Na semana de 26 de fev a 02 de março de 2018, foi realizado uma Jornada Técnica, juntamente com a 7° Edição do curso de pré-certificação e certificação de técnicos de laboratório e campo para ultrassonografia de carcaça bovina (Foto1).

Este evento é realizado anualmente nas dependências da EEA, organizado pela área de Avaliação Animal do Departamento de Zootecnia da FAGRO, e apoiado pela direção da FAGRO e EEA. Os objetivos deste ano foram, apresentação dos principais programas de seleção genética para características que compõe seus protocolos de coleta e avaliação, com ênfase nas características de carcaças; abordagem de como os programas estão visualizando a seleção das características de carcaça no meio produtivo e indústria; apresentação dos programas de carne de qualidade das diferentes associações promotoras das raças e a visão destes sobre a utilização da tecnologia do ultrassom para melhoria da qualidade da matéria prima. 

Estiveram presentes representantes dos programas de melhoramento genético da ANCP, Promebo, X-Black ABS, ABCZ e, representantes dos programas de qualidade de carne das raças Hereford e Braford, Angus, Brangus, Charolês e Devon (Foto2).

Também estiveram no evento o senhor Dr. Michael MacNeil - Diretor Executivo da UGC (Ultrasound Guidelines Council), senhor Craig Hays - Presidente do Laboratório Ultrainsigth, Dr. Marcos Yokoo Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul e representantes do INIA (Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria) do Uruguai (Foto3, Foto4).

Além de técnicos de diferentes estados do Brasil, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Paraná (Foto5).