HISTÓRICO
O Curso de Design da UFRGS foi criado oficialmente em 2005, através de Decisão do Conselho Universitário N° 121/2005, de 10 de junho de 2005, e a primeira turma iniciou no primeiro semestre de 2006. O Curso foi aprovado com duas habilitações, Design de Produto e Design Visual, as quais possuíam ingresso por vestibular exclusivo.
O Curso obteve Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria Nº 187/MEC, de 1º de outubro de 2012, e a Renovação do Reconhecimento pelo MEC através da Portaria Nº 707/MEC, de 18 de dezembro de 2013.
Em julho de 2014, a Comissão de Graduação do Design (COMGRAD-DSG) e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da UFRGS decidiram pelo desmembramento das duas habilitações em dois cursos distintos: o curso de Design de Produto e o curso de Design Visual, e, com isto, o Curso de Design foi extinto.
ㅤㅤ
TITULAÇÃO
A titulação conferida é a de Bacharel em Design Visual.
O curso de Design Visual objetiva a formação de um profissional generalista no âmbito da área do Design Gráfico/Visual, apto a abordar as múltiplas situações do desenvolvimento de produtos gráficos e sistemas visuais de comunicação — identidade visual, sinalização, pictogramas, editoração de publicações, embalagens, cartazes, folders, produções multimídias, cenografias, ambientação de exposições, instalações de eventos temporários, entre outros —, com base em conhecimentos teóricos, de pesquisa e na prática de projeto.
Saiba mais sobre o curso: ufrgs.br/site/ensino/graduacao/design-visual/