Poéticas do instante : fotografia, docência e educação infantil, de Larissa Kovalski KAUTZMANN.


Esta pesquisa inscreve-se no cenário da formação continuada de docentes da educação infantil. Trata-se da proposição de um grupo de formação estética com educadoras de uma escola infantil de Porto Alegre (RS), cujo objetivo foi o de criar um espaço de experimentação a partir de práticas de fotografar e de olhar fotografias que favorecessem o exercício de ver e de pensar acerca de si mesmo, dos outros e da escola. As interlocuções teóricas privilegiam os estudos de Michel Foucault, relativos ao cuidado de si da filosofia antiga, e de Roland Barthes, em sua análise acerca da fotografia. As propostas dos encontros de formação se organizaram a partir de exercícios de fotografar e de olhar essas fotografias, como também da recepção de imagens fotográficas de fotógrafos profissionais e de artistas visuais contemporâneos, tais como Henri Cartier- Bresson, Juarez Silva, Joan Fontcuberta e Vik Muniz, em um espaço de conversa e de intensificação das relações sociais. O corpo empírico do trabalho compõe-se das fotografias produzidas pelas educadoras, como também das falas e das escritas que se deram em 10 encontros realizados entre 2010 e 2011. A análise dos materiais se dá a partir de relações tecidas em três eixos vinculados às capacidades das imagens fotográficas, a saber: registro do visível e para o visível, possibilidade de estranhamento e ato de criação. Neste trabalho, situa-se a prática de fotografar e de olhar fotografias na proximidade do cuidado de si e o grupo de formação estética como espaço de experimentação que pretende favorecer estranhamentos e mobilizar a criação de outros modos de pensar e de atuar na educação infantil.Leia a dissertação completa aqui.

KAUTZMANN, Larissa Kovalski. Poéticas do instante : fotografia, docência e educação infantil. 2011.