Seminário Internacional ARTE/GÊNERO/ENSINO em tempos de conservadorismo


O ARTEVERSA participou do “Seminário Internacional ARTE/GÊNERO/ENSINO em tempos de conservadorismo”, realizado de 28 a 30 de maio de 2018, na Universidade Regional do Cariri (URCA), na cidade do Crato, Ceará, através da conferência de encerramento da professora Dra. Luciana Gruppelli Loponte, “Gênero, arte e educação: resistências e novas paisagens do possível”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA e pelo Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq em parceria com os Grupos de Pesquisa: Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais Gerados nas Artes Visuais, liderado pela Dra. Renata Felinto; Poéticas Audiovisuais e Tecnologias Contemporâneas, liderado pelo Dr. Sérgio Villaça; e Ateliê de Pintura: possibilidades e descobertas dos materiais pictóricos, liderado pela Dra. Ana Cláudia Lopes de Assunção.

O evento é o primeiro no Brasil a assumir como tema principal a relação entre arte, gênero e ensino, produzindo contrapontos no terreno da arte e educação aos discursos conservadores em torno de gênero e arte. O seminário, coordenado pelo professor Dr. Fábio Rodrigues (URCA), apresentou além de conferências, mostra de vídeos e oficinas envolvendo a temática principal do evento. Devido a importância da articulação em torno do tema, uma segunda edição vai ser preparada para o ano de 2019. Um livro com textos dos conferencistas deve ser publicado em breve.

(Crédito das fotos: Verônica Leite e Carlene Cavalcanti/URCA)

 

3

1

 

5

 

4

 

2

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>