• experiências de ensino

  • Voltar

Plano de aula: As mulheres durante a ditadura civil-militar no Brasil e demais ditaduras do Cone Sul
Resumo: “O objetivo desta aula é destacar a participação das mulheres na Ditadura Civil-Militar no Brasil e também nas demais ditaduras do Cone Sul. Busca-se conhecer, discutir e refletir sobre trajetórias de mulheres que foram vítimas das ditaduras, que sofreram, foram torturadas, mas que também sonharam, resistiram e lutaram por um mundo mais democrático.”
Público alvo: Ensino Médio
Elaborado por: Linara Bessega Segalin
Acesso em: 26.03.2020

Plano de aula: Mulheres na política brasileira: memórias da atuação feminina nos “anos de chumbo”
Resumo: “Esta aula visa discutir a participação feminina na militância política durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). A relevância deste tema situa-se na necessidade, sob nosso ponto de vista, de analisar de forma mais aprofundada, as questões vinculadas às relações de gênero em sua interconexão com o campo político na história recente do Brasil.”
Público alvo: Ensino Fundamental/Ensino Médio
Elaborado por: Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva
Acesso em: 26.03.2020

Plano de aula: Ditadura: mulheres em ação
Resumo: “Explicar os principais temas referentes ao regime militar estabelecido no Brasil em 1964 (as causas do golpe, como se dão os projetos de governos e a luta contra a ordem estabelecida), e destacar o papel feminino neste momento, isto porque notamos que apesar dos avanços conquistados pelos grupos feministas nas últimas décadas, ainda não se dá o devido destaque às mulheres neste período. A perspectiva desta sequência didática é de fomentar o discurso crítico dos alunos, ou seja, fazê-los entender a agência de atores individuais e grupos ‘esquecidos’ nas análises historiográficas e livros didáticos. Para tanto, partirmos do presente, pois assim acreditamos dar uma maior significância no que se aprende.”
Público alvo: Ensino Médio
Elaborado por: Antonia Terra Calazans Fernandes
Acesso em: 26.03.2020

Foto do cabeçalho: “Mães de estudantes presos no Congresso da UNE em Ibiúna fazem manifestação pedindo a libertação de seus filhos. Arquivo/Estadão Conteúdo”. In: Jornal O Estado de S. Paulo. (https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/na-data-dos-55-anos-do-golpe-militar-boatos-persistem-veja-seis-verdades-sobre-a-ditadura/)