A Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), determina que a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no âmbito das instituições de ensino, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo INEP, obedecendo diretrizes específicas.

A UFRGS possui uma CPA que respeita as orientações da legislação do SINAES, com estrutura e regimento construídos e debatidos junto à comunidade acadêmica. A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) funciona como órgão executivo da CPA.

Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI)

O RAAI é composto por dois volumes: o primeiro elaborado pelos órgãos da Administração Central da Universidade; e o segundo, referente às Unidades Acadêmicas, conforme o trabalho realizado pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs). Ambos são elaborados em conformidade com o que determina a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES, nº 65, de outubro de 2014, e a Lei 10.861/2004, sob liderança e coordenação da SAI e da CPA.

O RAAI em seu Volume 1 apresenta reflexões de autoavaliação dos órgãos da Administração Central da Universidade, suas principais ações durante o ano, considerando os objetivos do PDI, potencialidades e fragilidades, bem como as perspectivas futuras. Da mesma forma, em seu Volume 2, o RAAI abrange a autoavaliação sobre ações de avaliação desenvolvidas pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs), bem como sobre as ações de melhoria promovidas pelos gestores a partir dessas iniciativas e diagnósticos de avaliação apresentados pelos Núcleos.

Ambos volumes abordam, como prevê a legislação, uma reflexão autoavaliativa que inclui as dez dimensões estabelecidas pelo SINAES. De forma geral, o documento revela a grande diversidade de atividades desenvolvidas pela UFRGS na sua relação com as comunidades interna e externa.

A missão da Instituição, como promotora de transformações na sociedade por meio da excelência acadêmica e do compromisso social, está evidenciada em todo o conteúdo do RAAI. Para conferir a última edição, assim como, a de anos anteriores dos volumes do RAAI, clique no botão abaixo.