Histórico

Em 2 de abril de 1906 foi inaugurada a Biblioteca da Faculdade de Direito da UFRGS, antiga Faculdade Livre de Porto Alegre, como era denominada na época. O acervo, simples durante seu início, ficou sob responsabilidade do bibliotecário Leonardo Macedônio que em pouco tempo, por meio de doações e compras de livros, conseguiu reunir mais de 700 volumes.

As obras eram catalogadas por área de conhecimento e seguiam a ordem alfabética. Ocupava uma sala com poucos móveis que, em 21 de abril de 1911 passou a denominar-se Sala James Franco, homenagem a um dos fundadores da Faculdade.

 

Obras Raras

Iniciado em maio de 2014, projeto Preservação do Acervo Raro da UFRGS chegou ao seu final em meados de 2015. Inscrito pela Biblioteca Central no Programa de Preservação de Acervos 2010/2011 do BNDES, seu objetivo era preservar e dar acesso às obras raras da UFRGS através da catalogação e inserção no seu catálogo eletrônico on-line, higienização e acondicionamento adequado. Previa ainda o aparelhamento do Laboratório de Restauração da Biblioteca Central.

Os acervos contemplados foram os do Departamento de Obras Raras da Biblioteca Central, Obras Raras da Biblioteca da Faculdade de Medicina e da Biblioteca da Faculdade de Direito. Estas coleções eram as que reuniam maior número de obras raras, possuíam maior demanda por consultas e acumulavam grande carência de tratamento.

O Laboratório de Conservação e Restauro recebeu equipamentos que o colocou entre os melhores do país, com capacidade para realizar intervenções complexas em livros e documentos, possibilitando o atendimento das necessidades de restauração das obras raras e preciosas da Biblioteca Central que já se encontravam degradadas, bem como tratar os livros raros de todas bibliotecas do SBUFRGS.

O projeto, com gestão financeira da FAURGS, previa a compra de equipamentos, material de consumo e a contratação direta de sete profissionais, sendo cinco bibliotecários e dois técnicos em biblioteconomia. Também houve a contratação de dezessete bolsistas que foram qualificados e tiveram a oportunidade de conhecer os acervos e as práticas de conservação e tratamento técnico de obras especiais, ampliando assim o alcance dos benefícios do projeto.

A catalogação das obras raras e disponibilização através do catálogo on-line SABI, a melhoria das condições de armazenagem e acondicionamento e a restauração das obras danificadas permitirão em breve trazer ao conhecimento e ao acesso da população uma coleção belíssima, além de inestimável fonte de pesquisa.

 

Espaço Físico

A Bibdir está localizada no primeiro andar do prédio da Faculdade de Direito da UFRGS, e ocupa uma área composta de três salas, com os espaços assim distribuídos:

  • área de atendimento de circulação e consulta ao catálogo;

  • áreas de acervo aberto;

  • áreas de acervos especiais;

  • área de estudo;

  • área administrativa/operacional.

 

Acervo

O acervo da Biblioteca da Faculdade de Direito é divido em 7 coleções:

  • Obras Raras;
  • Acervo Alvaro;
  • Materiais de Referência;
  • Livros do Século XX;
  • Livros do Século XXI;
  • Periódicos;
  • Teses e Dissertações.

Em números, a Biblioteca possui 29.879 itens (dados de fevereiro de 2018), assim distribuídos:

  • 12.705 da coleção de livros;
  • 12.517 da coleção de periódicos;
  • 4.085 da coleção de folhetos
  • o restante distribuídos entre as coleções de CDs, DVDs, vídeos VHS e outras mídias digitais.

Os temas do acervo abarcam as áreas de direito e afins, como filosofia, política e ciências sociais.

Para procurar um título em nosso acervo você pode consultar diretamente o catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, o SABi, no site: sabi.ufrgs.br.

Folhetos, e cds estão organizados nas estantes por numeração sequencial. Periódicos são organizados alfabeticamente por título.

Os livros estão organizados pela Classificação Decimal Universal e código de autor.

Hoje, a biblioteca dispõe de aproximadamente: 36.094 livros para empréstimo, 1.431 Obras Raras, além de uma coleção impressa de Teses e Dissertações de aproximadamente 711 exemplares.

A coleção de periódicos é composta por 23.853 exemplares impressos, sendo os títulos mais importantes: Revista dos Tribunais, Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Texas Law Review, Rivista di Diritto Processuale, Rivista Italiana di Diritto del Lavoro, Revue du Droit Civil Comparé, Rivista italiana di Diritto del Lavoro;  Rivista dele Societa e Zeitschrift für das gesamte Familienrecht. A coleção de periódicos online é complementada pelas bases de dados RT Online e HeinOnline, as quais que congrega uma diversidade de títulos estrangeiros e nacionais.

Na parte destinada aos periódicos encontra-se a coleção de Monografias, Teses e Dissertações. Fazem parte do acervo grande número de coleções de revistas nacionais e estrangeiras; coleções de leis e decretos do governo estadual, provincial e republicano; do Brasil imperial e republicano; e legislação portuguesa relativa ao Brasil de 1750 a 1822.

As obras são catalogadas pelo Sistema Decimal Universal – CDU. Os alunos podem ter acesso ao acervo através do SABI (catálogo on-line) para consulta, renovação e reserva dos livros. A Biblioteca oferece computadores para pesquisa no catálogo e na internet.

 

Equipe

Nossa equipe é composta por:

Chefia:

Nariman Marisa Nemmen - CRB 10/1767 - (51) 3308-3480

Bibliotecários:

Analia de Oliveira – CRB 10/2406 - (51) 3308-3153
Bárbara Ieger Vianna - CRB 10/1410 - (51) 3308-3488
Emerson Douglas Neves – CRB 10/1991 - (51) 3308-3480
Michel Maya Aranalde - CRB 10/1873 - (51) 3308-3153
Nariman Marisa Nemmen - CRB 10/1767 - (51) 3308-3480

Assistente em Administração:

Louise Ramos da Cunha Freitas - (51) 3308-4726

Auxiliar em Administração:

Rochelle Thomaz dos Santos - (51) 3308-3153

Flexibilização da Jornada de Trabalho

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Direito

PORTARIA Nº 8508 DE 18/09/2019

 

Escala nominal de horários dos servidores técnico-administrativos da Biblioteca da Faculdade de Direito

Nome

Horário

Dias da semana

Analia de Oliveira

15  -  21

Segunda - Sexta

Barbara I. Vianna

9  -  15

Segunda - Sexta

Emerson D. Neves

15  -  21

Segunda - Sexta

Louise Ramos da C. Freitas

9  -  15

Segunda - Sexta

Michel M. Aranalde

15  -  21 Segunda - Sexta

Nariman M. Nemmen¹

8:30 – 13:30
14:30 – 17:30

Segunda - Sexta
Rochelle T. dos Santos 9  -  15 Segunda - Sexta

¹ Servidor com Função Gratificada