Empréstimo de livros

Por quanto tempo eu posso ficar com um livro?

Depende de qual o seu tipo de vínculo com a universidade e de qual o tipo de material (status) que você quer retirar:

Status do item Alunos de graduação Alunos de pós-graduação Alunos de vínculo temporário Professores (ativos)
Regular 7 dias 14 dias 7 dias 14 dias
Três dias 3 dias 3 dias 3 dias 3 dias
Diário 1 dia 1 dia 1 dia 1 dia
Consulta local 3 horas 3 horas 3 horas 3 horas

Eu posso renovar um livro que está comigo?

Pode, desde que ele não esteja com o prazo de devolução atrasado, desde que não haja alguma reserva para ele e desde que seu vínculo com a UFRGS não esteja perto do término.

Como eu renovo um livro?

Para renovar um item é necessário entrar na página do SABi, o catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (http://www.sabi.ufrgs.br/), e seguir estes passos:

1. Clicar em “Renovação/Débitos”, que localiza-se no canto superior direito da página;

2. Digitar sua identificação (número do cartão UFRGS), senha da biblioteca e clicar em “Enviar”;

3. Clicar em “Renovar todos”;

4. Conferir a data de devolução;

5. Clicar em “Encerrar sessão”, que localiza-se no canto superior direito da página.

Não há limite de renovações para um item.

Não é possível renovar itens (mesmo que a data de devolução esteja em dia) quando um outro item emprestado está em atraso.

Por que não consigo renovar um item?

Não é possível renovar quando:

1. No dia do empréstimo;

2. O item possui reserva;

3. Item em atraso;

4. No intervalo das 23h30 às 4h.

É necessário intervalo mínimo de 1 dia após o empréstimo para renovação.

Como eu faço uma reserva?

Para reservar um item é necessário entrar na página do SABi, o Catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (http://www.sabi.ufrgs.br/), e seguir estes passos:

1. Clicar em “Identificação”, que está localizado no canto superior direito da página;

2. Digitar sua identificação (número do cartão UFRGS), senha da biblioteca e clicar em “Enviar”;

3. Pesquisar o item desejado;

4. Clicar no botão “Clique aqui para ver os itens”;

5. Se todos os itens estiverem emprestados, clicar em “Reservar”, junto ao item de sua preferência, e confirmar a reserva;

6. Acompanhar sua reserva pelo Portal; quando a reserva estiver disponível, o sistema também enviará um e-mail de alerta como cortesia.

Importante: você já deve estar habilitado na biblioteca setorial que tenha o item. Do contrário, não será possível fazer a reserva.

Não vou poder ir até a Biblioteca entregar os livros. Alguém pode entregar por mim?

Sim. Qualquer pessoa pode fazer entregas por você, desde que responsabilize-se pelos materiais até o momento da devolução, e que receba o comprovante impresso de devolução.

Sou aluno do Campus Saúde e retirei um livro na BIBCSH. Posso devolver este livro na biblioteca da minha faculdade?

Não. Os livros precisam ser obrigatoriamente devolvidos pelo usuário (ou por alguém enviado por ele) na biblioteca em que foram retirados. Não operamos com o serviço de malote nem de entrega aleatória em qualquer biblioteca do Sistema.

Tenho um livro em atraso. Tenho uma prova amanhã! Posso retirar um livro para estudar?

Não. Itens em atraso bloqueiam qualquer tipo de empréstimo no sistema.

Tenho R$ 5,00 de multa. Posso retirar um livro?

Sim. Se você não estiver com mais nenhum item em atraso, você ainda poderá retirar livros até o limite de R$ 5,00 em débitos.