ARTESTÁGIOS – VIII FÓRUM DE PROJETOS DE ENSINO EM ARTES VISUAIS


Nos dias 13 e 14 de maio de 2019 aconteceu na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, no Instituto de Artes da UFRGS, a oitava edição do ARTESTÁGIOS, com o tema: Diferenças e Resistência. O terceiro dia do evento, 15 de maio, foi incorporado às ações de mobilização do Ato em Defesa da Educação Pública.

programação Artestágios 2019

 

Foram apresentados projetos de ensino de arte desenvolvidos pelos estagiários da Licenciatura de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) e também houve mesas com convidados que debateram questões emergentes do ensino de arte.

9

Apresentação de relatos de estágios realizados no ano de 2018

 

10

Mesa “Raça, poéticas e políticas nas artes no Brasil” com convidados Igor Simões, Celina Alcântara, Izis Abreu e Fernanda Bastos

 

 

12

Mesa “Lições de masculinidade no filme Crash” com convidado Celso Vitelli

 

Durante o evento, o espaço da Pinacoteca contou com uma intervenção realizada pelos professores Luciana Gruppelli Loponte e Cristian Poletti Mossi, do ARTEVERSA, inspirada no “Cuaderno de ejercicios” proposta na exposição retrospectiva “Hospício de utopias fallidas”, de Luís Camnitzer, realizada no Museu Reina Sofia, em Madrid, de outubro de 2018 a março de 2019. Papéis e materiais foram distribuídos no espaço junto à perguntas que visavam exercitar a imaginação de outras escolas e outro ensino de arte possíveis. Algumas respostas foram criadas por meio de invenções de palavras, desenhos, colagens de post-its e outros.

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>