A Biblioteca Gladis Wiebbelling do Amaral, é um órgão integrante da Faculdade de Ciências Econômicas, e compõe o Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Compete à Biblioteca reunir, organizar, armazenar, conservar, divulgar e manter atualizado o acervo especializado nas áreas de Economia, Contabilidade, Ciência Atuarial, Desenvolvimento Rural e Relações Internacionais.

Fundada em 1945, a biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas, Gládis Wiebbelling do Amaral, abriga mais de 97 mil itens, entre livros, teses, dissertações, monografias, periódicos, folhetos, CDs e DVDs. A biblioteca é responsável, na UFRGS, pelo acervo especializado nas áreas de Ciências Atuariais, Contabilidade, Desenvolvimento Rural, Economia e Relações Internacionais.

O primeiro registro do acervo da biblioteca - Moral, a Nicômaco, de Aristóteles, uma edição argentina de 1946 - só veio a ser realizado cinco anos após a sua criação, em 09 de outubro de 1950, ano em que a Universidade Estadual passa a ser Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Com a transferência da Faculdade de Ciências Econômicas da Faculdade de Direito para o seu prédio atual, em 1954, a biblioteca ficou localizada, inicialmente, no terceiro andar do prédio, onde permaneceu até 1967, quando foi transferida para o andar térreo da Faculdade. Até então o acervo da biblioteca era constituído de livros para atender os cursos de graduação de Economia, Ciências Contábeis e Atuariais. Na década de 1970, após a criação do curso de Administração de Empresas e Administração Pública, a biblioteca passa a receber livros dessas áreas.

Durante a década de 1980, a biblioteca que já estava integrada ao Sistema de Bibliotecas da Universidade, passou a informatizar seu acervo de acordo com as políticas definidas e coordenadas pela Biblioteca Central da Universidade. Em 1988, com a criação do software proprietário do Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS (SABi), iniciou-se a informatização dos acervos da UFRGS e a automação de alguns dos serviços oferecidos.

Na comemoração dos 80 anos da FCE, em 1989, a biblioteca passa a ser chamada Biblioteca Gládis Wiebbling do Amaral, em homenagem à professora do Curso de Biblioteconomia. Gládis teve um papel fundamental na construção do acervo, reunindo, ao longo de sua atuação na Universidade, obras dispersas em salas e em gabinetes de professores da FCE.

O constante aumento do acervo da biblioteca, pela incorporação de doação de diferentes acervos e pela aquisição constante de novos itens, tornava necessária a expansão do espaço físico, que foi possível com a mudança da Escola Técnica de Comércio para outro prédio, então, em 1996, o espaço físico da biblioteca foi ampliado de 500m² para 700m².

No início dos anos 2000, por consequência da criação da Escola de Administração, houve a transferência dos livros que atendiam as disciplinas dos cursos de Administração para seu novo prédio.

Coordenação

Lilian Maciel Leão | 3308.3969 | bibeco@ufrgs.br 

Bibliotecários

Cristiani Kafsky da Silva | 3308.3138 | spt.bibeco@ufrgs.br 

Edina Maria Cunha | 3308.3138 | spt.bibeco@ufrgs.br 

Jaqueline Insaurriaga Silveira | 3308.3138 | pi-bibeco@ufrgs.br 

Sandra Maria Gomes | 3308.3971 | periodicos-bibeco@ufrgs.br 

Vinicius da Rosa da Silva | vinicius.silva@ufrgs.br

Vivian Carravetta | 3308.3972 | referencia.bibeco@ufrgs.br 

Assistentes em Administração

Manoela Farias Nogueira | 3308.3310

Nilza Teresinha Caetano Gurskas | 3308.3514

Renato Jorge Miranda | 3308.3310

Bolsistas

Aline Maciel dos Santos

Clarisse Maciel Leão

Elisa Carvalho Vieira

Kênia Tayane Machado de Andrade

Marciele Jaqueline da Silva Sena

Maria Eduarda dos Santos Prass

Vitória da Rocha Cardoso

 

Período de isolamento social

Suspenso o atendimento externo até 30/06/2020, em função da prevenção ao COVID-19.

Todos os empréstimos foram renovados automaticamente até o dia 14/07/2020.

Período letivo

De segunda a sexta-feira das 8h às 21h.

Período de férias

Nos períodos de férias os horários da Biblioteca poderão ser alterados.

Alterações no horário de atendimento, fechamento ou expediente interno serão informadas no site da Biblioteca.

Os servidores estão trabalhando remotamente durante o período de isolamento social.

Envie sua solicitação para o e-mail bibeco@ufrgs.br.