Estou aqui para relatar um pouco da importância da BIBENG durante todo o meu período de estudos na Escola de Engenharia. É sempre uma satisfação entrar na biblioteca e já de cara se deparar com o sorriso dos funcionários que estão sempre dispostos a auxiliar em alguma busca por livros ou direcionar para a área dos computadores e mesas de estudos. A área das mesas de estudos, das estações individuais, as salas de reuniões e os computadores estão sempre bem cuidados e disponíveis nos momentos que eu mais preciso e se, de alguma forma, todos os computadores estão ocupados, tem sempre alguém que se solidariza em ajudar cedendo o equipamento. Ademais disso, o acervo de livros nunca me deixou na mão, tanto os livros físicos, os virtuais em formato de CD ou até mesmo no portal do LUME. Enfim, me sinto muito bem amparado pelo sistema desenvolvido pela equipe da BIBENG da Universidade. Muito obrigado à toda equipe BIBENG!

Lucas Aragão
Engenharia Civil. Mestrando no PPGCI

Durante os 6 anos de UFRGS e Escola de Engenharia, a biblioteca sempre foi um refúgio, podendo encontrar colegas na mesma situação, antes de provas importantes. Também, uma ótima opção para poder reunir grupos de trabalho num ambiente favorável ao rendimento, nas salas compartilhadas. Além disso, alguns minutos para relaxar nas poltronas sempre fizeram bem, e conversas com os funcionários, sempre sorridentes (principalmente a Vera) serviam para acalmar as tensões de final de semestre. Portanto, a BibEng, para mim, significa uma extensão da minha casa em Porto Alegre, sendo que eu vim do interior, e gostava muito de estudar na biblioteca.

Michael Parisotto
Engenharia Civil

A Biblioteca da Engenharia foi e está sendo muito importante para a minha formação na pós, pois ela fornece um suporte incrível ao aluno com um acervo maravilhoso e acessível. Por muitas vezes busquei por materiais em casa através do portal e sempre que tive dificuldade em localizar no espaço físico da BIBENG os colaboradores que trabalham lá foram extremamente solícitos e atenciosos em me ajudar. São pessoas maravilhosas! Em relação ao espaço físico, só tenho elogios é um lugar acolhedor, limpo e organizado. Possui uma excelente infraestrutura que nos permite passar o dia inteiro estudando sem nenhum desconforto. Tenho certeza que ao final dessa jornada, a BIBENG será o lugar que sentirei mais falta na UFRGS.

Luciana Queiroz
Doutoranda em Engenharia de Materiais PPGE3M

Durante o curso de graduação, a biblioteca da engenharia foi muito mais do que um local para locar livros e estudar, com a simpatia e acolhimento dos funcionários propiciou um local de tranquilidade para repor as energias em meio às provas. Nas manhãs não tão boas, o oi recebido pelo vidro enquanto subia as escadas do prédio animava o dia. Agradeço por todo carinho e acolhimento da biblioteca durante todos os anos do curso.

Clara Ravazzolo
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia foi para mim, e acredito que para muitos estudantes que a frequentaram, um local muito além de disponibilizar livros e bancadas de estudo. Foi um local de acolhimento, de amizade. Sua infraestrutura fornece um serviço de qualidade e organizado, essencial para a vida acadêmica dos estudantes. Eu como aluno, utilizo seus serviços tanto para necessidade de locar um livro quanto para obter informações, encontrar amigos, ou descansar entre os períodos das aulas. Enfim, a BIBENG indiscutivelmente foi/é uma aliada na minha trajetória acadêmica e só tenho a agradecer por tudo que ela e seus servidores me proporcionaram nesses anos.

William Malacarne Boff
Mestrando em Engenharia Elétrica

A Biblioteca da Escola de Engenharia fez parte de toda minha atividade acadêmica na universidade. Nos primeiros semestres as mesas escondidas entre os livros serviam de refúgio para os estudos de cálculo, física e mecânicas. Após a reforma, a biblioteca mudou completamente. Os computadores forneciam auxílio nas buscas por periódicos impressos e online, suprindo as necessidades do mestrado e doutorado. Mas independente de precisar ou não da biblioteca, toda a vez que se passa pelas escadas no segundo andar, os acenos simpáticos através dos vidros são um conforto para tranquilizar a correria do dia a dia.

Marina Bellaver Corte
Doutora em Engenharia

A Biblioteca da Escola de Engenharia sempre foi muito mais do que um lugar de estudo, conhecimento, foco e dedicação. Ela representa um lugar acolhedor, um lugar amigável, um recinto familiar. Em meio ao fervor da vida universitária, do sobe e desce das largas escadas do Prédio Novo, sempre vemos por ali, uma senhora de sorriso amigável e caloroso, sempre recebendo os alunos, professores, técnicos, com aquele sorriso fácil e amigável. A BIBENG para mim é isso: é a dona Vera, a June, a Rosane. A biblioteca são as pessoas que dedicam suas vidas ajudar na vida de alguém. Assim como a Escola de Engenharia, a BIBENG é minha segunda casa.

Matheus Devincenzi
Engenharia de Produção

Durante minha graduação em engenharia, escolhi fazer um ano de mobilidade acadêmica e escolhi a UFRGS como destino. Ainda nem sabia o que esperar da universidade e da cidade, mas me lembro muito bem da minha primeira manhã em Porto Alegre, lá no prédio novo da Escola de Engenharia: ainda perdido em meio às novidades, tive uma recepção muito acolhedora na biblioteca. Em especial, o sorriso e animação da Vera Lúcia sempre contagiante e estimulante foram companhias essenciais para eu perseverar na minha empreitada, além de dar forças para estudar mesmo nos dias mais difíceis e, por vezes, solitário. Hoje, já formado, sei o quão importante foi o período que estive na UFRGS para eu estar aonde estou. E, por isso, sou muito grato por ter passado pela Biblioteca da Engenharia e conhecido pessoas tão queridas disposta a ajudar os alunos. Obrigado por toda atenção!

Thomás Toledo Nogueira
Engenharia Civil

Durante os meus anos de graduação, frequentar a Biblioteca da Escola de Engenharia fez parte da minha rotina em muitos momentos. A biblioteca dispõe de um grande acervo de livros que me auxiliou muito na minha qualificação, além de possuir uma excelente estrutura para abrigar os alunos, não só das engenharias, como de toda a UFRGS. É um local que me permitiu aprender e auxiliar colegas com os estudos, criando novas amizades.  Fica aqui o meu agradecimento aos funcionários da biblioteca, que conseguem não só manter essa excelente estrutura, como também tornar a Biblioteca da Escola de Engenharia um ambiente acolhedor a todos que a frequentam.

Marcos Eduardo Ribeiro da Silva
Engenharia Civil

Eu acredito que a BIBENG seja um dos espaços de maior contribuição para os alunos dentro da Escola de Engenharia. É o espaço em que descansamos nos curtos espaços de tempo entre uma prova e outra, ou onde nos debruçamos sobre folhas e cadernos nas semanas de maratonas de trabalhos infinitos. Vejo como um espaço que nos possibilita sanarmos nossas dúvidas através de livros, computadores e principalmente através de pessoas. Uma biblioteca não se faz apenas de acervos, mas também de gente que possam transformar informação em conhecimento. Eu como aluna de Engenharia Civil utilizo esse espaço desde os meus primeiros semestres, em que enlouquecia fazendo cálculos e mais cálculos, e desenhos a mão livre. E desde esse tempo vejo esse como um espaço essencial dentro de um ambiente de engenharia.

Franciele Rauber
Engenharia Civil

Gostaria, por meio desse depoimento, de expressar a minha satisfação em frequentar a biblioteca de engenharia de UFRGS. Funcionários sempre muito gentis e prestativos, espaço limpo e bem iluminado, quantidade boa de livros (tanto para consulta local como para retirada), computadores (em maior parte) funcionando em perfeito estado e acesso a internet de qualidade. Com isso considero que a biblioteca tem um grande valor para a minha formação como engenheiro de energia, visto que grande parte do tempo de estudo foi dispendido dentro da mesma.

Alexandre Tassi Borille
Engenharia de Energia

Além de apoiar, incrementar e fortalecer a educação superior e o ambiente acadêmico, a Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS (BIBENG) tem importante papel na minha trajetória acadêmica no curso de Engenharia de Controle e Automação dentro da UFRGS. Com funcionários sempre educados e receptivos, acervo amplo e de fácil acesso, com um ambiente aconchegante e propício para estudos, leituras, descanso ou reuniões, a BIBENG é um enorme diferencial em minha vivência acadêmica, profissional e social na universidade.

