Fórum dos NAUs debate experiências de avaliação no ERE e desafios no retorno ao ensino presencial

Foi realizado, na tarde desta quinta-feira, 28, o XVIII Fórum dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs), com a participação dos integrantes dos NAUs das 29 unidades acadêmicas e de representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI). A abertura do fórum contou com a participação do reitor Carlos André Bulhões Mendes, que destacou a importância do evento como espaço de troca de experiências e compartilhamento de boas práticas. Ele acrescentou que o encontro tem também um papel de formação, um caráter educativo para a promoção da cultura de avaliação. A secretária de Avaliação Institucional, Soraya Tanure, na sua fala de abertura, agradeceu o trabalho dos NAUs, enfatizando que os núcleos são fundamentais para a qualidade que a avaliação institucional tem na UFRGS.

A programação contou com uma apresentação das experiências do NAU da Faculdade de Arquitetura, que expôs inovações implementadas e os resultados já percebidos. Entre as ações que foram compartilhadas no evento destacam-se: a elaboração de um Manual de Procedimentos de Avaliação, que facilita a transição de integrantes do NAU; a conquista de assento no Conselho da Unidade; e as estratégias de comunicação com a comunidade acadêmica. Também foram debatidos os resultados obtidos com a aplicação de um questionário pelo NAU, que abordou questões relativas ao Ensino Remoto Emergencial.

O encontro teve também a palestra Desafios da avaliação no retorno ao ensino presencial, proferida pela pesquisadora Denise Balarine Leite, professora aposentada da UFRGS com longa trajetória na área de Educação Superior e avaliação. Ela defende a sensibilização como estratégia para favorecer o sentido e o processo reflexivo e conscientizador da avaliação. No debate com os participantes, a pesquisadora também elogiou as iniciativas do NAU da Faculdade de Arquitetura, destacando que não se deve ter medo de inovar e que os núcleos de avaliação das unidades já são uma realidade de quase trinta anos nas universidades brasileiras, contribuindo para um processo avaliativo democrático.

O evento teve transmissão pelo YouTube da SAI, e a gravação, com a íntegra da palestra da pesquisadora Denise Leite e dos debates, poderá ser acessada a partir da próxima semana. O material apresentado também estará disponível no site do Fórum dos NAUs da UFRGS, em https://www.ufrgs.br/avaliacao/forum/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.