: princípios e aplicações", que nos deixa como um grande legado. Também temos a mencionar o grande aprendizado que nos proporcionou enquanto parceiro no grupo de diretores e do Conselho Universitário. Dentro da histórica e profícua parceria entre a FAGRO e o IBIO, somos muito gratos por todas as contribuições, por muitos anos, do Prof. João Ito.

Em nome de toda a comunidade da FAGRO, manifestamos profundos sentimentos a seus familiares, colegas do Instituto de Biociências e amigos e nos solidarizamos neste momento de grande consternação e de grande perda para todos.

Atenciosamente

Direção da FAGRO