ArteVersa encontra Espai Hibrid


Em fevereiro de 2017, a professora Luciana Gruppelli Loponte, esteve como professora visitante na Faculdade de Educação, Psicologia e Trabalho Social da Universidade de Lleida, na cidade de Lleida, Catalunha, Espanha, acompanhando o trabalho desenvolvido pela professora Glòria Jové Monclus e o grupo Espai Hibrid. Na ocasião, foi possível conhecer vários projetos envolvendo alunos da graduação (curso Educación Primária), master e doutorado, além da parceria com instituições culturais tais como o Centro de Arte Contemporaneo La Panera e a  Fundación Sorigué, e instituições educativas, como a escola pública Princep de Viana. Percebemos que, ainda que utilizemos referenciais distintos, temos em comum o interesse pela discussão e investigação sobre educação, formação docente e práticas educativas envolvendo a arte contemporânea.

Destacamos uma das ações do grupo de pesquisa Espai Hibrid (coordenado por Glòria Jové), que está fazendo uma campanha para arrecadar fundos para a aquisição definitiva de uma obra do artista Luis Camnitzer (artista e ex-curador pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul), que constitui-se da seguinte frase: “O museu é uma escola. O artista aprende a comunicar-se, o público aprende a fazer conexões”. Esta obra de Camnitzer já foi exposta em várias museus ao redor do mundo, mas é a primeira vez que esta obra é escrita em catalão e está em um outro lugar que não seja um museu. A frase está exposta na Faculdade de Educação, Psicologia Social e Trabalho da Universidade de Lleida (http://www.udl.cat/ca/serveis/oficina/Noticies/Lartista-uruguaia-Luis-Camnitzer-inaugura-a-la-UdL-El-museu-es-una-escola/ ).  A nova frase, agora com letras de metal, será inaugurada em breve. Vale ressaltar também que o prédio da FEPTS foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, o mesmo arquiteto que projetou o prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

 

E se as nossas Faculdades de Educação e escolas também se aproximassem das produções artísticas contemporâneas desta e de outras maneiras para pensar e repensar seus processos educativos?

 

A parceria entre ARTEVERSA e Espai Hibrid está apenas começando. Em junho de 2017, teremos o prazer de receber a professora Glòria Jové na Faculdade de Educação da UFRGS.

16806730_10208781761441478_5034240628905242137_n

 

Sem título


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 thoughts on “ArteVersa encontra Espai Hibrid