Lucas Victor Pretto
Discente de Engenharia de Controle e Automação

Durante nossa estada no Brasil, e em todo tempo na UFRGS, a biblioteca não foi apenas um espaço fisicamente agradável e com um acervo bastante amplo, mas também um lugar em que sempre nos sentimos acolhidos pelas maravilhosas pessoas que ali trabalhavam. Ainda hoje, pouco mais de três anos de não morar mais no Brasil, lembramos com bastante carinho as pessoas que todos os dias tinham uma atitude amável e faziam com que cada visita nossa fosse tão agradável quanto possível.

Jorge Hernán Flórez e Adriana Bolaños Mora
Engenharia e Design

Com um layout muito diferente do atual, entravamos por uma porta à esquerda de quem sobe as escadas, era de madeira dupla e vidros martelados. Os livros básicos das engenharias ficavam todos à direita de quem entrava e a esquerda ficava a ilha de atendimento. Não era tão linda como hoje, mas era um espaço único de interação entre colegas e muita iteração matemática também. Queria tirar uma dúvida antes das provas? Aquele, com certeza era o lugar certo. A relação entre humanos e leitura era mais analógica que digital e estar entre os livros, buscando aquele que melhor responderia meus questionamentos sempre foi muito prazeroso. A liberdade de passear entre as prateleiras era e ainda é ímpar e não é em qualquer biblioteca que isto é possível. Ver publicações históricas ao lado de atuais nos mostra nossa própria evolução a partir do conhecimento e nossa dependência uns dos outros que o mundo digital as vezes nos faz esquecer. Já falei do layout, do ambiente de estudos, dos livros, mas tudo isso está intimamente ligado a forma de gerir a biblioteca. Utilizei todos os serviços da biblioteca, desde uma procura mais criteriosa por uma publicação, a criação do quadro de referência bibliográfica para meus trabalhos acadêmicos e o arquivamento destes ali. Sempre fui recebida com muita atenção, respeito, boa vontade, receptividade. Sempre me senti bem vinda e pertencente aquele lugar. Acho que depois que você se forma a  biblioteca é um elo, um canal aberto para que nos mantenhamos vinculados a UFRGS. Sem falar na alegria da Verinha que para mim hoje é a imagem que tenho da Bibeng, alegre, receptiva, agregadora e pronta para te ajudar. Obrigada biblioteca da engenharia pelas experiências de vida reais que levo comigo sempre.

Letícia Berr
Engenharia Civil

Eu começo dizendo que a biblioteca é um dos bons recursos que a universidade dispõe para nós e ao longo dos anos ela tem melhorado cada vez mais, tanto em sua estrutura física, quanto em acervo para pesquisas e empréstimos de livros. O atendimento do pessoal da biblioteca também é muito importante pra nós... o pessoal mais velho tá sempre torcendo pelo nosso bom desempenho, no decorrer dos semestres, e até nos recomenda alguns livros de vez em quando, do tipo: "pega esse livro aqui, todo mundo nessa cadeira tá usando ele, então talvez irá te ajudar também". As áreas destinadas ao descanso também são boas, pois podemos parar um pouco entre uma aula e outra pra relaxar, encontrar nossos colegas e trocar informações sobre as cadeiras... típico papo de estudante universitário. Termino agradecendo à todos que trabalham na BIBENG, vocês são demais!!

Hellen Hevellyn Amaro Luna de Alencar
Engenharia de Produção

Meu primeiro contato com a biblioteca da Escola de Engenharia foi em 1993, no início da graduação em Engenharia Civil. Não apenas nesta biblioteca, mas nas outras disponíveis no Campus do Vale, encontrava o ambiente adequado para estudar, principalmente fazer as listas de exercícios indicadas pelos Professores. Estudos por vezes solitários, mas também em grupos, nos “aquários”, criando laços de amizade que perduram e se fortificam com o passar dos anos. Na pós-graduação as consultas migraram dos livros para os periódicos majoritariamente. Neste percurso conheci a Verinha, sempre muito eficiente e atenciosa, criatura querida da biblioteca. Além de um local propício para os estudos possui um acervo da maior qualidade, onde sempre encontrei respostas para os questionamentos técnicos que o estudo da Engenharia demanda. A BIBENG é um local de grande importância, que tanto contribuiu para a minha formação e carreira como Docente na UFRGS, quanto contribui para a comunidade acadêmica. Parabéns para a equipe da BIBENG!

Gustavo Javier Zani Núñez
Professor Departamento de Design e Expressão Gráfica

Como estudante do curso de Engenharia, não teria como ser diferente, minha principal amiga na faculdade sempre foi e será a biblioteca, principalmente a biblioteca de engenharia. Como o curso de engenharia exige muito do aluno estudos fora da sala de aula, não tem lugar mais agradável de estudar do que um local silencioso, limpo e com uma energia fenomenal de estudar do que a biblioteca de engenharia da UFRGS, os funcionários são espetaculares e sempre estão dispostos a ajudar todos os alunos, para que o curso se torne mais fácil e agradável, sempre quando venho na biblioteca me sinto realizado. Tive a oportunidade de ser bolsista aqui por um semestre isso tudo o que eu achava sobre a biblioteca se intensificava ainda mais, principalmente com a paixão que os funcionários passavam em trabalhar num ambiente assim, como isso fui hipnotizado com os livros e no semestre que trabalhei com este espirito incentivador não tive como ficar de fora e fiz a leitura de mais de 4 livros da minha área. Bom só tenho a dizer que é o melhor local para estudar dentro da faculdade, e que se o aluno quiser pode ser sua maior aliada dentro do curso.

Conrado Santos
Engenharia Civil

Lembro a primeira vez que eu entrei na Bibeng e vi o espaço: materiais para estudo, mesas espaçosas e limpas, computadores e salas de reunião. Lembro de pensar que eu nunca mais queria sair dali. Nesses anos de graduação, a biblioteca se tornou minha segunda casa. É meu espaço de descanso, de estudo, de encontrar os amigos para estudarmos e fazermos trabalhos e de leitura. Mais do que isso: a Bibeng é minha parte preferida em toda a UFRGS. O ambiente, os funcionários atenciosos e queridos e a estrutura me fazem sentir confortável e motivada para trilhar o caminho que a engenharia me reserva. Sem ela, sei que o caminho seria ainda mais difícil do que já é.

Luísa Lemos
Engenharia Civil

A BIBENG é um local acolhedor e agradável, onde posso estudar com toda a infraestrutura necessária: ambiente climatizado e bem iluminado, mesas e cadeiras adequadas, além do ótimo acervo disponível e internet de boa qualidade. Além da estrutura física, tornou-se uma segunda casa, pois é um local de referência entre os alunos, onde sempre podemos encontrar algum colega e trocar materiais e informações do curso. O atendimento dos funcionários é ótimo, sempre dispostos a ajudar no que for preciso e incentivando os alunos nos desafios da vida acadêmica. Tudo isso torna a BIBENG excelente, a melhor biblioteca que eu conheço dentro da UFRGS!

Caroline Machado Martins
Engenharia Civil

Ao longo da graduação, só percebi a importância da Biblioteca da Engenharia quando esta passou por uma reforma geral e foi praticamente interditada. A falta de onde estudar ficou evidente, com estudantes das engenharias inundando as bibliotecas vizinhas, corredores e bancos de qualquer canto do campus. Quando da reabertura, rapidamente as novas instalações foram totalmente ocupadas. É uma estrutura que está ao nível que os alunos e a UFRGS merecem, adequada para o aprendizado e convívio dos alunos. Um refúgio de conforto e calmaria numa região conturbada, além de uma equipe de prontidão para ajudar um graduando desesperado. Valeu por todos esses anos na Bibeng!

Bruno Uberti Souza
Engenharia Civil

A biblioteca da Escola de Engenharia contribuiu e contribui muito em minha formação acadêmica durante o mestrado e o doutorado em Engenharia Civil. Nela podemos encontrar uma infinidade de livros e periódicos novos e antigos e, se por acaso você não encontrar, as funcionárias irão te ajudar a conseguir online ou em outras instituições. Falando de funcionárias, todas que conheci são extremamente solícitas e simpáticas, sempre dispostas a nos ajudar e bater um papo. A estrutura da biblioteca está super moderna, é fácil de encontrar os livros e existem locais adequados para estudo individual e em grupo.

Helena Leon
Engenharia Civil

A BIBENG além de significar uma grande base do conhecimento da engenharia com material muito bom e concorrido por todos, especialmente pra mim foi uma segunda casa. Em boa parte da graduação morava longe do centro e dependia muito do RU, então o tempo entre as aulas e o RU, às vezes manhãs ou tardes inteiras, era vivido na BIBENG. Sou muito grato à UFRGS e aos seus servidores, especialmente aqueles que trabalham na biblioteca, pela possibilidade de usufruir do seu espaço, pois além de estudar fiz várias amizades nesse ambiente. Certamente foi um dos aspectos mais positivos da minha graduação. Obrigado por tudo!

