A Biblioteca Gladis Wiebbelling do Amaral, é um órgão integrante da Faculdade de Ciências Econômicas, e compõe o Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Compete à Biblioteca reunir, organizar, armazenar, conservar, divulgar e manter atualizado o acervo especializado nas áreas de Economia, Contabilidade, Ciência Atuarial, Desenvolvimento Rural e Relações Internacionais.
Fundada em 1945, a biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas, Gládis Wiebbelling do Amaral, abriga mais de 97 mil itens, entre livros, teses, dissertações, monografias, periódicos, folhetos, CDs e DVDs. A biblioteca é responsável, na UFRGS, pelo acervo especializado nas áreas de Ciências Atuariais, Contabilidade, Desenvolvimento Rural, Economia e Relações Internacionais.
O primeiro registro do acervo da biblioteca - Moral, a Nicômaco, de Aristóteles, uma edição argentina de 1946 - só veio a ser realizado cinco anos após a sua criação, em 09 de outubro de 1950, ano em que a Universidade Estadual passa a ser Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Com a transferência da Faculdade de Ciências Econômicas da Faculdade de Direito para o seu prédio atual, em 1954, a biblioteca ficou localizada, inicialmente, no terceiro andar do prédio, onde permaneceu até 1967, quando foi transferida para o andar térreo da Faculdade. Até então o acervo da biblioteca era constituído de livros para atender os cursos de graduação de Economia, Ciências Contábeis e Atuariais. Na década de 1970, após a criação do curso de Administração de Empresas e Administração Pública, a biblioteca passa a receber livros dessas áreas.
Durante a década de 1980, a biblioteca que já estava integrada ao Sistema de Bibliotecas da Universidade, passou a informatizar seu acervo de acordo com as políticas definidas e coordenadas pela Biblioteca Central da Universidade. Em 1988, com a criação do software proprietário do Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS (SABi), iniciou-se a informatização dos acervos da UFRGS e a automação de alguns dos serviços oferecidos.
Na comemoração dos 80 anos da FCE, em 1989, a biblioteca passa a ser chamada Biblioteca Gládis Wiebbling do Amaral, em homenagem à professora do Curso de Biblioteconomia. Gládis teve um papel fundamental na construção do acervo, reunindo, ao longo de sua atuação na Universidade, obras dispersas em salas e em gabinetes de professores da FCE.
O constante aumento do acervo da biblioteca, pela incorporação de doação de diferentes acervos e pela aquisição constante de novos itens, tornava necessária a expansão do espaço físico, que foi possível com a mudança da Escola Técnica de Comércio para outro prédio, então, em 1996, o espaço físico da biblioteca foi ampliado de 500m² para 700m².
Em 2001, com a criação da biblioteca da Escola de Administração, houve a separação do acervo da área de Administração. Nesse ano, também houve a implantação dos serviços de empréstimo, renovação e reservas on-line. Além disso, as teses e dissertações passaram a ser digitalizadas e disponibilizadas na Biblioteca de Teses e Dissertações da UFRGS.
Em 2004, ocorreu a reforma do espaço de atendimento e a reorganização dos procedimentos de empréstimo e devolução para melhorar ainda mais a prestação de serviços para o público.
Em 2005 foi assinado convênio com o IBGE e a Biblioteca tornou-se depositária de suas publicações. Neste ano também houve a compra da bibliografia na área de Relações internacionais, pois o curso havia sido criado no ano anterior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Entre 2008 e 2009, houve a reformulação do fluxo de trabalho do setor de processamento técnico, pois a biblioteca passou a contar com quatro novos bibliotecários neste período.
Em 2011, com a chegada de uma nova bibliotecária, houve a reestruturação do Setor de Referência com a ampliação do oferecimento de serviços como a orientação à normalização de trabalhos acadêmicos, treinamentos em competência informacional para os alunos da FCE, bem como os serviços de busca e obtenção de documentos científicos.
Em 2013, a biblioteca passou pela reforma dos mezaninos que ampliou a área de acervo e em 2017 pela reforma das cabines de leitura
Ao longo de sua história, a Biblioteca sempre contou com o trabalho de bibliotecários, assistentes e bolsistas muito engajados. É bonito o reconhecimento da atuação desses profissionais e futuros profissionais na qualidade do trabalho desenvolvido e prestado à comunidade.
Sobre a biblioteca
Além dos serviços técnicos de catalogação e indexação, a Biblioteca é responsável pelo registro da produção intelectual de docentes, servidores técnicos e alunos da FCE.
Também dispõe de um local e equipamentos para a realização de pequenos reparos na encadernação dos livros da biblioteca.
Atualmente o acervo da Biblioteca é composto por aproximadamente 97 mil itens (entre livros, cds, fascículos de periódicos, etc.). Além disso, conta com o acervo virtual constante no Portal de Periódicos da Capes e outras bases de dados assinadas pela Universidade.
A Biblioteca participa ativamente de atividades realizadas para a comunidade, como exposições, divulgação de novidades no acervo, participação no Portas Abertas, Semana Acadêmica. Atualmente está auxiliando na organização de uma biblioteca comunitária em conjunto com o NEPEMIGRA (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações).
Também participa das atividades propostas pelo Sistema de Bibliotecas da UFRGS, como o curso de extensão Super 8 e demais atividades que possibilitam a atualização e constante qualificação das rotinas.
Em 2020, celebra seus 70 anos, atravessando essa situação de distanciamento social e suspensão das atividades presenciais, a biblioteca busca manter a proximidade com a comunidade e a realização dos seus serviços de forma virtual, como a realização de atendimentos individuais e treinamentos online. Neste sentido, realizou o empréstimo de notebooks para alunos participantes dos projetos Bará e Promeri, vinculados à FCE.
Buscando manter essa proximidade, a Biblioteca está também presente nas redes sociais: https://www.facebook.com/bibliotecafceufrgs, https://www.instagram.com/bibliotecafceufrgs/, https://www.youtube.com/c/BibliotecaFCEUFRGS
A Biblioteca da FCE, apesar dos desafios, pretende continuar sempre próxima a seus usuários levando informação e auxiliando a promover o ensino público, gratuito e de qualidade.
Confira o vídeo comemorativo aos 70 anos da Biblioteca da FCE, completados em 2020:
Coordenação
Lilian Maciel Leão | 3308.3969 | bibeco@ufrgs.br
Bibliotecários
Cristiani Kafsky da Silva | 3308.3138 | spt.bibeco@ufrgs.br
Edina Maria Cunha | 3308.3138 | spt.bibeco@ufrgs.br
Jaqueline Insaurriaga Silveira | 3308.3138 | pi-bibeco@ufrgs.br
Sandra Maria Gomes | 3308.3971 | periodicos-bibeco@ufrgs.br
Vivian Carravetta | 3308.3872 | referencia.bibeco@ufrgs.br
Assistentes em Administração
Nilza Teresinha Caetano Gurskas | 3308.3514
Renato Jorge Miranda | 3308.3971
Bolsistas
Adrian Becker da Silva
Carla Borges Mussoline
Caroline Fraga Brusda
Clarisse Maciel Leão
Juliana Mousquer Cassel
Larissa Borges Parodi
Paola Marques da Silva
Período letivo
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 20h30.
Período de férias
Nos períodos de férias os horários da Biblioteca poderão ser alterados.
Alterações no horário de atendimento, fechamento ou expediente interno serão informadas no site da Biblioteca.