Jonathas de Andrade – Uma engrenagem artístico-educacional


Jonathas_de_Andrade_full

Na obra Educação para adultos, composto por uma coleção de um painel de 60 cartazes inspirado no método Paulo Freire de alfabetização (que aliava escolarização com formação de consciência) pode ser lido como uma enciclopédia fotográfica, um arquivo de crônica nacional, ou mais ainda um plano educador revisado, ampliado e contraditório. Sobre o trabalho, diz o artista: “O ponto de partida deste projeto é uma série de 20 cartazes educacionais impressos na década de 70 e utilizados por minha mãe enquanto professora na rede pública de ensino nos anos 80 e 90. Utilizando conceitos e procedimentos do método Paulo Freire de alfabetização, os cartazes foram base para uma série de encontros diários com um grupo de analfabetas, durante um mês. O percurso das conversas de cada dia se tornava pauta fotográfica para novos cartazes criados por mim que voltavam para as conversas, criando uma espécie de engrenagem artístico-educacional” (Fonte: site oficial do artista).

Já na obra Procurando Jesus, desenvolvida com a Fundação Darat Al Funun da Jordânia, consta de uma pintura de parede com vinte fotografias em moldura de cobre, 16 placas de acrílico com textos caligrafados, caixa de madeira e uma bandeja com tâmaras. Este projeto discute sobre a necessidade de escolher outra imagem para Jesus, abandonando aquela ocidentalizada do Jesus louro de olhos azuis. Tornando o espaço expositivo ele próprio um pequeno templo, sendo oferecidas tâmaras ao público que pode usar a semente como seu voto escolhendo o novo rosto predileto. Ao todo, são vinte fotografias de homens orientais que circulavam pelo centro de Amman na Jordânia, junto de uma série de placas caligrafadas com os comentários a respeito desta possível nova imagem de Jesus.

O que faz a arte, para Jonathas de Andrade? “A arte me permite experiências que seriam impossíveis enquanto somente pesquisador ou cientista social. Posso manejar tradições com mais fluidez; inventar metodologias; experimentar ficções em que posso ser ora pedagogo e pesquisador, ora fugitivo, extraditado, meliante. Parto de urgências e desconfortos cotidianos, de certa forma até pessoais, que ganham dimensão social através da experiência artistica. Com isso me tomo como uma célula geracional e o percurso do trabalho detona uma serie de contradições que me colocam diretamente em contato com o tempo que me precede, fazendo da História, da Economia e dos Problemas Nacionais entidades mais palpáveis, menos abstratas” (Fonte: Site oficial do artista)

Algumas Obras – Clique nas imagens para ampliar:
ja  723_14023134233  Jonathas-De-Andrade-Procurando-Jesus-Looking-for-Jesus-foto-Valentina-Silvestrini-1  jaa  image description image description

Educação para adultos, 2010 (img 1); Procurando Jesus, 2013 (img 2, 3, 4).

SOBRE O ARTISTA:

jonathas_de_andrade

Nascido em Maceió, 1982, Jonathas trabalha e vive hoje em Recife. Graduado em Comunicação Social, pela UFPE, em 2007. Seu trabalho abrange instalações, ações e fotopesquisas.

Conheça mais sobre o artista e seu trabalho em seu site oficial: www.jonathasdeandrade.com.br


One thought on “Jonathas de Andrade – Uma engrenagem artístico-educacional

Os comentários estão fechados.