João Paulo Mérico
Engenharia Civil

Em algum momento, durante o árduo caminho para se tornar um(a) engenheiro(a), a BIBENG se torna essencial na nossa formação. Lá encontram-se as salas para estudo (às vezes para oração também) em grupo; também os muitos e muitos livros, fontes de resolução de muitos dos nossos problemas acadêmicos. Os computadores existentes na biblioteca fazem toda diferença na hora do estudo. Além disso, sempre pode-se contar com o acolhimento e cordialidade dos funcionários, tornando o ambiente mais leve e agradável. Só tenho a agradecer por ter o privilégio de frequentar essa biblioteca! Obrigada BIBENG!

Isadora Goulart Castelli
Mestranda em Engenharia Civil e Graduanda em Engenharia Cartográfica

A Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS é uma referência na qualidade e na atualização bibliográfica. O ambiente, amplo e agradável, favorece o estudo e proporciona integração entre as pessoas. Os serviços oferecidos aos usuários são diversificados e qualificados. O atendimento é muito bom, cordial e carinhoso; a equipe não mede esforços para conseguir os documentos necessários ao estudo. Ao longo da minha trajetória na UFRGS – Mestrado e Doutorado – sempre frequentei a BIBENG com satisfação e fiz amizades que me acompanham até hoje. Parabéns a todos!

Mirtes Caron Peres Ramires
Engenharia Civil

A BIBENG é um refúgio onde podemos estudar, fazer nossos trabalhos e conviver com colegas. Considero a biblioteca essencial tanto para a busca de conhecimento quanto para momentos de descanso que abastecem nossas energias.

Kethelin Klagenberg
Engenharia Civil

Entrei no curso de engenharia mecânica em 1994, passando pela terrível década de noventa. Lembro que nesse período era difícil conseguir alguns livros, pois tínhamos poucas unidades – o negócio então era formar grupos de estudo, e o lugar certo para isso era a Bibeng. Perdi a conta de quantas vezes fui salvo na última hora por algo do tipo “bah, tu viu que vai cair tal matéria na prova?” Foi assim, inclusive, que eu me salvei em uma das disciplinas que leciono hoje. Eu me formei em 1999 e entrei para o mestrado. Nessa fase, precisei muito dos periódicos. No início ainda não tínhamos acesso a tantas bases de dados (bem no início nem o próprio periódicos capes existia), e eu precisei muito do comut, lembro que a Sílvia era a responsável na época e encontrava qualquer artigo. Depois do mestrado fui professor pros substituto, entrei para o doutorado e, enfim, voltei concursado em 2011. Foi aí que descobri a real extensão da mudança da Bibeng: a quantidade de livros, se não suficiente para todos os alunos, é beeem maior do que a disponível nos meus tempos de estudante. Quer adotar um livro texto novo? A June, que na época era a bibliotecária-chefe, te explica o que precisa resolver de papelada. Hoje em dia, quando entro na biblioteca da engenharia, fico feliz. Feliz em ver como esse espaço se modernizou (ainda que eu sinta falta dos “aquários”). Feliz em ver que o pessoal está trabalhando para manter a Bibeng cada vez mais moderna e organizada. Feliz em ver alunos estudando, ainda que em cima da hora – algumas coisas nunca mudam. E feliz em ser sempre bem recebido, com um sorriso e um bom papo, pela Verinha, que acompanhou toda a minha trajetória aqui na UFRGS. Por falar na Bibeng... Ih, tô com livro atrasado!

Heraldo José de Amorim
Docente dos Cursos de Engenharia Mecânica e de Controle e Automação

Fazendo uma associação comparativa à uma pessoa, na minha percepção sobre a escola de engenharia, a biblioteca seria como o coração de um ser vivo, cujo o sangue é o próprio conhecimento. Sem dúvida, todo o estudante de engenharia passou no mínimo algumas horas dentro na BIBENG procurando compreender as mais diversas matérias complexas que suas grades curriculares exigem. Nesse contexto, ressalta-se o carinho e a simpatia das pessoas que nos atendem, ou atenderam. O ambiente, as instalações e a organização concedem as melhores formas de aprender, individual e coletivamente. Sigo com um profundo ‘muito obrigado’ a todos que fazem a BIBENG ser o que ela é, o coração da Engenharia da UFRGS.

Uildervam Verdum
Engenharia Civil

Ao longo dos 5 anos e meio de graduação, a BIBENG teve papel fundamental na minha busca por referências bibliográficas de qualidade. Sempre fui muito bem recebido, encontrando um ambiente limpo e organizado. Agradeço muito pela existência da biblioteca e pelos profissionais que ali se dedicam para ajudar os alunos.

Jonh Lennon
Engenharia Civil

Um espaço que traz ótimas recordações. Seja pela estrutura ou pelas pessoas, é, talvez, o mais acolhedor para os estudantes da engenharia. Ao longo de toda a graduação foi um lugar para se concentrar, pesquisar e estudar. Tinha um grande diferencial no atendimento, reconhecido pelos alunos na escolha dos homenageados das formaturas de engenharia. Era uma referência para estudos e reuniões nas salas de grupos e também o local escolhido para o encerramento de eventos, como a Feira de Oportunidades da UFRGS. Porém destaco o fim do curso, quando encontrei lá um refúgio ainda maior para me dedicar durante a semana, após o estágio, no desenvolvimento do TCC, ficando até o fim do expediente e sempre contando com a cordialidade dos funcionários. A BIBENG foi, portanto, um dos ambientes mais equilibrados para se frequentar durante a vida universitária. Espero que continue em constante evolução e impactando toda a comunidade acadêmica.

Giordano Oliveira Cassol
Engenharia Elétrica

Alguns locais marcam a nossa vida, deixam aprendizados que nunca se apagam das nossas mentes, que se tornam ensinamentos que levamos para sempre conosco. A biblioteca da escola de engenharia foi um dos locais mais marcantes em toda minha formação. Foi onde pude repensar o meu lugar no mundo, onde me inspirei na educação e prestatividade de todos os funcionários que se dedicam com tanto entusiasmo e verdade ao que fazem.

Geanine Rancan
Engenharia Civil

Fiz 2 cursos na UFRGS, Matemática (1992-1996) e Eng. Mecânica (1997-2004),  depois segui no Mestrado Eng.Mecânica (2005-2009) e Doutorado Eng.Mecânica (2009-2013). Foram 21 anos de UFRGS e sem a Biblioteca da ENG seria impossível ter concluído esta jornada da minha vida. Neste mundo virtual de hoje, não consigo me adaptar sem tocar nos livros, sem estar nas prateleiras procurando. Nada irá substituir esta magia. O atendimento de vocês na biblioteca,  primeiro sempre querendo saber quem era a aluna "Carla X." Que estava sempre com tantos livros "....depois nos tornamos amigos, porque vocês ajudavam a cada busca por aquele livro que iria nos salvar de mais um desafio. Tenho muita saudade de vocês e da biblioteca, como se fôssemos uma família e que não nos vemos há tempos, porque 21 anos são um bom pedaço da vida e estas lembranças estarão sempre no meu coração.

Carla Marques Xavier
Engenharia Mecânica

A BIBENG para mim é a fortaleza do conhecimento da nossa escola que, acompanhando a evolução da engenharia, se atualiza a cada dia. Hoje, além de ser um dos mais confortáveis lugares da nossa escola e ter uma das tão queridas famílias de funcionários, dá oportunidade a todos para um igual acesso às importantes bases de conhecimento – seja com nossos queridos livros impressos, ou nossos úteis materiais digitais; a BIBENG não está mais apenas na Engenharia Nova, mas também em nossas casas através do seu portal na internet. Obrigado a todos vocês da BIBENG por este continuado suporte e carinho a nós e aos nossos materiais que trabalhamos tanto para produzir. Parabéns pelo trabalho de vocês.

Lélio Brito
Engenharia Civil

Ao longo da graduação em Engenharia Mecânica, a Biblioteca da Escola de Engenharia teve um papel fundamental na minha formação. Guardo ótimas lembranças das longas jornadas de estudos antes das provas, dos trabalhos em grupo, dos momentos de descanso entre as aulas e da ótima receptividade dos funcionários. Quando iniciei a graduação em 2010, a biblioteca era bem diferente do que é nos dias de hoje, e pude observar ao longo dos anos o espaço crescendo e se modernizando, com mobiliário novo, computadores, salas de estudo e climatização, se tornando cada vez mais aconchegante para os estudos. Além disso, a biblioteca possui um grande e completo acervo, com obras de todas as áreas da engenharia. Esse comprometimento com a qualidade e com a melhoria contínua sem dúvida é um dos fatores que colaboram para que a UFRGS seja a melhor universidade do Brasil nas avaliações do MEC. Hoje faço doutorado no Campus do Vale, então minhas visitas à BIBENG são menos frequentes, mas sempre que vou sei que encontrarei os livros que preciso, um ótimo espaço para estudos e um atendimento muito cordial.

