Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens, de Cristian Poletti Mossi e Marilda Oliveira de Oliveira


Resumo: O artigo trata da produção de pesquisas, sobretudo em educação, que, ao buscar outros parâmetros de produção/validação, se envolvem em alguma medida com arte. Entendendo que as facetas da produção artística são inúmeras e não necessariamente visuais, o recorte mais preciso que foi escolhido para se debruçar é o do uso de materiais visuais em geral nessas investigações. Nesse sentido, após transitar por algumas concepções de arte com as quais os autores têm trabalhado e de discutir sob o ponto de vista teórico a gênese de metodologias artísticas no campo das investigações em educação, uma cena será, ao final do texto, mais especificamente tratada: a da utilização que o autor fez em sua tese de doutorado (orientada pela coautora deste artigo), das imagens de algumas obras da artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir o que na pesquisa foi nomeado de ‘sobrejustaposições’ enquanto estratégia metodológica.

Palavras-chave: Arte; imagem; pesquisa em educação.

 

Resumen: El artigo trata de la producción de estudios, sobretodo en educación, que, al buscar otros equivalentes de producción/validación, se envuelven en alguna medida con arte. Entendiendo que las facetas de la producción artística son inúmeras y no necesariamente visuales, el recorte más preciso que se elegió para se profundizar es el del uso de materiales visuales en general en esas investigaciones. En ese sentido, después de transitar por algunas concepciones de arte con las cuales los autores han trabajado y de discutir bajo el punto de vista teórico la génesis de metodologías artísticas en el campo de las investigaciones en educación, una escena será, al final del texto, más específicamente tratada: la de la utilización que el autor hizo en su tesis de doctorado (dirijida por la coautora de este artículo), de las imágens de algunas obras de la artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir lo que en la investigación fue nombrado de ‘sobrejustaposições’ como estrategia metodológica.

Palabras clave: Arte; imagen; investigación en educación.]

 

MOSSI, C. P.; OLIVEIRA, M. O. . Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA, v. 36, p. 115, 2018. Acesse aqui.

 

Imagem em destaque: El Anatsui, para conhecer mais sobre o artista e sua produção acesse: https://www.ufrgs.br/arteversa/?p=1387

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>