ORCID

O ORCID é um sistema gratuito de identificação de autores que gera identificadores exclusivos de pesquisadores e os associa aos dados de atividades, publicações e fontes de financiamento.

O identificador gerado pelo ORCID distingue o pesquisador e garante a atribuição e o reconhecimento da autoria da submissão até a publicação e posterior indexação em bases de dados. Como sistema aberto, o ORCID permite a associação do nome do autor com as publicações de diversos editores reunidas em diferentes bases de dados.

Plataforma Lattes permite a integração do Currículo Lattes com o identificador de autores ORCID. A integração ocorre pela inclusão do identificador do autor no Currículo, que gera link direto para a página do autor no site do ORCID.

inclusão do ORCID no CV Lattes é possível na área de atualização do Currículo, na seção Dados Gerais > Identificação > Outros identificadores > Register or connect your ORCID iD.

ResearcherID

O ResearcherID é um sistema de identificação de autores que gera um identificador único para os pesquisadores, ao qual podem ser associadas as publicações indexadas na base Web of Science e as citações a elas associadas.

O ResearcherID busca uma solução para o problema de ambiguidade nos nomes dos autores e atribui um identificador único que pode ser vinculado às publicações. Além da contagem de publicações, o ResearcherID também contribui para a contagem de citações e para a geração do Índice h na Web of Science.

Scopus Author Identifier

O Scopus Author Identifier (Scopus ID) é um identificador de autores da base Scopus, que é atribuído automaticamente aos autores que publicaram artigos em revistas indexadas na base e agrupa os documentos publicados por esse autor.

Ao agrupar as publicações do pesquisador no perfil do autor na Scopus, o identificador facilita tanto a recuperação das publicações na busca por autor como a identificação de citações e do Índice h do autor, calculados a partir das publicações associadas ao identificador.