Regimes de circulação dos saberes : arte, educação e formação docente, de Daniel Bruno Momoli


Resumo
Esta tese inscreve-se no campo da formação de professores, a partir de um estudo sobre a formação inicial de docentes de artes visuais e tem como objetivo principal problematizar a maneira como os saberes da arte e da educação tem se entrelaçado na produção de possíveis formas de docência. A materialidade que sustenta o eixo analítico do estudo foi produzida a partir de um levantamento de textos apresentados nos Anais de quatro eventos nacionais da área de educação e arte no período de 2008 a 2015, a saber: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd; Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP; Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE; Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – CONFAEB. O trabalho com os documentos encontrados nos Anais desses eventos colocou em visibilidade um complexo jogo de articulações e cruzamentos entre os campos de saber da arte e da educação na produção de modos de pensar a docência. Ao identificar nas produções bibliográficas o movimento feito pelas palavras e as negociações entre referenciais do campo artístico e educativo, foi possível descrever um sistema de regularidades discursivas que são denominadas de regimes de circulação dos saberes: um conjunto de fluxos que coloca em visibilidade como são estabelecidos os vínculos entre os conhecimentos artísticos e pedagógicos no âmbito da formação docente. Os operadores desenvolvidos para construção do eixo analítico da pesquisa foram elaborados a partir do referencial teórico foucaultiano e o texto organizase em cinco partes: a atitude política de pensar a formação docente na atualidade, as pistas sobre as formas de docência em artes visuais, as articulações entre os campos de saber da arte e da educação, a perturbação dos vínculos dos saberes da arte e da educação e, por fim, as considerações são feitas em torno de uma esperança equilibrista para a formação de professores com contribuições que podem vir a favorecer às licenciaturas em artes visuais outros arranjos e outras formas de pensar o agir docente. Ao desemaranhar as conexões entre as formas de experiência advindas das práticas artísticas e as formas de saber que tendem a capturar a subjetividade no processo formativo dos indivíduos foi possível compreender a maneira como pensamos os vínculos entre as noções de arte, docência e formação e de que espaços ainda dispomos para provocar giros em uma certa base política do saber constituída a partir do próprio acumulo teórico de cada uma dessas áreas de conhecimento no Brasil. Assim, a pesquisa assenta-se sob a seguinte tese: a produção de uma forma de docência é construída na relação entre o sujeito e o conhecimento. Na docência em artes visuais, essa construção seria constituída em meio aos embates constantes entre as artes e a educação. Aquilo que seria reconhecido como verdadeiro, não estaria na arte enquanto um saber específico (conhecimento), nem no sujeito (o licenciando em artes visuais), mas, no pensamento produzido a partir da circulação e articulação das ideias desses dois campos de saber.
Palavras-chave:  Educação. Formação inicial de docentes. Arte. Artes visuais.
Resumen
Esta tesis se inscribe en el campo de la formación de profesores, a partir de un estudio sobre la formación inicial de docentes de artes visuales, y buscó problematizar la manera como los saberes del arte y de la educación se han entrelazado en la producción de posibles formas de docencia . La materialidad que embasa el eje analítico del estudio fue producida a partir de un levantamiento de textos presentados en los anales de cuatro eventos nacionales del área de educación y arte en el período de 2008 a 2015, a saber: “Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd”; “Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP”; “Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE”; “Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – CONFAEB”. La consulta a los Anales de estos eventos hizo emerger una regularidad discursiva que pusoó en visibilidad un complejo juego de articulaciones, conexiones y cruces entre los campos del saber del arte y de la educación en la producción de modos de pensar la docencia. Al identificar el movimiento hecho por las palabras, el flujo de las ideas a partir de las producciones bibliográficas, las negociaciones entre referenciales del campo artístico y educativo, fue posible describir un conjunto de regímenes de circulación de los saberes que permite comprender la manera como pensamos los vínculos entre las regiones las nociones de arte, docencia y formación y de qué espacios disponemos para provocar giros en una cierta base política del saber constituida a partir del propio acumulo teórico de cada una de esas áreas de conocimiento en Brasil. En el deshacer de las conexiones entre las formas de experiencia derivadas de las prácticas artísticas utilizadas en la formación docente y las formas de saber que tienden a capturar la subjetividad en el proceso formativo de los individuos, una cierta dimensión estética emerge ante un desafío planteado en el ámbito de la formación docente, la transformación de la experiencia en una acción que busca conectarse con una dimensión ética y política de la trayectoria formativa para la docencia. Los análisis se elaboraron a partir del referencial teórico foucaultiano y el texto se organiza en cinco partes: la actitud política de pensar la formación docente en la actualidad, las pistas sobre las formas de docencia en artes visuales, las articulaciones entre los campos del saber de la lengua el arte y la educación, la perturbación del orden de los saberes y, por último, las consideraciones se hacen en torno a una esperanza equilibrista para la formación de profesores con contribuciones que pueden favorecer los cursos de artes visuales otros arreglos y otras formas de pensar el actuar docente. La producción de una forma de docencia se construye en la relación entre el sujeto y el conocimiento. En la docencia en artes visuales, esa construcción sería constituida en medio de los embates constantes entre las artes y la educación. Así, se puede afirmar que una posible actitud docente producida en la articulación entre los campos de saber del arte y de la educación favorece un desplazamiento en la manera como hacemos visibles y enunciables nuestras preocupaciones con la escuela, la docencia y el mundo a partir de un proceso otra manera de pensar las relaciones entre el sujeto y el conocimiento.
Palabras clave: Educación. Formación inicial de docentes. Arte. Artes visuales.
A tese pode ser acessada aqui.