PPG Arquitetura

PROPAR – UFRGS

Criado em 1979 por um grupo de professores do Departamento de Arquitetura da UFRGS, com pleno apoio institucional deste, ao qual desde então se vincula por formação e vínculos regimentais, o PROPAR – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS, foi um dos primeiros centros brasileiros a desenvolver uma abordagem crítica da arquitetura fundada em uma reflexão sobre a teoria e a prática do seu próprio fazer, afastando-se de interpretações do fenômeno arquitetônico correntes à época, a partir de um quadro de referências periféricas, mais ou menos alheias aos aspectos operativos e coordenados do projeto e da construção.

O PROPAR passou a operar na pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, de 1980 a 1989, até a aprovação e credenciamento do Curso de Mestrado em Arquitetura a partir do dia 22 de maio de 1989.

Na primeira década de funcionamento, além de atividades constantes de pesquisa e extensão, foram realizados treze cursos de especialização: oito sobre Arquitetura Habitacional, dois sobre Arquitetura Industrial, dois sobre Pensamento Arquitetônico Moderno e Contemporâneo e um sobre Desenho Urbano. A segunda década será ocupada pelo esforço de consolidação do Curso de Mestrado, cuja implantação provoca naturalmente importantes desenvolvimentos no programa de ação do PROPAR, que se mantém, porém, fiel à abordagem teórica que gerou o primeiro impulso formativo.

A criação do Doutorado em Arquitetura no ano 2000 é o corolário do trajeto até aqui percorrido pelo PROPAR, refletindo uma consolidação do trabalho desenvolvido no plano do Mestrado. Reflete igualmente alterações qualitativas e quantitativas do corpo permanente de professores do PROPAR.

Coordenadora: Marta Silveira Peixoto
Secretária: Rosita Borges

Endereço: Rua Sarmento Leite, 320 /202 | 90050-170 | Porto Alegre/RS
Telefone: 55 51 3308-3485
E-mail: ppgarq@ufrgs.br
Site: https://www.ufrgs.br/propar/