
Caneta nanquim, caneta hidrográfica e lápis dermatográfico sobre papel.
58 x 88 cm
Anderson Luiz de Souza, Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS), na linha de pesquisa Filosofias de Diferença e Educação (2015). Especialista em Arte Contemporânea e Ensino da Arte – ULBRA (2011). Graduado em Moda (Bacharelado) CESUMAR (2006) – Maringá/PR e Graduando em Artes Visuais (Licenciatura em andamento) UNIP. Professor Assistente da Universidade Feevale, lecionando no curso de bacharelado em Moda, no curso de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura) e também no curso de Tecnologia em Design Gráfico, Professor líder do projeto de extensão Espaço Cultural Feevale. Integrante do Processo C3 e membro do conselho editorial e colaborador do Informe C3 Periódico Eletrônico ISSN 2177-6954 (www.processoc3.com). Participa do grupo de pesquisa ARCOE: Arte, Corpo e EnSigno na linha de pesquisa Humores artísticos (UFRGS), integrando os projetos de pesquisa: Essa senhora: figuras femininas – incidências em Porto Alegre; Aparelhos disciplinares: poéticas, micropolítica, educação. Performer e artista visual integrante do Coletivo M.A.L.H.A (Movimento Apaixonado pela Liberação de Humores Artísticos). Atuou como bailarino de dança contemporânea em festivais e mostras de dança. Desenvolve trabalhos como artista visual, curador, figurinista, designer gráfico, ilustrador e fotógrafo experimental. Em suas pesquisas desenvolve temas que abordam processos de criação, o desenhar e o pensamento da diferença.

Porto Alegre, 2016
Xilogravura e caneta hidrográfica sobre papel
88 x 58 cm
Trabalho participou da exposição coletiva IN.Pressões, realizada no Espaço Cultural Feevale, no período de 11 de abril a 4 de junho de 2017.
“Em minha atual produção com desenho a experimentação é mostrada através de linhas que compõe possibilidades de corpos, por meio da exploração de diferentes técnicas de desenho. Desenhar com linhas, sobre superfícies já mapeadas é traçar novas possibilidades, onde o corpo é possibilidade gráfica que devém.
As propostas e maneiras como os desenhos vem sendo produzidos tiveram grande motivação a partir do processo empregado na dissertação de mestrado intitulada ‘desenhar com linhas: criação de Figura corpo’, defendida em 2015 no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS.
Em todos os trabalhos as linhas e o corpo se fazem presente de alguma maneira, seja no desenho a mão livre ou em gravuras. A noção de corpo e linhas que costura as propostas de trabalhos não se fixam em um tipo, um modelo, uma verdade. Mas, experimenta pensar possibilidades de romper com a ideia de ‘corpos certos’, na busca de argumentos que criem condições de se pensar a figura, o corpo e o desenhar de outra maneira, por vezes rompendo com definições rígidas e canônicas.”

2016
Caneta nanquim, caneta hidrográfica, lápis dermatográfico sobre papel e recipiente de vidro
Dimensões: Vidro – 6,5 x 10 cm, desenho – 40 x 6 cm
Trabalho selecionado para o 6º Salão Fundarte/Sesc de Arte 10×10, onde recebeu Menção honrosa. Participou da exposição coletiva, realizada Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Fundarte, na Galeria de Arte Loide Schwambach, no período de 10 de outubro a 30 de novembro de 2017.

2016
Caneta nanquim, caneta hidrográfica e lápis dermatográfico gráfico sobre papel.
55 x 79 cm
Trabalho inédito ainda não exposto.



