Circulação de Materiais

Circulação de materiais na BIBENG

O serviço de circulação de materiais envolve as atividades de empréstimo, devolução, reserva, renovação e pagamento de multas.
O empréstimo e a devolução dos materiais bibliográficos são feitos diretamente no balcão da Biblioteca.
A reserva de materiais é feita diretamente no catálogo online SABi do SBUFRGS. Somente é possível fazer reserva quando todos os exemplares do material estão emprestados.
O empréstimo de materiais bibliográficos é realizado somente para usuários com vínculo ativo com a UFRGS e que apresentem seu cartão da universidade.
O prazo para empréstimo muda conforme o tipo de coleção do material emprestado e a categoria de usuário. Para alunos de graduação e servidores técnico-administrativos o empréstimo é de 07 dias. Para docentes e alunos de pós-graduação o empréstimo é de 14 dias.
Materiais bibliográficos com status regular tem prazo de empréstimo de acordo com a categoria do usuário descrita acima. Livros de consulta local tem prazo de 3h. Materiais com alta rotatividade ou que por um período de tempo estão com circulação intensa são emprestados por 03 dias.
A renovação dos itens emprestados é feita pelo usuário. Há duas formas de renovar os itens: por meio do catálogo SABi ou pelo aplicativo UFRGS Mobile. O aplicativo irá renovar automaticamente os itens emprestados. Não há renovação de itens já reservados por outro usuário.
Quando há atraso na devolução do material emprestado, o sistema gera automaticamente multa de R$1,00 por dia por cada material atrasado. A multa somente cessará quando da devolução do material emprestado. Quando se trata de livro de consulta local, a multa é de R$1,00 por hora.
Para realizar o pagamento da multa é necessário gerar o boleto no SABi. Após o pagamento, o sistema leva em torno de 48h para dar baixa na multa. 
Dúvidas? Consulte nosso regulamento de Circulação de Coleções Bibliográficas ou entre em contato com o setor de Empréstimo.
Telefone: 3308 4253
E-mail: bibeng-empréstimo@ufrgs.br

Comentários fechados.