Cristiano Baierle de Azevedo
Doutorando em Engenharia de Materiais

A biblioteca de engenharia foi fundamental para a minha formação como engenheiro civil. A disponibilidade do seu acervo permitiu o acesso a muitas obras que eu não teria condições de adquirir quando era estudante. Seu espaço físico sempre foi um convite para que nas horas vagas fizesse os meus trabalhos pendentes ou estudasse para alguma prova, sem deixar de lembrar da simpatia dos servidores que nos atendiam prontamente.

Roger Miguel Scheffer da Silva
Engenharia Civil

O lugar mais acolhedor de toda a universidade, sem dúvidas. Onde não há cobranças nem tensões. Só você, seus colegas e excelentes funcionários, não me recordo de ser tão bem atendido em qualquer outro lugar como ali, é como estar em casa, só que com muitas pessoas a sua volta. Lugar onde colegas se unem pra se prepararem pro campo de batalha, que são as provas, ali é perfeito pra isso porque estão ali com esse objetivo e não saem sem o cumprir. Lugar que vão deixar saudades, assim vou me recordar pra sempre. Sempre que passar na velha Osvaldo Aranha vou olhar para o prédio e pensar que gostaria de ainda poder aproveitar mais dessa experiência.

Thiago Longaray Gamboa
Engenharia Mecânica

Durante os 7 anos de graduação a BIBENG teve um papel fundamental na minha rotina. Mais do que um lugar de estudos desesperados nas vésperas das provas, ela também proporcionava momentos de alívio e calmaria na correria do semestre. Os funcionários sempre dispostos a nos ajudar no que fosse possível ou simplesmente emprestar seus ouvidos para as lamentações rotineiras de estudantes cansados. Lá eu podia me sentir um pouquinho de casa!

Francine Fernandes Gaedke
Engenharia Civil

Um local sério, organizado e acolhedor. Um ambiente único de aprendizagens diversas, de ensino qualificado, de amizades duradouras, de alegrias e muitos desafios.  Estas são algumas das características da Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. Durante meu trajeto nesta universidade, da graduação até a docência, tive a oportunidade e o privilégio de poder usufruir intensamente deste espaço e de acompanhar a sua estrutura até os dias atuais. Grande parte do que é oferecido hoje em matéria de serviços para a comunidade acadêmica e civil, vem de seus funcionários competentes e qualificados, os quais exercem seu trabalho de forma extraordinária no cumprimento de suas funções. Devido a boa parceria existente entre funcionários, docentes, alunos e não alunos, a Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS se destaca por ser uma referência regional e nacional no ensino, na aprendizagem e na formação do saber.

Sandro Borges
Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais. Professor Substituto da Escola de Engenharia – Depto de Materiais

Durante 6 anos frequentei a Escola de Engenharia e durante esse tempo a BIBENG foi uma segunda casa, lugar onde a gente podia correr pra pegar os últimos assuntos antes das temidas provas da engenharia, lugar onde tínhamos paz para estudar com calma, fazer os trabalhos e também dar uma descansada no sofazinho (hehe). Além de sempre ter o auxílio da equipe da biblioteca, que nos atende com muito carinho, simpatia e cuidado. Com certeza, frequentar a BIBENG marcou meus anos de graduação na UFRGS!!

Jaqueline Luz Hanauer
Engenharia Civil

A biblioteca da Engenharia é um espaço excelente dentro da Universidade e um local que estimula a aprendizagem. Ao longo dos meus anos na faculdade acabei presenciando diversas melhorias no seu espaço e diversas reivindicações aconteceram para que a Biblioteca se tornasse cada vez mais um local de excelência no espaço acadêmico. Hoje, entendo o impacto que a biblioteca teve em mim e o quanto influencia para que a Universidade seja referência em ensino.

Gabriel Mottin
Engenharia de Produção

Pra mim a Biblioteca da Escola de Engenharia foi sempre um lugar onde encontrei e fiz amigos, sejam eles estudantes ou os próprios profissionais que trabalham lá. Além de usá-la para estudar e reunir grupos de estudo, a biblioteca sempre foi meu momento de relaxamento entre uma aula e outra.

Lucas Cassel
Engenharia Civil

A Biblioteca da Engenharia foi, para mim, a 'mão amiga nas horas difíceis' durante meus 9,5 anos de graduação. A árdua tarefa de trabalhar e cursar Eng. Elétrica aqui na UFRGS não foi nada fácil, mas foi amenizada pelo apoio que obtive com a BIBENG, tanto pelo seu grandioso acervo, quanto pela presteza e simpatia de seus funcionários. Com certeza este é um dos maiores patrimônios da Escola de Engenharia! E em sinal de gratidão por esse imenso apoio proporcionado pela BIBENG doei uma série de livros que comprei para utilizar durante a minha graduação, para que possa continuar a ajudar os inúmeros alunos que se utilizam desse maravilhoso serviço.

Rodrigo de Castro Silveira
Engenharia Elétrica

Ingressei na Engenharia Civil em 2014 e logo a BIBENG se tornou referência para obter o material necessário para meus estudos. Em 2018, após um período de licença-saúde, a Vera me deu muito apoio para eu recomeçar minha jornada. Mais que uma colaborada, ela é uma pessoa muito especial. Além de oferecer vasta bibliografia, a BIBENG é um refúgio nos momentos difíceis e um ótimo ponto de encontro antes do almoço!

Helton Casagrande Clossi
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia é um local muito aprazível, atualizado e receptivo. Possui um ótimo acervo físico, contando desde os antigos grandes tomos e tratados atemporais aos opúsculos e obras atuais. Atende tanto fisicamente quanto virtualmente, contando com uma grande quantidade de materiais e serviços digitais que amplificam e potencializam o alcance do conhecimento para estudantes, pesquisadores e professores envolvidos. Com funcionários atenciosos e um acolhedor local para estudos e convivência, a Biblioteca da Escola de Engenharia é parte fundamental da Universidade.

Renato Vaz Linn
Professor Adjunto Departamento de Engenharia Civil UFRGS

A BIBENG pra mim é um dos lugares que mais me sinto em casa no Campus Centro. Seja para estudar ou descansar um pouco, sei que sempre serei bem recebida. Passar tantas horas estudando na BIBENG fez também com que eu desenvolvesse um vínculo com os funcionários, o que ajuda muito nas semanas de prova e correria do semestre: ter alguém nos recebendo com um oi animado e carinhoso.

Raquel Rodrigues
Engenharia Civil

De semestres conturbados e instáveis àqueles confortáveis e inocentes, a famosa Bibeng sempre foi uma constante, um local de refúgio e conhecimento, como toda biblioteca sempre foi, todos os dias contando com pelo menos uma pessoa super simpática e disponível para ajudar a quem precisasse. Seja para pegar os grandes e pesados livros das cadeiras, se encontrar com amigos para estudar, ou simplesmente matar um tempo entre aulas e vagar pelos corredores silenciosos lendo a lombada dos livros em busca de algo instigante, a Bibeng sempre estava lá, e me ajudou a construir memórias e sentimentos importantes para mim no decorrer do meu curso.

Alexandre Stefanno Menegazzo
Engenharia Mecânica

Frequentar a Biblioteca da Escola de Engenharia (BIBENG) da UFRGS possibilitou ampliar os horizontes e o potencial de desenvolvimento de minha pesquisa científica. Iniciei minha pós-graduação em 2002 e a orientação dos técnicos e dos bibliotecários sempre foi fundamental para o uso da bibliografia correta e aquisição de artigos científicos pelo sistema de comutação (COMUT), que era custoso e levava alguns dias para a chegada dos materiais. Terminei meu doutorado em 2007 e muitos avanços ocorreram na BIBENG com a ampliação do acervo, incremento na acessibilidade para pessoas com deficiência e implementação de recursos digitais que tornam a informação prontamente disponível. Agradeço imensamente a UFRGS e a BIBENG por proporcionarem recursos e infraestrutura adequada que auxiliaram imensamente na minha formação acadêmica e na minha formação como cidadão.

Elvis Carissimi
Professor na UFSM

Bom, o que posso dizer para os novos bixos de engenharia? Tenham persistência. A engenharia vai ser dura com vocês, mas a evolução que vocês terão será mágica. Meus oito anos de graduação comprovam isso. Vocês, assim como eu, são o futuro do Brasil. E não esqueçam de passar parte do dia na biblioteca, é um lugar especial do trajeto de vocês.

