Ferramentas para geração de referências bibliográficas

Estas são algumas ferramentas úteis para geração automática de referências bibliográficas individuais ou em pequenas quantidades:

Sabi+

O novo catálogo da UFRGS permite que você exporte as referências recuperadas em uma pesquisa diretamente para o gerenciador clicando no link "exportar mendeley, zotero, etc."

More

O More é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências no formato ABNT. Para isso, basta preencher o formulário online, que possui os campos próprios de cada tipo de documento.

 

Zotero Bib

A ferramenta online (dos mesmos criadores do gerenciador Zotero) auxilia a montar uma bibliografia instantaneamente, sem ter que criar uma conta ou instalar nenhum software. Permite identificar a referência de documentos digitais, simplesmente colando o URL, ISBN, DOI, PMID, or arXiv ID do arquivo que você deseja para gerar a referência. Também é possível inserir os dados manualmente para gerar a referência. Após localizar todas as referências, é possível gerar uma lista formatada das referências e copiar para o seu documento. Também é possível exportar a lista em HTML, RTF, RIS e BibTeX.

Estas ferramentas são bastante úteis quando a quantidade de referências é pequena, mas para elaboração de trabalhos de final de curso, e listas de referências de artigos acadêmicos, sugerimos o uso de gerenciadores de referências Mendeley ou Zotero.