Carregando Eventos

« All Eventos

  • Este event já passou.

Destaques de duas reuniões internacionais de Julho 2018: “Science and Evolution of the Gemini Observatory” e “Are AGN Special?” – Thaisa Storchi Bergmann

15 de agosto de 2018: 12:30 - 13:30

Durante o mês de Julho, participei das duas conferências acima e vou apresentar destaques que considero de interesse do grupo de pesquisa em Astrofísica do IF-UFRGS.

(1) No caso da reunião sobre o futuro do Gemini, realizada em São Francisco, a instrumentação está evoluindo, e precisamos (nós brasileiros) defender nossos interesses quanto a quais instrumentos serão “aposentados” para dar lugar aos novos. Também percebi que nós brasileiros não estamos aproveitando como poderíamos a oportunidade chamada de “Fast-Turnaround”, em que os dados são obtidos em pouco mais de um mês após serem pedidos se o projeto for aprovado. É uma excelente oportunidade para os alunos entenderem melhor como se fazem observações astronômicas e adquirem experiência em pedidos de turno de observação.

(2) No caso da reunião “Are AGN Special”, realizada em Durham, Inglaterra, farei um breve apanhado dos resultados científicos mais relevantes. Apresentarei também um “aplicativo” desenvolvido pelos astrofísicos da Universidade de Durham que se chama “Galaxy maker”. Dentro deste aplicativo há também o  “Universe Maker”, que permite, através de prescrições para os “ingredientes” do Universo – incluindo matéria e energia escura, bem como feedback de AGNs, predizer a distribuição e massas das galáxias no Universo presente, o que é então comparado com as observações atuais do Universo.

Detalhes

Data:
15 de agosto de 2018
Hora:
12:30 - 13:30

Local

Anfiteatro Antonio Cabral