Raul Viacelli Pontello
Engenharia Civil

Só tenho lembranças ótimas da Biblioteca da Escola de Engenharia: da equipe de funcionárias e funcionários tão eficientes e amigáveis, do silêncio em meio à agitação da faculdade e de tudo que aprendi. Frequento aquela ilha de conhecimento desde 2001, quando comecei a graduação em Engenharia Civil. Aprendi muito lá dentro e com o material a que lá tinha acesso. No começo, estudava com os livros, depois com os periódicos e agora com todo o acervo físico e digital. É muito gratificante ter acompanhado as transformações e adequações que a biblioteca sofreu e ainda hoje poder usufruir de tudo que oferece. Tenho certeza de que a biblioteca continuará sendo um dos principais locais de aprendizado da vida acadêmica.  

Lucas Festugato
Docente do Departamento de Engenharia Civil

A Bibeng é possuidora de um vasto acervo de obras necessárias para a graduação, que foi meu caso. No período em que fui aluno, sempre que os professores indicavam uma bibliografia, eu saia da aula e já retirava o livro que eu precisava. Nesse sentido a Bibeng foi quem propiciou o auxílio para a obtenção do conhecimento necessário para o curso, sem falar no espaço destinado ao estudo que foi de importância incalculável.

Alexandre Moretto
Engenharia Civil

Nada chega perto do carinho de ter sido a mascote desse lugar quando pitoca e ter tido o prazer de conhecer tanta gente especial! Me criei entre os corredores e a sala da Verinha, sem dúvidas a melhor e mais acolhedora biblioteca da UFRGS.

Natália Ximeno
Usuária externa

Como não homenagear ou esquecer da biblioteca da UFRGS. Parte integrante da minha formação e auxiliar na minha estruturação como pessoa. Conheci pessoas, em especial a famosa e querida Verinha, com a qual permanece uma amizade mais que bacana. A biblioteca é um lugar de concentração, estudos e aconchego em momentos de reflexão. Desejo aos próximos formandos que tenham da biblioteca as melhores recordações como as que carrego comigo até hoje. Aos administradores e colaboradores, minha admiração, grande beijo a todos.

Sílvia Ximeno
Engenharia Civil

A BIBENG teve grande importância na minha formação acadêmica e profissional, especialmente pelo excelente acervo e por disponibilizar acesso às mais diversas bases de dados. Os funcionários são atenciosos e competentes, estando sempre dispostos a ajudar, seja para sanar alguma dúvida ou para auxiliar na localização de publicações, por mais antigas que sejam. Também é um ótimo local para estudo, já que o ambiente é limpo, silencioso, e, não menos importante, climatizado. Além disso, chegar à EE e ver a Sra. Vera acenando lá de dentro já melhora o dia de qualquer um!

William Fedrigo
Doutorando em Engenharia Civil

Ingressei na UFRGS em 1994, no Curso de Engenharia Civil. A Biblioteca, localizada no prédio da Engenharia, foi um espaço de referência na minha vida acadêmica. Os estudos eram realizados de forma individual ou em grupo (na maioria das vezes, principalmente nas disciplinas básicas do curso). A biblioteca, com um excelente acervo, somado a dedicados funcionários, contribuiu de forma representativa para minha formação. Importante espaço que utilizei também quando cursei o Mestrado e Doutorado em Engenharia. Quando precisávamos de um artigo científico no mestrado, que não havia na biblioteca, havia um setor que pesquisava e solicitava o artigo, independente se no Brasil ou no exterior, contribuindo de forma importante para as pesquisas científicas. Parabenizo e agradeço a Biblioteca da UFRGS, em especial aos funcionários, o importante suporte que tive para meus estudos e pesquisas acadêmicas.

Alexandre Silva de Vargas
Engenheiro Civil. Professor na Universidade Federal de Santa Maria

Em minha passagem pela Ufrgs, a biblioteca foi fundamental para o meu crescimento, mas se engana quem pensa que foi somente por causa dos livros, foi também por causa das amizades, principalmente com as pessoas que fazem funcionar esta estrutura maravilhosa tornando-a um lugar especial.

Luizmar da Silva Lopes Junior
Doutor em Engenharia/Geotecnia. Professor da Universidade de Passo Fundo.

Meu nome é Yuri, formando em Engenharia Elétrica da turma de 2012/2. Durante a graduação e posteriormente no mestrado, frequentei diversas vezes a Biblioteca de Engenharia, seja para realizar algum trabalho em grupo, seja para estudar para as provas. Nesse tempo acompanhei algumas obras realizadas na Bibeng, e vejo hoje que a estrutura física teve um salto de qualidade, embora seja perceptível que é necessário manter investimentos para manutenção e melhoria da infra-estrutura. Na biblioteca existem bons livros, alguns livros antigos e raros de elevada qualidade, livros novos em considerável quantidade, e principalmente uma diversidade boa de livros, o que torna o acervo bom, valioso e único. Não posso deixar de observar que o(a)s funcionário(a)s da Bibeng são extremamente comprometidos e acessíveis no auxílio aos estudantes, o que torna esta biblioteca um local valoroso na busca pelo conhecimento.

Yuri Solis Stypulkowski
Engenharia Elétrica

A BIBENG é um segundo lar. Encontramos apoio nos piores momentos e sorrisos nos melhores. É um local acolhedor, onde cada dia que passo por lá agrego conhecimento de vida. Sou muito grata por encontrar pessoas tão maravilhosas e sempre dispostas.

Lilian Alle
Engenharia Mecânica

A Bibeng para mim é um local que além de abrigar muito conhecimento também abriga os alunos. Muitas vezes a biblioteca já me abrigou na busca por conhecimento, ou até mesmo sendo um local para descansar. Lá também encontro amigos, todo o time dos funcionários, que são sempre muito simpáticos e dispostos a ajudar os alunos com qualquer dificuldade que tenham.Também é lá que vou quando preciso ficar em algum lugar nos longos intervalos entre as aulas, posso ler, escutar música, estudar ou fazer trabalhos.

Lara Cassol Zimmermann
Engenharia Mecânica

A Bibeng é um espaço de encontros, seja nas salas reservadas, nos computadores, nas mesas de estudos ou sala de videoconferências. Possibilita fácil acesso às obras, sem contar o atendimento sempre cordial e muito solícito. Como pesquisadora do GRID (Grupo de Gestão de Riscos de Desastres) participei de muitas reuniões e encontros importantes nos agradáveis espaços da Bibeng, que sempre se apresentou como uma excelente alternativa para esses encontros. Num mundo com muitos encontros virtuais, eu diria que a Bibeng é um lugar de encontros reais.

Cristiane Pauletti
Doutora em Engenharia Civil. Docente da Ulbra

Ao opinar sobre a biblioteca, posso declarar que a forma de funcionamento é excelente e moderna. A tecnologia de funcionamento à cartão para locação e devolução menos burocrática com uso de scaneamento traz segurança e conforto aos usuários. Declaro também que é interessante o levantamento que fazem para saber o que os leitores tem buscado mais atualmente. Essas formas de controle e inovações são boas formas de influenciar aos alunos a se dirigirem a estes locais. Quanto aos livros de engenharia, sinto falta um pouco de livros geotécnicos nacionais. Existem editoras brasileiras que tem publicados bastantes livros mais atualizados com novos sobre os assuntos, como por exemplo a Oficina de textos... Acredito que o acervo poderia ficar mais amplo trazendo novos autores e despertaria a curiosidade dos leitores quanto às mesmas.

Tennison Freire
Engenharia Civil

A BIBENG foi muito importante ao longo da nossa formação. Adoramos livros, por isso, dar uma olhadela no acervo da biblioteca era uma diversão. Para nós, a biblioteca representa um ponto de encontro para estudar, mas também um local de descontração. Passávamos muitas horas estudando e sempre nos sentimos abraçados pelos funcionários - em especial a Vera, sempre disposta a bater um papo conosco - tornando a biblioteca um espaço diferenciado!

Anna Celia Maggi e Breno Pacheco
Engenharia Mecânica

Conheci a biblioteca da engenharia ainda na versão antiga, quando tinha poucas mesas para o estudo. Entrei na UFRGS em 2011 e me formei em engenharia mecânica no final de 2017 e nesses 7 anos de faculdade perdi as contas de quantas tardes passei na biblioteca da engenharia: desde os cálculos diferenciais até às últimas cadeiras da Eng. Mecânica. Foram bons (alguns não tanto hehe) momentos de estudo nesse ambiente. Vera sempre me recepcionou com muita simpatia e sempre muito alegre!

Laura Casagrande Testa
Engenharia Mecânica

Para mim, ex-aluno, ficou um grande carinho pela Bibeng. Lá sempre foi meu refúgio para estudar, descansar e conversar com a Vera, cuja sensibilidade e cortesia com os alunos são fundamentais para conseguir superar as demandas da engenharia. Fica agora a saudade da biblioteca, do curso de Eng. Elétrica não, mas da Vera e da Bibeng, fica, sim, a saudade!

