A Atlântica Consultoria Internacional está inserida no Movimento Empresa Júnior (MEJ), um dos maiores movimentos jovens do mundo e é composto por universitários (as) membros (as) de Empresas Juniores (EJs) ao  redor do mundo todo.

O MEJ surgiu na década de 1960, na França e se espalhou rapidamente ao redor do mundo, chegando ao Brasil no ano de 1988. Hoje, o Brasil conta com a participação de mais de 14.000 universitários espalhados por todo o país e cerca de 500 empresas juniores confederadas à Brasil Júnior (BJ), as quais são responsáveis por cerca de 5 mil projetos por ano. Essas iniciativas são organizadas nacionalmente pela Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, formada por 22 federações que representam 21 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Além de oferecer uma vivência empresarial prática na graduação e abrir portas para o mercado de trabalho, o MEJ também se destaca por ser um movimento que impacta positivamente a sociedade. Compromisso com resultados, transparência e sinergia são alguns dos valores que sustentam o Movimento, capaz de transformar universitários em empreendedores a partir do aprendizado por meio de projetos e da cultura empreendedora.

A Atlântica Consultoria Internacional é a empresa júnior do curso de Relações Internacionais da UFRGS. Como uma empresa júnior, somos uma associação civil sem fins lucrativos, composta e gerida, exclusivamente, por alunos e alunas e orientada por um professor coordenador.

A Atlântica foi fundada em 2015 com o principal objetivo de desenvolver e capacitar estudantes por meio de projetos de consultoria internacional e contato com o empreendedorismo, contribuindo assim para a consolidação da área de Relações Internacionais e a projeção internacional do Brasil.

Nós navegamos constantemente na direção de novas ideias, em busca da modernidade e inovação. Neste caminho, também buscamos ser o Cruzeiro do Sul de nossos clientes, procurando sempre garantir segurança e orientando os melhores caminhos para negócios internacionais.

Missão

Inovar e renovar a área de Relações Internacionais por meio do empreendedorismo

Visão

Alcançar excelência
empresarial, tornando-se empresa de alto impacto até 2018

Valores

Dedicação aos clientes

Desenvolvimento dos membros

Cooperação como meio e fim

Compromisso com a sociedade

Perpetuação do legado

 

Análise Interna

Diagnóstico inicial para avaliação da capacidade exportadora do cliente através da análise dos processos internos da empresa, bem como de seus produtos. Neste serviço, a Atlântica faz uma análise interna da empresa, apontando pontos fortes e fracos, além de auxiliar na introdução de setores internacionais.

Estudo Burocrático

Verifica a documentação associada aos processos específicos de exportação e de importação, levantando todos os procedimentos administrativos relativos, desde as barreiras tarifárias e não tarifárias, até os impostos e legislações pertinentes.

Aspectos Culturais

São levantados os aspectos culturais referentes ao país em que se deseja introduzir um produto ou uma empresa, de modo que a mercadoria tenha maior aceitação do público. Fatores culturais que dificultam a venda também são apontados.