Arquivo diário: 21 de fevereiro de 2018


Arteversa apresenta um texto-manifesto sobre as relações entre arte e educação/educação e arte no III Seminário Internacional Ensino da Arte e Cultura Visual – o Avesso das práticas, em Pelotas,RS

Nos dias 29, 30/11 e 01/12 de 2017 o Arteversa participou do III Seminário Internacional Ensino Da Arte: O Avesso das Práticas promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. No evento, os membros do grupo: Prof Dr. Alberto Coelho, Profa.Dra.Luciana Gruppelli Loponte e os estudantes de Doutorado Carla Amaral e […]

1234

123

IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar (Rio de Janeiro)

X Colóquio Internacional de Filosofia e Educação Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar 01 a 05 de outubro de 2018 Em sua nona edição, o Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, organizado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias da Infâncias (NEFI – UERJ); propõe discutir a temática “Filosofia e educação em […]


Entre{dobras}lugares da pesquisa na formação de professores de artes visuais: as contribuições da Pesquisa Baseada em Arte na Educação para ampliação de relações entre visualidade e conhecimento, de Sonia Tramujas Vasconcellos

Este estudo investigativo se nutre de inquietações e desejos relacionados à pesquisa no ensino superior e seus efeitos na formação e atuação do professor de Artes Visuais, apresentando possibilidades e desafios de uso de procedimentos artísticos nas investigações educacionais, mais especificamente da abordagem investigativa denominada Pesquisa Educacional Baseada em Arte na educação (PEBA), do inglês […]

sonia

Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições – Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?, de Cristian Poletti Mossi

Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em sobrejustaposições. Sobreposições e justaposições inventivas que não reconhecem eixo genético qualquer, tampouco hierarquia de ordem ou posições fixas. Trata-se de […]


TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS EM 2017

ABEGG, F. H. Formação continuada e práticas teatrais na escola: tensões e movimentos com a docência . In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/ 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas, RS. Canoas, RS: ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-15. http://www.sbece.com.br/resources/anais/7/1495419562_ARQUIVO_TextoSBECE2017.pdf AMARAL, Carla Gianne Fonseca. Arte contemporânea e a constituição do sujeito […]

Bordado en tela. 33 x 39 cm 
2011

tais

TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS EM 2016

BREMM, Alessandra Baldissarelli; GUEDES, Betina. S.; CAPRA, Carmen. Ser artista é preciso; ser professor, não é preciso. Anais [recurso eletrônico] do III Encontro Regional da Federação de Arte Educadores do Brasil – SUL, agosto de 2016, Caxias do Sul, RS. Florianópolis: UDESC, 2016. BALDISSARELLI, Alessandra.. O tempo passa voando quando não estamos na escola: fazer […]