QUEM SOMOS

        O Projeto de Extensão Atelier Pedagógico Bilingüe tem pautado suas ações pelo conceito de surdez enquanto construção social, e não como falta biológica. Neste sentido, traçamos o objetivo de promover a interação social e linguística entre crianças surdas e ouvintes que vivenciam em seu cotidiano diferentes experiências de comunicação. A inclusão escolar tem promovido espaços de discussão sobre o ensino e aprendizagem em um contexto da Pedagogia da Diferença. O Atelier Pedagógico Bilíngue se propõem na criação de espaços onde crianças surdas e ouvintes possam interagir pelo brincar e pela arte, potencializando suas aprendizagens na intervenção dos professores e dos seus pares.

O QUE FAZEMOS

        Na experimentação vamos, no diálogo com os protagonistas deste Atelier, promovendo experiências linguísticas para diferentes aprendizagens, saberes e sujeitos. Os encontros acontecem semanalmente em turmas de educação infantil de duas escolas de Porto Alegre, sendo uma delas de educação bilíngue para crianças surdas. As crianças interagem mediadas pela aprendizagem da língua de sinais. Com propostas de literatura, psicomotoras e recrativas as crianças vão aprendendo sinais do cotidiano e compartilhando o brincar com seus colegas.