12ª Bienal do Mercosul – Feminino(s). visualidades, ações e afetos – Plataforma Online


channels4_banner Captura-de-Tela-2020-02-17-às-13.24.37 Captura-de-Tela-2020-02-17-às-13.25.09Imagem1De 16 abril a 05 julho de 2020 acontece a 12ª Bienal do Mercosul na cidade de Porto Alegre/RS. ATUALIZAÇÃO Abril 2020: devido a pandemia pela COVID 19, a exposição presencial foi adiada. O site transformou-se em Bienal 12 On-line, com a participação através de vídeo de vários artistas convidados.

imagesBienal12

Sob a curadoria geral de Andrea Giunta (Argentina), essa bienal de arte tem como tema Feminino(s). visualidade, ações e afetos.

 

Cinco pontos principais permeiam o projeto curatorial:

1# Destaca a relevância da criatividade para friccionar limites e condicionamentos.

2# Centra-se nas propostas de artistas mulheres e de todas as sensibilidades não binárias, fluidas, não normativas. Sobretudo aquelas que se expressam em sua oposição às mais diversas formas da violência.

3# Expande-se com as propostas de artistas sócios ou aliados, que  compartilham o desejo de uma ordem social menos opressiva e discriminatória em termos de gênero.

4# Enriquece-se com a criação daqueles que trabalham com materiais e técnicas tradicionalmente atribuídos às artes do feminino.

5# Aspira a compartilhar o exercício coletivo de inventar novas formas de fazer, dizer, pensar e criar.

 

As atividades do programa educativo, coordenado pelo curador pedagógico Igor Simões (Brasil), iniciaram em 2018 com seminários, encontros e eventos tematizando arte e questões de gênero.

A partir da noção de Território Kehinde, em referência ao romance Um Defeito de Cor (2008), de Ana Maria Gonçalves, o projeto retomou a memória da colonização e escravização dos negros, através da figura de uma mulher negra e suas criações de vida, de territórios de existência.

Uma das principais propostas do Programa Educativo, formação de mediadores para a exposição, traz o curso 12 Exercícios Coletivos de Dissenso. Doze encontros onde estão sendo debatidos temas relacionados aos femininos, arte, educação, cultura e cidadania.

 

Os locais que receberão as exposições serão: MARGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega, Fundação Iberê Camargo e CHC Santa Casa.

 

Mais informações sobre a 12ª Bienal do Mercosul pode ser obtidas aqui.

 

Leave a comment