Entre 29/07 e 02/08 de 2013, ocorreu na Estação Experimental Agronômica (EEA) o tradicional Estágio teórico-prático de poda de plantas frutíferas, pelo 4º ano consecutivo. O estágio é direcionado a estudantes do curso de agronomia, sendo uma chance de aprofundar os conhecimentos em fruticultura e de praticar a poda em diversas espécies de plantas frutíferas. Neste ano, houve também a participação de 12 servidores técnico-administrativos, por meio de curso de capacitação registrado junto a PROGESP.

Durante o estágio foram abordados aspectos teóricos da poda de plantas frutíferas e possibilitada a prática de poda em culturas de quivizeiro (Foto1), figueira (Foto2), macieira (Foto3), pereira, pessegueiro (Foto4), ameixeira, videira (Foto5), nespereira (Foto6), caquizeiro (Foto7) e citros (Foto8).

Além disso, ministrou-se sobre o uso correto e seguro de instrumentos para a prática de poda, desde tesouras de poda tradicionais e serrotes, até tesouras elétricas (Foto9) e motosserras (Foto10) no caso de poda mais drástica.

O Estágio foi coordenado e ministrado pelo Professor Dr. Sergio F. Schwarz (DHS/UFRGS) e pelo Eng. Agrônomo Mateus P. Gonzatto (EEA/UFRGS). Também ministraram aulas os estudantes de pós-graduação Gustavo Klamer de Almeida, Henrique B. Petry, Henrique T. Queiroz, Fabricio Nunes da Silva e Júlio C. Giuliani, e o Eng. Agrônomo Gerson N. Boettcher.