O Curso de Engenharia Cartográfica - IGEO/UFRGS está desenvolvendo, neste semestre,  três projetos de Conclusão de Curso - T.C.C.

Nesta semana o projeto em desenvolvimento  denomina-se "O uso  de VANT - Veículo Aéreo não Tripulado, no mapemaneto e Cadastro Rural.  Esta metodologia é nova, e ainda não está contemplada nas Normas do INCRA para Georeferenciamento de Imóveis Rurais.

Sendo assim, os acadêmicos da ENG-CART estão mapeando as áreas de estudo com técnicas convencionais, utilizando GNSS (GPS) e topografia convencional.  Na mesma área também estão sendo mapeados com  o uso do VANT para a mesma finalidade.

Ao final  deste projeto os resultados serão comparados e poder-se-á  concluir se a técnica com o  VANT poderá ser utilizado para o georeferenciamento de Imóveis rurais.  Estes estudos poderão ser utilizados pelo INCRA nas futuras atualizações das Normas e procedimentos para  Certificação de imóveis Rurais  com vistas a compor o CNIR - Cadastro Nacional de Imóveis Rurais.

Participam deste projeto os acadêmicos Jeanine Peter, Gilda da Silva e Marcelo Pereira, sendo orientados pelos professores Ronaldo Rocha e Mário Reiss (foto), do Departamento de Geodésia da UFRGS.