Indexadores x Qualis

INDEXADORES

Os indexadores reúnem um conjunto de títulos de periódicos que passaram por um processo de seleção. Impulsionados pela internet, eles levam os dados sobre os artigos de periódicos indexados, ou ainda, seus resumos aos leitores. Os indexadores fornecem informações dos artigos originais ao leitor para facilitar a localização do material de interesse sem que seja necessário procurar minuciosamente todos os periódicos da área em questão. Essas informações incluem, usualmente: autor; título do artigo; título do periódico; ano, volume e/ou número do fascículo; número de páginas; etc.

Normalmente, a lista de indexadores de um periódico figura no verso da página de rosto, próximo da ficha catalográfica. Além de contribuir para a aceitação e para o status da publicação no meio acadêmico-científico, isso facilita a identificação por parte de avaliadores, bibliotecários e pesquisadores da área.

Exemplos mais conhecidos de indexadores de abrangência temática geral são o SciELO (nacional) e a Web of Science (internacional). Uma lista de indexadores de uma área específica pode ser obtida a partir do Portal de Periódicos da Capes. Basta fazer a seguinte consulta:

1. Clique em “Buscar base” na coluna da esquerda;

2. Selecione “Busca por área do conhecimento”;

3. Selecione em “Áreas do Conhecimento” a opção desejada;

4. Selecione a(s) Subárea(s) desejada(s) e clique em “Enviar” para recuperar várias bases de dados.

Cada um desses indexadores possui critérios específicos de ingresso para periódicos. Seria necessário analisar os critérios disponíveis no site de cada indexador para fazer as alterações necessárias ou verificar se as condições já são atendidas para solicitar a inclusão do periódico na lista daquele indexador.

 

LISTA QUALIS NÃO É UM INDEXADOR

A lista Qualis não é uma base de indexação, é um conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação (PPGs), que produz uma lista de indicadores de qualidade por área do conhecimento para os veículos de divulgação utilizados pelos PPGs.

Portanto, possuir uma boa classificação na lista Qualis significa possuir um bom indicador de qualidade, mas não significa ser indexado. As bases de indexação acompanham periódicos selecionados, disponibilizando, no mínimo, informações bibliográficas de cada artigo publicado em cada periódico selecionado (isso não é feito na lista Qualis e nem é seu objetivo).

Mais informações sobre a lista Qualis estão disponíveis no site da Capes, particularmente neste link: http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis.

 

LISTA QUALIS E A PROGRESSÃO FUNCIONAL DE SERVIDORES DOCENTES DA UFRGS

A classificação do periódico na lista Qualis é levada em consideração na distribuição de vagas de docente não-titular na UFRGS (ver Decisão do CONSUN Nº 118/2001) e na promoção e progressão de docentes na UFRGS (ver Decisão do CONSUN Nº 197/2006).

Mas essa é uma etapa posterior à inclusão do registro no SABi e não aparece nesse registro, visto que a Biblioteca não registra informações sobre a classificação Qualis dos periódicos e não é responsável por essa etapa da avaliação da produção docente para progressão.

 

ISSN NÃO É UM INDEXADOR

O ISSN (International Standard Serial Number) não é um indexador, é um código internacional que individualiza a publicação e normalmente figura entre os critérios presentes na lista de admissão de todo indexador de qualidade da atualidade.