SECRETARIA PROPUR

Mariluz Grando – Secretária Geral
Paula Fischer – Assistente
E-mail: propur@ufrgs.br

Atribuições:

  • Abertura ano letivo/matrículas – Proposta de grade de disciplinas, cadastro de disciplinas, efetivação e cancelamento de matrículas;
  • Apoio à Coordenação – Auxílio acerca dos procedimentos administrativos para tomada de decisões;
  • Arquivos físicos (ativos e desativados) – Organização e arquivamento de documentos;
  • Atas da CPG e Conselho PG – Elaboração de pauta e redação de atas;
  • Avaliação de desempenho – Preenchimento necessários e elaboração de atas;
  • Bolsas – PROEX/CAPES – Chamamento de bolsistas, cadastramento, suspensão, cancelamento, emissão de relatórios e prorrogação nos sistemas SCBA e POSGRAD. Solicitação de relatórios de desempenho aos orientadores;
  • Defesas de Mestrado e Doutorado – Recebimento de marcação, verificação de requisitos, consulta aos currículos Lattes e elaboração de documentos (convites, atas, agradecimentos);
  • Divulgações – Divulgar: defesas, editais, eventos, chamadas para publicações, comunicações internas e comunicações a pedido de pessoas externas;
  • Estágios de docência – Elaborar procedimentos e registros;
  • Exames de Qualificação Mestrado e Doutorado – Recebimento da marcação, verificação de requisitos e elaboração dos documentos (convites, atas, agradecimentos);
  • Fornecimento de documentos – Encaminhar documentos solicitados por alunos regulares, de outros PPGs, alunos especiais, ex-alunos, professores e ex-professores;
  • Fornecimento de informações – Responder aos e-mails de solicitações de informações aos professores, alunos e externos, tais como: funcionamento do programa, processo seletivo, procedimentos administrativos e matrículas;
  • Frequência da equipe – Registro e liberação da frequência;
  • Prêmios CAPES e ANPUR – Divulgação de editais, cronograma interno de seleção, análise da documentação recebida e envio das inscrições dos candidatos escolhidos pelas comissões;
  • Prestação de contas verba PROEX – Organização de documentos e lançamento de dados no sistema SIPREC;
  • Processos SEI – Geração de processos e atendimento de instruções;
  • Processo Seletivo – Revisão dos editais e anexos, auxílio na análise de solicitações de isenção, conferência da documentação para homologação das inscrições, organização dos resultados, encaminhamento dos recursos à Comissão de Seleção e lançamento de dados no sistema da UFRGS;
  • Relatório de atividades – Elaboração do relatório de atividades desta Secretaria para encaminhamento à Direção;
  • Relatório Sucupira – Coleta de dados e preenchimento da Plataforma Sucupira;
  • Sistema POSGRAD – Cadastramento de alunos e demais informações;
  • Site do Programa – Divulgações administrativa.