Sobre o site


ArteVersa. Versa no sentido de versar, que significa pôr em verso o que está em prosa. De certa forma, é o que se pretende com este site, colocar poesia/arte no mais ordinário, cotidiano, comum ou banal, incluindo as práticas pedagógicas e docentes. Além do mais, versar, do latim verso, pode ser sinônimo de exercitar, praticar, manejar. A arte como meio para exercitar o nosso olhar, manejando diferentes formas de ver o mundo.

O ArteVersa nasceu da pesquisa intitulada Docência como campo expandido: arte contemporânea e formação estética, coordenada pela prof. Dra. Luciana Gruppelli Loponte, professora da Faculdade de Educação da UFRGS, com financiamento do CNPq. O projeto foi encerrado em 2016, mas o site continuou apresentando um universo virtual de artistas contemporâneos, a nossa “coleção de exemplos” (Thierry de Duve, 2009) que nos instiga a pensar sobre o campo expandido da arte (Rosalind Krauss, 1979) e também de possibilidades expandidas para a docência. A aproximação que queremos fomentar entre as artes visuais e, mais especificamente, a arte contemporânea com a formação docente não acontece pela via do “ensino de”, com o foco em estratégias metodológicas para abordagem em sala de aula. A aproximação que pretendemos é de outra ordem, visando a contágios possíveis no cerne mesmo dessa formação, e não apenas da docência em arte. O site também abriga a produção e atividades do ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (Faculdade de Educação/UFRGS/CNPq).

Este site é para professores de todas as áreas do conhecimento, estudantes, pesquisadores e curiosos sobre a temática. Seja bem-vind@!

Para contato, dúvidas e sugestões, envie-nos um e-mail para: arteversa@gmail.com