Quem somos


Luciana Gruppelli Loponte, é Doutora em Educação com área de atuação em didática, artes visuais e educação. Atua como professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela UFPEL (1990), Mestrado em Educação pela UNICAMP (1998) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2005). Atualmente é pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Ética, alteridade e linguagem na educação. Foi vice-presidente da FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil) de 2006 a 2008 e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) 24 – Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) de 2008 a 2010, atuando hoje como membro do Comitê Cientifico da entidade. Nos últimos anos, tem obtido financiamento do CNPq para suas pesquisas (Edital Universal 2007, 2010 e 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e educação, gênero e artes visuais. Luciana é a grande mentora do ArteVersa.

Maria Céu Pacheco Rocha, aluna da Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, trabalha atualmente como bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa “Campo expandido da arte e da docência: aproximações, tensões, processos e práticas artísticas contemporâneas”, colaborando na produção de conteúdo do site ArteVersa.

Daniel Bruno Momoli, doutorando em educação no PPGEDU/UFRGS, colabora na curadoria e produção de conteúdo para o site.

Diane Sbardelotto, mestre em educação (UFRGS), artista visual, Bolsista de Apoio Técnico (CNPq).

Os seguintes estudantes foram bolsistas de Iniciação Científica e colaboradores do site:

Bianca Barrios, possui graduação em Licenciatura (2014) e Bacharel (2012) em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atuou como bolsista de iniciação científica da UFRGS no projeto “Docência como campo expandido: arte contemporânea e formação estética” até dezembro de 2015. Atualmente cursa Filosofia na UFRGS e foi uma das responsáveis pelos conteúdos e redes sociais do site ArteVersa.

Carolina Wudich Borba, foi bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando no projeto de pesquisa Docência como campo expandido: arte contemporânea e formação estética, coordenado pela prof. Dra. Luciana Gruppelli Loponte até fevereiro de 2016. Tem Licenciatura em Artes Visuais (UFRGS, 2016). E também atua como micro-empreendedora da empresa e loja virtual Amélie Franz. Foi uma das responsáveis por dar vida ao site e produzir conteúdos, tanto no site, quanto nas redes sociais.

Gabrielle Severo Tesche, foi bolsista de Iniciação Científica da UFRGS, no projeto “Docência como campo expandido: arte contemporânea e formação estética” até julho de 2017. Cursa Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Tem interesse por atividades circenses e estudos sobre o corpo. Foi uma das responsáveis pela produção de material e alimentação do site ARTEVERSA, incluindo as redes sociais.

Carlos Diego Fontoura, foi bolsista de Iniciação Científica, também atuando no projeto até junho de 2017. Cursa Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Para o site ARTEVERSA produziu material sobre artistas e outros temas de interesse.

Joe Nicolai Amorim, aluno da Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, trabalhou como bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa “Campo expandido da arte e da docência: aproximações, tensões, processos e práticas artísticas contemporâneas” até julho de 2018, colaborando na produção de conteúdo do site ArteVersa.