Leandrisson Morato
Engenharia Elétrica

O que a Biblioteca da Engenharia significou para mim? 1) Acervo bibliográfico rico e atualizado; 2) Lugar tranquilo para estudar; e 3) Em especial um lugar de encontrar amigos. Um lugar onde os funcionários amam o que fazem. Um lugar feliz! Nos anos longe de casa, período de mestrado e doutorado, a biblioteca da engenharia da UFRGS me fazia sentir em casa, principalmente quando encontrava a Vera, cujo sorriso alegrava e ainda alegra nossos dias. Obrigada a todos os funcionários da Biblioteca da Engenharia!

Adriana de Oliveira Santos Weber
Doutora em Engenharia Civil pela UFRGS. Docente da Universidade Federal de Alagoas.

A biblioteca da engenharia foi de grande importância para minha formação. Um ambiente que, além de buscar informações, é muito aconchegante para as maratonas de estudo. Com um acervo vasto, onde encontramos todos assuntos relacionados a engenharia. Desenvolve valores essenciais para o bom convívio social com solidariedade, cuidado, tolerância, por meio de interação com os outros cursos da UFRGS.  Foi um dos lugares que mais frequentei em minha graduação.

Auri Maciel Junior
Engenharia Mecânica

A biblioteca de Engenharia da UFRGS é mais do que uma biblioteca para mim. É um local onde me sinto confortável de estar durante o período das aulas. Lugar onde aprendo,discuto, pesquiso, ensino e sou ensinada. Com uma ótima infraestrutura, impossível não gostar de estar e estudar ali. Que ela continue sempre neste padrão para motivar os alunos de engenharia e seguirem nos seus cursos estudando firmes e fortes!

Júlia Caletti Silveira
Engenharia Mecânica

A muito tempo atrás, antes do Google e demais facilidades da Internet, o conhecimento estava guardado em um local especial: A Biblioteca! Nesta época, os Bibliotecários e auxiliares, eram os guardiões da informação, acumulada em livros, revistas, teses e artigos. Frequentemente, como jovens sonhadores, passávamos horas e horas estudando na Biblioteca, buscando o conhecimento que hoje justifica nossos Empregos e atividades correlatas. O apoio e as facilidades fornecidas na época, foram cruciais para a consolidação de muitas carreiras e desenvolvimentos. Apesar de essa história fazer parte de um passado distante (meados de 2000), a Biblioteca continua ocupando um importante papel na vida universitária. Certamente, muita informação está disponível na internet, porém, dispersa entre uma enorme quantidade de “Fake News” e desinformações. É preciso, cada vez mais, valorizar os espaços voltados para a difusão de conhecimento e, principalmente, atentar para a importância que esse conhecimento terá nas atividades futuras!  

Carlos O. D. Martins
Engenheiro de Materiais (Turma de 2001) Mestre (2004), Doutor (2008) e Pós-Doutor (2010) formado na UFRGS (com muito orgulho e gratidão). Professor da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Laboratório de Análise de Integridade Estrutural de Sergipe

A biblioteca da escola de engenharia é um ambiente agradável, um lugar onde encontro ânimo para executar trabalhos difíceis, pesquisas e estudos sabendo que tenho a disposição: mesas, computadores, Internet e acervo de livros de qualidade. Apesar de algumas vezes se mostrarem insuficientes em número (seja livros ou computadores, ou até mesmo mesas), a biblioteca atende as necessidades da graduação de maneira satisfatória.

Jeferson Pappin
Engenharia Elétrica

Desde quando ingressei na UFRGS em 2008, a biblioteca foi essencial pro meu crescimento profissional e pessoal. Seu acervo e seus funcionários ali presentes, diariamente, são diferenciais pra nós, até então, alunos. Sou muito grato a todos e a tudo ali vivido e aprendido! Um grande abraço a todos!

Rodrygo Spolidoro
Engenharia de Produção

Ao longo dos anos de formação na faculdade e mestrado muitas horas de estudo formam demandadas e a biblioteca da escola de engenharia sempre foi o local favorito. Repeti tantas vezes que a melhor cadeira para estudar era a da biblioteca da engenharia que até hoje minha irmã me questiona se já achei outro local melhor para estudar. Sempre lembro das tardes de estudo sozinha preparando o TCC, dos estudos em grupo com os colegas de curso para as provas ou as horas sentadas no chão entre as estantes procurando o livro que definitivamente esclareceria as dúvidas que persistiam. Nos dias difíceis a receptividade dos funcionários e estar em um local com outras pessoas que independente da matéria também estavam na mesma busca de aprender sempre foi um acalento. Só agradeço por todos suporte ao longo dos anos de faculdade a boa estrutura do ambiente e a dedicação de todos os funcionários.

Luana S. de Oliveira
Engenharia de Materiais

Eu fui um frequentador assíduo da Biblioteca de Engenharia (BIBENG) durante os períodos de mestrado e doutorado na UFRGS. A BIBENG tornou-se ao longo do tempo um dos meus espaços preferidos na universidade pela qualidade de infraestrutura e excelente atendimento. A biblioteca possui um extenso e excelente acervo de livros, artigos e revistas que convida o estudante a descobrir e explorar tanto para estudos como para realização de pesquisas. Nos momentos que não encontrei os documentos desejados, o serviço de comutação bibliográfica da BIBENG foi impecável e atencioso na busca destes materiais através dos seus parceiros nacionais e internacionais. Esse é um dos serviços que gostaria fortemente de recomendar aos estudantes de mestrado e doutorado a explorassem ao máximo. Além dos materiais de ensino e pesquisa, fiz uso inúmeras vezes dos computadores, scanners e fotocopiadoras que a biblioteca coloca a serviço dos estudantes. Por fim, é importante enaltecer e parabenizar a equipe da BIBENG pelo brilhante atendimento quotidiano que torna a nossa caminhada acadêmica mais fácil, alegre e enriquecedora.

Naloan Coutinho Sampa
Engenharia Civil. Professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSC

Difícil colocar em palavras o que a Bibeng significa na minha vida. Afinal, são tantos anos de convivência e os papéis foram se alterando. Tudo começou na graduação, há muitos anos atrás, onde a biblioteca da engenharia, além de um local de consulta aos livros (Não existia internet naquela época), era um espaço para reuniões de grupos de estudo e realização de trabalhos. Muitos anos depois, durante o mestrado e o doutorado, o papel da Bibeng foi outro. O auxílio veio não só através do material de consulta, mas através do auxílio na construção do referencial teórico e na correção das referências bibliográficas dentro das normas. Tudo sempre realizado com muita solicitude, muito amor e um sorriso no rosto. Hoje, além do cadastro das minhas publicações, a Bibeng oferece espaço para vídeo conferências, sempre com apoio técnico, o que me resolve muitos problemas, quando não consigo realizar meetings de forma presencial. Não tenho como descer as escadas do prédio e não parar ali para deixar um abraço afetuoso no pessoal de apoio. Muito obrigado a todos!

Paulete Schwetz
Docente do Design

A biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS faz parte da minha vida há 20 anos, desde o início da minha graduação, em 2000. Ela foi, e ainda é, importante não somente pelo amplo leque de bibliografias disponíveis, ou pelo ótimo espaço físico, mas também pelo excelente convívio e carinho das bibliotecárias com os alunos. Na BIBENG encontrei carinho sempre, principalmente nos momentos que a saudade da família aumentava. Lembro-me de vários momentos de conversa com a Verinha, momentos que recebi muito suporte emocional. Lembro-me também da busca por uma referência que não estava disponível nas bibliotecas da UFRGS e, através dos funcionários de nossa querida BIBENG, a mesma veio do Rio de Janeiro (isto, em anos que o fluxo de informações não era tão acessível). Até hoje, quando vou até o prédio “novo” da engenharia, faço uma visita, para diminuir a saudade e trocar abraços calorosos. Eu muito obrigada por tudo isto, com certeza vocês fazem a diferença.

Luciane Fonseca Caetano
Pesquisadora LEME/UFRGS

É uma grata satisfação poder expressar o significado da Biblioteca da Escola de Engenharia para mim! Entrei na UFRGS no ano de 2000. Na época, com poucos recursos, comprar um livro ou a disponibilidade de versões digitais através do sistema da universidade era algo praticamente impossível. Durante o mestrado e parte do doutorado, o acesso a periódicos só era possível através da biblioteca e do sistema de comutação entre bibliotecas. Não apenas em função disso, mas também pela possibilidade de utilizar o espaço físico para os estudos, a biblioteca da escola foi importantíssima na minha formação e na minha vida. E o que falar sobre os funcionários sempre atenciosos e buscando auxiliar em todas as necessidades! Sou eternamente grata por tudo o que recebi e ainda recebo da nossa querida BIBENG!

