A produção intelectual dos Institutos de Letras (IL) e de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) constitui-se de manuscritos (Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses) e de publicações (livros, capítulos de livros, trabalho em anais de eventos, artigos de periódicos, etc.) com autoria de professores e técnicos administrativos vinculados aos dois institutos.

Os trabalhos acadêmicos serão entregues pelas Secretarias de Pós-Graduação e pelas Comissões de Graduação dos cursos de que se originaram. Por sua vez, a entrega de material publicado no formato adequado (livro, CD, fotocópia, etc.) é de responsabilidade do autor.

Veja a seguir outras informações sobre a entrega de PI conforme o tipo de documento.

Livro impresso do qual o docente ou técnico-administrativo é autor ou co-autor deve obrigatoriamente ser doado à Biblioteca. Livro organizado ou co-organizado pelo docente ou técnico-administrativo também. Não são aceitas fotocópias de obras na íntegra, em respeito à legislação vigente sobre direito autoral.

Livro eletrônico deve ser enviado por e-mail ou entregue na Biblioteca gravado em mídia física, em formato pdf ou epub. O detentor do direito autoral da obra, conforme nela for expresso, deve preencher este termo de autorização para que a obra possa ser arquivada e disponibilizada no Lume.

Dúvidas entrar em contato com ptcsh@ufrgs.br.

Caso o livro não seja disponibilizado são obrigatórios os seguintes elementos:

– fotocópias do capítulo, da capa, do verso e anverso da folha de rosto;

– nome dos autores;

– ISBN.

Dúvidas entrar em contato com ptcsh@ufrgs.br.

Não serão aceitos pré-prints. Caso a publicação no todo não seja doada (livro, CD, etc.) são exigidas as seguintes informações nas fotocópias:

– dados da página inicial do evento;

– documento na forma como foi publicado (resumo, resumo expandido ou texto completo);

– título, local e data do evento;

– editor, local de publicação, data da publicação;

– nome dos autores;

– ISBN ou ISSN.

Dúvidas entrar em contato com ptcsh@ufrgs.br.

Não serão aceitos pré-prints. Caso o fascículo de periódico não seja doado, são exigidas as seguintes informações nas fotocópias:

– fotocópias do artigo;

– fotocópias da capa, do verso e anverso da folha de rosto e do sumário (se a publicação original for impressa);

– impressão da home page do fascículo de periódico on-line, com título, sumário, ISSN e data de publicação (se a publicação original for on-line);

– nome dos autores;

– ISSN.

Para registro de artigos on-line, sem a necessidade de entrega da versão impressa, além do link para o texto completo, contendo as mesmas informações acima citadas, é necessário que o detentor dos direitos autorais do artigo manifeste formalmente a autorização para arquivar e compartilhar o artigo sem fins lucrativos mediante o preenchimento do termo de autorização para o repositório digital da UFRGS. Para o editor, como opção ao preenchimento desse termo, essa manifestação pode simplesmente constar no site da publicação.

Para artigos disponíveis on-line, quando houver dúvidas sobre a necessidade de entregar fotocópias dos artigos, envie o link para o texto completo e para o periódico no todo por e-mail. A biblioteca fará essa verificação e, se necessário, a fotocópia do artigo será solicitada.

Dúvidas entrar em contato com ptcsh@ufrgs.br.

Para fascículos impressos, é necessário entregar à biblioteca:

– um exemplar do fascículo.

Para fascículos com acesso exclusivamente on-line, é necessário entregar à biblioteca:

– um CD-ROM com o texto completo do fascículo.

No caso do periódico não disponibilizar o número completo do fascículo com acesso exclusivamente on-line em um só arquivo, é necessário constar no CD-ROM:

– cópia de todos os artigos do fascículo;

– cópia do sumário do fascículo;

– cópia da página com título e ISSN do periódico;

– cópia da página com identificação dos organizadores do fascículo.

Dúvidas entrar em contato com ptcsh@ufrgs.br.

CDs, CD-ROMs e DVDs publicados devem obrigatoriamente ser doados à Biblioteca. Não são aceitas cópias não originais, em respeito à legislação vigente sobre direito autoral.

QUANDO A PRODUÇÃO NÃO É CONSIDERADA PI

Não será feito registro de PI quando o documento:

a) indicar vinculação apenas com outra instituição, sem informar a vinculação com a UFRGS;

b) possuir data de publicação anterior à data do ingresso do autor na UFRGS como docente ou técnico-administrativo;

c) for publicado em documento disponível em dois suportes diferentes, como um livro impresso com versão digital. Os dois formatos podem ser registrados no SABi, mas apenas um deles será considerado como PI.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Urgências e pedidos de progressão devem ser informados na entrega para processamento prioritário.

Para dúvidas sobre Relatório de Atividades Docentes (RAD) entrar em contato com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Consulte neste link informações sobre registro de informações no RAD.

A equipe da BIBCSH não realiza revisão de currículo Lattes.