Acesso aos Computadores

A BIBENG oferece aos usuários acesso aos computadores para estudo e pesquisa. Caso o usuário pretenda realizar atividades que exijam softwares específicos deve utilizar o laboratório de informática de seu curso.

Para usuários com vínculo ativo com a UFRGS é necessário fazer login com o número do cartão e a senha do Portal da UFRGS (aluno ou servidor).

Usuários sem vínculo com a UFRGS devem dirigir-se ao balcão de empréstimo e solicitar login de visitante.

Softwares instalados nos computadores:

  • Adobe Reader;
  • Libre Office (Writer, Calc, etc.);
  • WinZip;
  • CCleaner.

Navegadores:

  • Chrome;
  • Mozzila.

 

Acesso à Rede Sem Fio

Duas redes sem fio estão disponíveis para pessoas com ou sem vínculo com a UFRGS. São elas: UFRGS SEM FIO e EDUROAM.

UFRGS SEM FIO é a solução da UFRGS para acesso fácil à Internet sem fio (wireless), permitindo que dispositivos acessem à internet em alta velocidade, sem a necessidade de cabos. Está disponível a toda a comunidade universitária com vínculo ativo com a UFRGS, exceto terceirizados. Para acesso de visitantes é necessário um tíquete de visitantes, feito por servidores da Universidade. Para configurar seu dispositivo, acesse aqui o tutorial completo criado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFRGS.

EDUROAM é o serviço de acesso a rede sem fio disponível em várias instituições de pesquisa e ensino em todo o mundo. Com esse serviço, os usuários podem se conectar à rede sem fio de qualquer instituição participante do EDUROAM utilizando suas credenciais da sua instituição de origem. Para configurar seu dispositivo, acesse aqui o tutorial completo criado pelo CPD da UFRGS.

 

Softwares Licenciados pela UFRGS

A UFRGS possui softwares licenciados para download, de uso exclusivo da rede interna, disponibilizados no Portal do Aluno.

É possível fazer download dos softwares em computador próprio. Para isso, é necessário acessar via VPN-UFRGS.

O VPN-UFRGS está disponível no Portal do Aluno (Downloads) ou mediante solicitação no site do CPD.

Confira abaixo a lista dos softwares disponíveis para alunos:

Autodesk - versão educacional: software de projeto 3D para as áreas de arquitetura, mecânica, entretenimento, recursos naturais, manufatura, engenharia, construção e infraestrutura civil e para fins educacionais, disponibilizados gratuitamente para a comunidade universitária.

Maple: software para transformações e construção de modelos matemáticos e criação de documentação técnica nas áreas de engenharia, matemática e ciências físicas.

MATLAB: software para resolução de problemas matemáticos.

NVivo: software que possibilita organizar e analisar documentos .doc e .pdf, vídeos, fotos e arquivos de áudio, auxiliando os usuários que trabalham com material não-estruturado a compilar, comparar e decifrar informação de forma rápida e segura.

SPSS: software de análise estatística para uso em pesquisas.