Vanessa Pasa Dutra
Docente do Departamento de Engenharia Civil

Minha história com a biblioteca da Engenharia é antiga, desde 1995, quando eu tinha 16 anos e estava começando a graduação em Engenharia Civil. Passava muitas horas lá, não só estudando e fazendo trabalhos, mas também dando uma descansada entre uma aula e outra. Depois, nos tempos do Mestrado e do Doutorado, a biblioteca foi fundamental. Muitos dos artigos e livros importantes para minha dissertação e tese consegui através do “COMUT” da biblioteca. Em 2005 concluí o Doutorado, mas a história não terminou aí. Logo em seguida comecei a estudar para o concurso para Professora e novamente a biblioteca foi importantíssima para a minha formação e aprovação no concurso. Ainda me lembro da mala cheia de livros que peguei na biblioteca para estudar! E hoje, após todos estes anos como docente, continuo tendo um carinho enorme pela nossa biblioteca e sempre saliento a sua importância para meus alunos de graduação e pós. Gostaria ainda de ressaltar o excelente trabalho de toda a equipe da biblioteca, em especial da Vera, que desde o meu início como aluna de graduação sempre foi muito atenciosa. Não é ao acaso que nas formaturas que fui paraninfa ou professora homenageada, a Vera estava lá como funcionária homenageada.

Letícia Fleck Fadel Miguel
Professora do DEMEC, do PROMEC e do PPGEC da UFRGS

Com certeza a biblioteca da Engenharia da UFRGS tem um espaço especial nas minhas lembranças da universidade. Além da diversidade de livros, o espaço sempre disponível para os estudos e as salas para as reuniões fizeram diferença. Também sou muito grata a toda a equipe que trabalha no local, que sempre com muito carinho e atenção, me ajudavam a encontrar aquele livro que faria diferença nos estudos.

Jéssica Moraes
Engenharia Civil

Desde o início da graduação, a BIBENG tem se tornado, aos poucos, um lugar muito especial para mim, seja pela qualidade da estrutura oferecida aos estudantes, seja por seus funcionários que, para além disso, se tornaram importantes amigos durante essa jornada, deixando-a, sem dúvida, mais leve. Agradeço, de coração, pela contribuição imensurável não só à minha formação, mas também a de meus colegas e das próximas gerações de engenheiros.

Gustavo Eduardo Rheinheimer
Engenharia Civil

Brevemente, vim de uma família sem muito suporte financeiro para financiar minha graduação, então fui objetivo e estudei focando na UFRGS. A importância da biblioteca para um aluno de engenharia, sem um suporte financeiro para comprar os livros, é essencial, pois não há como estudar sem os livros até porquê as referências obrigatórias das disciplinas geralmente são de difícil acesso pela internet, mas nada impossível de encontrar. A UFRGS NUNCA DEIXOU faltar nada em termos de disponibilidade e acesso, o serviço sempre foi POUCO burocrático e com muita eficiência por parte dos funcionários. A infraestrutura das bibliotecas são praticamente de primeiro mundo mesmo. Tem computadores, salas limpas e com mesas grandes, limpeza e organização em dia, realmente tudo nos trinques. A parte humana: acabei fazendo muitas amizades com os funcionários, a Vera em particular se tornou uma mãezona na biblioteca do centro, eu nunca fui desrespeitado ou coisa do tipo, bem pelo contrário, sempre demos boas risadas. E por fim, eu sou realmente muito grato pela transformação que sofri nessa universidade, as lutas são grandes mas as vitórias são bem maiores. Todo esse conjunto nos torna seres humanos implacáveis e prontos para qualquer coisa no mundo lá fora. Meu muito obrigado a vocês da biblioteca que fazem tudo isso acontecer e tornam nossa vida mais rápida e prática.

Djonatas Luersen
Engenharia Mecânica

A biblioteca de engenharia foi muito importante para minha formação acadêmica e profissional. Durante a graduação e o mestrado sempre busquei lá livros e artigos que precisava. Todas as atendentes sempre foram muito atenciosas e prontas para ajudar (inclusive sendo até nossas psicólogas algumas vezes ouvindo nossos choros). As áreas que disponibilizam para estudos também sempre utilizei muito, desde para estudar antes de provas, quanto para trabalhos em grupo.

Débora Fonseca Alves
Engenharia Civil

A Biblioteca da UFRGS foi de marcante no meu crescimento acadêmico. Lá estudei muito, mas também fiz dezenas de amigos. É um espaço incrível e de extrema importância para qualquer aluno que deseja ampliar o seu conhecimento nas disciplinas semestrais. Agradeço a todos os funcionários que conheci durante os meus anos de graduação e os amigos que lá fiz. Irei sempre lembrar com carinho do silêncio mas também das risadas que lá dei.

Gabriel Menoni
Engenharia Mecânica

A Bibeng fez parte da minha trajetória de graduação dentro da UFRGS. Sempre foi um ambiente acolhedor, organizado e com funcionários dedicados a proporcionar a melhor experiência para os alunos. Guardo com muito carinho todos os momentos de estudos e aprendizados com colegas dentro da biblioteca, que fez parte da minha formação como Engenheira Civil.

Bianca Morandi Da Silva
Engenharia Civil

Minha caminhada dentro da Ufrgs teve nas Bibliotecas do Campus Central um local de muito acolhimento. Além dos livros e artigos disponíveis e organizados, era local de estudo, de descanso e trabalho. Mais especialmente na BIBENG, foi onde estudávamos em grupo com os colegas de início de curso, depois onde fiz a entrevista com os professores que me selecionaram para um intercâmbio e no final onde escrevi uma boa parte do meu TCC. Das funcionárias e funcionários nos atendendo com sorrisos até as cadeiras confortáveis e o ar condicionado, tenho lembranças muito carinhosas desses espaços! Espero que sejam mantidos com dedicação e responsabilidade pela Universidade.

Mateus Coimbra Gus
Engenharia Mecânica

BIBENG, um recanto para os estudantes. Na minha formação, como Engenheiro Civil, tenho a completa tranquilidade de afirmar que a Biblioteca da Engenharia foi um agente fundamental em toda a minha trajetória. Lembro que meu primeiro livro foi de física para o segundo semestre, já o último a devolver foi um livro em inglês que utilizei no TCC sobre projeto geométrico de rodovias. A BIBENG me ajudou muito! Foi nela que me reuni com grupos de trabalhos, foi nos seus computadores que enviei cedo tarefas do Moodle para ficar livre e viajar nos finais de semana, foi nas suas televisões do lounge que assisti a jogos da Copa do Mundo antes de começar as aulas... Sim, estudei e relaxei ali, tudo na BibEng e suas cadeiras super confortáveis (nem parece a engenharia "nova"). Obrigado BIBENG, tu és uma personagem da minha vida.

Paulo Henrique Passos
Engenharia Civil

Um espaço de concentração é como eu gostaria de descrever a Biblioteca da Escola de Engenharia. Concentração de estudantes com um objetivo em comum: se formar engenheiros. O ambiente da BIBENG oferece condições estruturais para estudo individual ou em grupo, acomodando a comunidade acadêmica para estudar, ler e aprender, com o suporte de uma equipe de profissionais competentes e solícitos. Por isso, a cada visita saímos de lá mais desenvolvidos, mais próximos da carreira que buscamos.

Ezequiel Eric Olejaz Freire
Engenharia de Controle e Automação

A simpatia pela BIBENG já começa do lado de fora, até mesmo quando somente passamos por ela e somos presenteados com o adorável sorriso acolhedor da Verinha. Em seu interior encontram-se funcionários cordiais e prestativos, além de acervo bibliográfico vasto e organizado. O ambiente é silencioso e fresco, com poltronas, computadores e salinhas convidativas para estudos e realização de trabalhos. A Bibeng é um local que une literalmente o útil ao agradável! Gratidão por este espaço e pelas pessoas que tornam esse lugar tão especial!

Graciela Verdum
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia consegue prover serviços de alta qualidade à comunidade. Oferece um ambiente limpo, climatizado, bem equipado - com servidores e bolsistas solícitos, educados e competentes, computadores atualizados além, obviamente, de seu acervo. Apesar das dificuldades que a universidade enfrenta - com o congelamento dos investimentos e posteriormente alguns cortes de verbas - a Biblioteca da Escola de Engenharia se modernizou e melhorou a qualidade do serviço que entrega à comunidade. Sem dúvidas sou um privilegiado por ter usufruído seus ótimos serviços.

Bolívar Neto
Engenharia de Produção

A Bibeng é muito importante para os alunos da engenharia. Lá, além dos livros, encontramos um ambiente acolhedor e uma equipe muito simpática e disposta a nos ajudar. A biblioteca é um lugar garantido para os estudos e até mesmo para poder passar o intervalo entre as aulas. Ela está sendo muito importante para auxiliar na minha formação.

