Neste último sábado (25/05) a Estação Experimental Agronômica da UFRGS sediou o 9º DIA DE CAMPO APÍCOLA EEA-UFRGS/COOAPISUL e a 4ª EXPOAPIS, com a participação de 65 apicultores e 5 Emprêsas de Equipamentos e Insumos Apícolas. Na parte inicial do evento foram relatadas as principais atividades de apicultura desenvolvidas no Departamento de Fitossanidade (LABAPIS) e no Setor de Apicultura (EEA). Em seguida houve a manifestação do Presidente da FARGS (Anselmo Kuhn) e do Coordenador da Câmara Setorial da Apicultura de Meliponicultura/RS (Aldo Machado), ambos provocando uma discussão acalorada sobre a situação crítica da apicultura atual em função das mortandades de abelhas e dos baixos preços do mel, tanto no mercado interno como nas exportações. Na parte final as práticas contemplaram as preparações de ração para a manutenção das colmeias no inverno, o manejo do apiário e a demonstração de novos equipamentos e insumos.

Após o almoço, aconteceu uma reunião da COOAPISUL com a abordagem dos temas levantados pelos associados sob a coordenação do Presidente José Adair Rocha de Souza.

Durante o evento tivemos a presença da equipe de divulgação do V FESTIMEL do Balneário Pinhal que aconteecerá em outubro naquele município.

Aproveitando a oportunidade quero agradecer a apoio recebido da Direção da EEA (Prof. Rafael Dionelo), do quadro técnico, das cozinheiras e do churrasqueiro Paulinho.

Foto 1  Foto 2  Foto 3  Foto 4