Descrição da BIBCLN

A BIBCLN é responsável pelos serviços de informação bibliográfica do Campus Litoral Norte, atendendo suas diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão. É uma das 33 bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS) e é depositária da produção intelectual de docentes e técnicos da Unidade. Compõe, juntamente com a Biblioteca do CECLIMAR, o subsistema de bibliotecas do campi UFRGS Litoral. Está aberta para todas as pessoas da comunidade geral para consulta local aos materiais, mas somente alunos, professores e técnicos da UFRGS, com vínculo ativo e cartão de identificação, podem realizar o empréstimo domiciliar.

A equipe é composta por quatro bibliotecários que realizam as atividades de gerência, desenvolvimento de coleções, catalogação do acervo e da produção intelectual, atendimento e treinamento aos usuários; conta com três assistentes administrativos realizando empréstimo, devolução e preparo de obras para processamento técnico.

Livros e e-books

O acervo é tombado, informatizado e composto atualmente por 6.574 volumes de livros impressos das áreas de Administração, Educação, Engenharias e Geografia, atendendo aos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e suas terminalidades (Engenharia de Serviços, Engenharia de Gestão de Energia, Desenvolvimento Regional e Licenciatura em Geografia). Conta ainda com coleções de e-books de importantes editoras acadêmicas como Springer, Elsevier e Wiley, entre outras. Os e-books são multiusuários, ou seja, toda a comunidade acadêmica pode acessar o mesmo título simultaneamente, inclusive de fora da Universidade.

Periódicos e bases de dados

A Universidade tem acesso a todo o conteúdo do Portal Periódicos CAPES, que disponibiliza mais de 40 mil títulos de periódicos, com 2.080 relacionados à Interdisciplinaridade, 2.071 à Educação, 397 à Engenharia e Tecnologia, 917 à Geografia, 986 à Matemática, 226 à Energia, 115 a Serviços, 12 a Desenvolvimento Regional, 1.251 à Física, entre outras bases de dados especializadas como: Cambridge CoreERIC – Education Resources Information Center, Engineering Journals (ProQuest), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), JSTOR Mathematics & Statistics,Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (RIDI), Sage Research Methods, ScopusSpringerWeb of Science, World Politics Review. Os alunos e professores têm também à disposição a Coleção de Normas Técnicas, incluindo as normas referentes à informação e documentação, construção civil, química, biotecnologia, gestão de projetos, gestão da qualidade, entre outros.

A Universidade também mantém um portal de periódicos próprio, que contém todos os 51 periódicos editados no âmbito da instituição, com acesso ao texto completo.

Importante mencionar o Lume, repositório digital da UFRGS, que abriga e proporciona ampla visibilidade à produção intelectual da Universidade em formato digital. Atualmente, o Lume totaliza 196.829 documentos, incluindo teses, dissertações, artigos de periódicos, patentes e outros tipos de documentos.

Catálogo e interface do usuário

Implantado em 2019, o Sabi+ (interface de busca ampliada) permite pesquisar ao mesmo tempo no Catálogo SABi e em outras bases de dados, entre as quais o Repositório Institucional Lume, Bases de dados assinadas pela UFRGS e Portal da CAPES. A principal vantagem da utilização dessa interface é justamente a ampliação do universo de pesquisa, dando ao usuário a oportunidade de aumentar seus resultados de busca, sem precisar conhecer a fundo as diferentes bases de dados de pesquisa acadêmica. O Sabi+ também é responsivo, característica que permite que o conteúdo se adapte a diferentes telas, o que facilita a sua utilização em smartphones e tablets. Além disso, os materiais bibliográficos que integram o Sabi+ possuem texto completo online ou estão disponíveis nas bibliotecas da UFRGS.

Atualização do acervo

A atualização e manutenção do acervo é feita anualmente, iniciando-se com a distribuição do orçamento entre as bibliotecas do SBUFRGS, destinando-se mais verba às bibliotecas com maior carência de acervo. O principal parâmetro para aquisição de novos livros é a bibliografia mencionada nos planos de ensino de cada disciplina dos cursos oferecidos na Unidade. A seleção de cada título de livro é determinada pelo professor responsável pela disciplina. As obras constantes nas bibliografias são registradas no catálogo da Universidade (SABi), orçadas e incluídas no pedido de aquisição de cada biblioteca setorial. A quantidade de exemplares de livros pedidos é definida em relação à bibliografia em que está inserida: bibliografia básica ou bibliografia complementar.

Recursos e serviços

Todas as operações do acervo estão automatizadas: catálogo online SABi; reservas e renovação de livros pela internet; empréstimo domiciliar e pagamento de taxas. A Biblioteca do Campus Litoral Norte oferece 20 assentos para leitura e pesquisa e também conta com diversos serviços à comunidade acadêmica: atendimento remoto (telefone e e-mail); normalização de trabalhos acadêmicos; treinamento de usuários (uso de bases de dados, uso do Portal Periódicos CAPES, uso do SABi, Normas da ABNT, o pesquisador e sua produção científica, uso de gerenciadores de referência); elaboração de ficha catalográfica; visita orientada; elaboração e divulgação do Boletim “Novidades do Acervo” e dos tutoriais da Biblioteca: “renovação e reserva” e “funcionamento e pagamentos de débitos”.

Infraestrutura

A biblioteca está instalada em um espaço físico de 120m² e além do acervo oferece: guarda-volumes, mesas para estudo em grupo ou individual, computadores para estudo e pesquisa, scanner para digitalização de textos, sinal de internet wi-fi. O prédio é acessível para cadeirantes e dispõe de um computador com o software leitor de tela NVDA.

Plano de contingência.

Galeria de fotos.

Regulamentos, normas internas e tutoriais de uso da BIBCLN:

Normas de funcionamento da Biblioteca
– Regulamento de circulação de coleções da BIBCLN
– Renovação e reserva
– Pagamentos de débitos
 Problemas na renovação
– Cuidados no empréstimo domiciliar
– Regulamento de uso dos guarda-volumes