Pagamento de multas

Para quitação de débitos com a BIBCSH siga os passos descritos a seguir:

1. Acesse a página principal do SABi;

2. Clique em “Identificação”, link à direita, no alto;

3. Digite o número do seu cartão UFRGS;

4. Digite sua senha do SABi;

5. Clique em “Enviar”;

6. Clicando em “Controle de Débitos” você verifica seus débitos nas bibliotecas da UFRGS;

7. Selecione o(s) débito(s) que você deseja pagar;

8. Imprima a guia correspondente ao débito que deseja pagar clicando em “Gerar guia”;

9. Uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será gerada;

10. Para imprimir outra guia, retorne à página “Controle de débitos” e clique em “Gerar guia”;

11. Observe os dados da GRU:

– unidade à qual pertence a biblioteca,
– número do seu cartão UFRGS,
– valor do débito a ser pago,
– data de vencimento (dois dias). Atenção: para que não seja gerado um agendamento, você deve fazer a alteração do vencimento para a data em que estiver pagando a GRU. Isso é feito no caixa eletrônico do seu banco, no momento em que você faz a leitura ou digita o código de barras da guia. Caso você mantenha a data original de vencimento, o sistema do banco entenderá esta operação como um agendamento (pagamento futuro). Não serão aceitos agendamentos, apenas pagamentos efetivos.

Para assistir um filmete com as instruções para geração da GRU, clique aqui.

 

GERAÇÃO DE GRU EM DISPOSITIVOS MÓVEIS OU NAVEGADORES COM BLOQUEIO DE POP-UPS

Para gerar a GRU em seu dispositivo móvel (celular ou tablet), habilite o pop-up no navegador de seu aparelho. Isto é necessário para que o procedimento explicado acima possa ser realizado corretamente e para que a GRU gerada apresente todos os dados necessários, incluindo a unidade a qual pertence a biblioteca e o número do seu cartão UFRGS. Se o pop-up for bloqueado, o SABi não poderá gerar automaticamente a GRU e abrirá página com formulário para preenchimento manual.

Se o formulário para preenchimento manual for aberto, ele não deve ser preenchido. Em vez disso, saia do formulário, habilite o pop-up do navegador e faça novamente o procedimento indicado acima.

Nos casos em que usuários tenham preenchido manualmente o formulário e efetuado o pagamento, a baixa não será automática e será obrigatório a apresentação do comprovante de pagamento e da GRU à Biblioteca. Nesta situação a baixa do débito não ocorrerá no momento da apresentação dos dois documentos ao balcão de empréstimo da BIBCSH ou do seu envio para o endereço rb.sg1561602281rfu@h1561602281scotn1561602281emidn1561602281eta1561602281, e sim em prazo a ser determinado durante o atendimento.

Para saber como desbloquear pop-ups no seu navegador, clique aqui.

 

PAGAMENTO DE MULTA AUTOMÁTICO

Desde o dia 26/10/2015 não é necessário trazer o comprovante de pagamento de multa na Biblioteca. A baixa automática ocorre dentro de 48 horas úteis após o pagamento na rede bancária. Para multas realizadas antes dessa data é necessário entregar o comprovante na BIBCSH ou enviá-lo digitalizado por e-mail.

Caso queira que a baixa seja realizada imediatamente após o pagamento é necessário trazer o comprovante de pagamento e a GRU na Biblioteca ou enviar a digitalização dos dois documentos para o e-mail rb.sg1561602281rfu@h1561602281scotn1561602281emidn1561602281eta1561602281.

Lembramos que para o registro do pagamento na Biblioteca é necessário um comprovante de pagamento e não de agendamento. No pagamento realizado em caixa eletrônico é preciso ter cuidado para que o sistema não troque a data de pagamento para o dia do vencimento da GRU.

É importante notar que não é possível para a BIBCSH dar baixa em débito de outras bibliotecas da UFRGS. O sistema automatizado não permite de forma alguma essa operação. Portanto, se houver débito com outra biblioteca, apenas essa biblioteca poderá realizar a baixa.