Sempre que solicitada pela EEA/UFRGS, a equipe de professores e alunos do Setor de Patologia Veterinária/FAVET/UFRGS tem prestado um valioso atendimento de diagnóstico de doenças (foto) no rebanho da Estação (bovinos, ovinos e equinos).

O texto a seguir apresenta uma visão geral do trabalho de pesquisa, ensino e extensão executado pelo SPV com abrangência no Rio Grande do Sul e demais Estados brasileiros:

O Setor de Patologia Veterinária exerce atividades de ensino pesquisa e extensão que estão interligadas através do serviço de diagnóstico de enfermidades mediante uso de técnicas de patologia macroscópica e microscópica. Realiza exames de necropsia e histopatológicos para o Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS, outras clínicas particulares de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul e realiza exames para empresas agropecuárias e agroindústrias privadas e laboratórios de diagnóstico Veterinário privados que atuam em diversos estados brasileiros. Participa no diagnóstico de importantes enfermidades de animais domésticos de interesse econômico e de saúde pública no Rio Grande do Sul. Visitas em propriedades auxiliam muito no diagnóstico de enfermidades e possibilitam aprendizado para alunos de graduação e pós-graduação com a realidade de produtores e veterinários que  atuam nessa atividade. Os trabalhos de pesquisa estão ligados a dissertações de mestrado e teses de doutorado e envolvem  temas de plantas tóxicas,  doenças infecciosas,  causas de aborto em animais domésticos, doenças  degenerativas e tumorais. Pesquisa de antígenos de doenças infecciosas é feita com auxílio da imunoistoquímica. Frequentemente,  doenças diagnosticadas em exames de rotina  são melhor estudadas  como temas de dissertações e teses e justificam o estudo mais aprofundado pela sua importância.  Setor de Patologia ministra aulas para a graduação em medicina veterinária e Pós-Graduação. Os recursos para pesquisa provém de bolsas obtidas da CAPES e CNPq e auxílio de projetos de pesquisa, bolsa produtividade e recursos obtidos por prestação de serviços através de projeto FAURGS.

Maiores informações sobre o Setor de Patologia Veterinária estão disponíveis em  www.ufrgs.br/patologia