Ivone Mendes Richter – Interculturalidade e Estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais


ivone

Ivone Mendes Richter, é o nome de uma das mulheres que protagonizaram, entre os anos 1980 e início dos anos 2000, a luta pela obrigatoriedade da arte na educação no Brasil. Ela foi Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Graduada em Desenho e Plástica (Bacharelado e Licenciatura), ambas, pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestra em Master In Art Education pela Concordia University; e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, foi responsável por trazer uma discussão interessada na ampliação das possibilidades do trabalho com a arte na escola, desde uma perspectiva da interculturalidade e do multiculturalismo.

Ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2018, o Arteversa, está se dedicando ao estudo do livro, “Interculturalidade e Estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais” feito a partir da Tese de Doutoramento de Ivone Mendes Richter. No livro a autora apresenta a noção de “fazer especial”, uma ação ou gesto cujo valor estético possui um sentido mais amplo, um forte sentido que desloca tal atitude para uma outra esfera. A partir de tal noção Ivone problematiza as relações entre escola e cultura, escola e cotidiano e escola, cultura e ensino de arte. Além do livro, o grupo se dedicou a buscar outros livros, textos e materiais a fim de colocar em visibilidade os estudos realizados por Ivone, pois tratam-se de questões que ainda fazem pensar a arte e a educação de nosso tempo.

A escolha do material foi realizada, pois, o Arteversa pretende realizar no ano de 2019 um Seminário sobre o pensamento desta importante autora brasileira e celebrar o seu aniversário de 80 anos.

Conheça mais sobre o trabalho de Ivone Mendes Richter em: https://www.youtube.com/watch?v=2VTGUGaepDk&t=89s

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>