Alice Caurio
Engenharia de Energia

Meu nome é Carolina e sou do curso de Engenharia Elétrica, a BIBENG tem um papel muito importante para mim e para os alunos da engenharia. Só de estar no ambiente da biblioteca me motivo a estudar vendo todos aqueles alunos concentrados estudando. Essa estrutura é fundamental para o aprendizado, bem como os muitos livros que temos acesso e o atendimento para encontrar o livro de determinado assunto específico. Assim, gostaria de aproveitar para dar os parabéns à toda equipe que mantem a biblioteca, que continuem o ótimo trabalho.

Carolina Sagrilo Fortuna
Engenharia Elétrica

Durante a graduação em Engenharia Civil a biblioteca passou por uma reforma e ao final dela estávamos ansiosos para utilizar as novas estruturas.Ficou muito bem organizada, além de linda: um lugar muito agradável para estudo. O espaço se tornou bem concorrido, então tentava chegar cedinho. Os funcionários da biblioteca sempre foram muito atenciosos, em especial a Vera que fazia a gente se sentir em casa. Além de tudo isso, o acervo é único:  muitos livros eu só encontrei na biblioteca da Engenharia. Livros históricos, clássicos da Engenharia que demonstram a importância de manter uma biblioteca como esta em boas mãos. Com certeza passei muitos bons momentos na biblioteca durante a graduação, mestrado e como professora.

Rebeca Jéssica Schmitz
Engenharia Civil

Quando eu penso em estudar no campus do centro da UFRGS, eu imediatamente penso na Biblioteca da Escola de Engenharia. O acervo físico e digital é bastante amplo, oferecendo material supletivo as aulas, mas também para pesquisas extracurriculares. O ambiente é bastante confortável, seja para estudos individuais ou em grupo, seja para utilizar os computadores do local ou particulares, seja para ler ou fazer anotações. A biblioteca é também um ótimo lugar para relaxar um pouquinho. O local oferece poltronas confortáveis, livros de lazer e tabuleiros de xadrez, além de um ambiente silencioso. Soma-se a isso uma equipe super simpática e muito eficiente, um ar-condicionado bastante refrescante, cadeiras bem confortáveis, iluminação adequada para leitura, uma decoração limpa... Para mim, a BIBENG representa um ambiente acolhedor e agradável onde é possível escapar do agito do campus, e, por isso, é um dos meus locais favoritos na UFRGS.

Guilherme Beal
Engenharia de Controle e Automação

A Biblioteca da Engenharia é um dos principais espaços da universidade que contribui na nossa formação como futuros engenheiros. Sendo mais do que um local onde são armazenados livros, nela os alunos também podem se reunir para explorar, interagir, aprender e ensinar. Nesses três anos de UFRGS, a BIBENG me ajudou na produção de um artigo (já que os computadores possuem acesso livre a conteúdos, que são, em sua maioria, pagos), na busca por conteúdos que não se encontravam na biblioteca, além de me auxiliar com diversas questões da universidade.

Dimitrius Cardoso
Engenharia Civil

A biblioteca da Engenharia é um local especial para mim, que frequentei com regularidade desde o dia da re-inauguração até após a graduação. Sendo uma aluna com poucos recursos encontrei na biblioteca um local seguro para estudar, fazer os trabalhos em grupo e passar o tempo entre uma aula e outra. Às vezes, eu passava na biblioteca apenas para dar um "Oi" para a Sra. Vera, pois nos dias de nervosismo e preocupação era possível se sentir acolhido graças as boas palavras dela para nos motivar.

Fernanda Ribas Tweedie de Mattos Lemonje
Mestranda de Engenharia de Materiais UFRGS

A Biblioteca da Engenharia é muito mais do que um local para a retirada de livros, é um lugar onde me sinto bem graças às pessoas que lá trabalham. Raramente não encontramos algum livro que serve como referência, mas em todas as vezes encontramos carinho e uma boa conversa. Ao mesmo tempo em que atende minhas necessidades como aluno, devido à solicitude das funcionárias e dos bolsistas, da disponibilidade de livros, de um ambiente agradável e com ótima infraestrutura, também torna-se um lugar aconchegante para estar ou mesmo dar uma passadinha entre as aulas para um oi rápido ou uma conversa com a Verinha, inclusive sobre futebol. Na minha opinião, a Biblioteca de Engenharia está muito bem guarnecida e amparada por todos os envolvidos.

Bruno Nazario Fabris
Engenharia de Produção

A Bibeng - sem querer puxar o peixe para o meu lado - é um dos melhores locais para estudar dentro da UFRGS, o ambiente é muito confortável, convidativo e possui um espaço bem amplo com diversos computadores à nossa disposição. A temperatura é sempre agradável (algo que é muito importante pra quem fica lá dentro várias horas em frente aos livros ). No entanto, além de todo bem-estar que é proporcionado pela biblioteca, há principalmente o tratamento oferecido pelos servidores, que é de total atenção e proatividade. Todas as vezes que precisei de qualquer tipo de ajuda, sempre se apresentaram solícitos e nunca demonstravam falta de vontade ou indiferença no tratamento comigo ou colegas que estavam juntos. A biblioteca faz grande parte na formação de qualquer aluno, e quando ela possui uma ótima estrutura de equipamentos e bom atendimento, facilita muito para quem almeja a formação dentro da UFRGS. É bem raro encontrar alguém que reclame da infraestrutura da Bibeng ou das pessoas que nela estão prestando serviço, eu, particularmente, nunca ouvi nada a respeito. Agradeço, sobretudo, à Vera Lucia, que sempre nos recebe com sorriso autêntico, dando-nos sempre um bom dia de incentivo pra cada vez que entramos para estudar longas horas ou, até mesmo, quando precisamos apenas  locação de um livro. Seria bastante negativo imaginar uma biblioteca sem esse tipo de atendimento prestado por todos que compõe a biblioteca da engenharia, afinal, convivemos muitas horas com outras pessoas, e todo meio sociável precisa de harmonia e lá, com certeza, é o lugar certo! Como já dizia Albert Einstein: “A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar”.

Dionatan William Leal da Silva
Engenharia Mecânica

A biblioteca da escola de engenharia da UFRGS foi um espaço que tive o privilégio de usufruir, foram muitas horas de estudo e consultas, sempre buscando a construção do conhecimento. Uma Universidade de excelência com a nossa só é possível com recursos humanos de qualidade. O caso da biblioteca não é diferente, pois os profissionais que lá prestam serviços sempre demonstraram muita competência e presteza para um melhor atendimento ao seu público. Agradeço a biblioteca pela sua contribuição na minha formação como engenheiro civil, em especial a Vera que sempre dispensou um tratamento diferenciado nos atendimentos, seja num simples bom dia, ou na busca de um livro difícil de encontrar.

Alisson Sauer
Engenharia Civil

Ainda que tenha demorado alguns semestres desde o início da faculdade para começar a frequentar a biblioteca da engenharia, ela acabou de tornando parte da minha rotina como estudante. Seja para retirar algum livro, ter algum lugar sossegado para estudar, ou até mesmo encontrar alguns colegas de curso, na luta pelo semestre. Fico feliz de ter começado a frequentá-la, e meu único arrependimento é não tê-lo feito mais cedo.

Bernardo Lorini Letsch
Engenharia Mecânica

A biblioteca da Engenharia é o meu lugar de estudo e também de lazer. Muitas vezes temos que passar o dia inteiro na faculdade e a biblioteca é o melhor lugar pra passar o tempo, pelo seu conforto e silêncio.  É o lugar onde posso também descansar entre as aulas aproveitando os famosos sofázinhos. A Biblioteca da Engenharia tem tudo o que preciso para os meus estudos, descanso e lazer.

Bianca Araujo
Engenharia de Energia

Durante a graduação em Engenharia Elétrica, a biblioteca da Escola de Engenharia foi como uma segunda casa pra mim. Durante a época de provas passava boas horas ali, sozinho no silêncio do ambiente ou com os colegas reunidos nas salas de estudo. Mesmo com a crescente onda de smartphone e a massiva onda de informações digitais, a biblioteca mantinha-se atualizada, tanto que muitas das bibliografias utilizadas no meu trabalho de conclusão estão disponíveis na biblioteca, ou através das mídias digitais que temos acesso através dela.  Agora, durante o mestrado, minhas idas à biblioteca continuaram no mesmo ritmo, estou toda hora consultando livros para complementar minha formação, e buscar referencias para a dissertação de mestrado. Definitivamente uma das melhores bibliotecas de toda a UFRGS.

Henrique Antunes Duda
Mestrando PPGE3M

Esta frase é minha até que encontrem o autor em uma biblioteca pública por aí...(com o meu nome): "as vitoriosas etapas acadêmicas da vida são muito suadas, pouco soadas e nada zoadas." Acredito que aqueles que suaram para estar na melhor Universidade do Brasil, jamais esquecem dos verões efervescentes dos anos 2000. Eis que aflorava o inevitável prazer de subir ao segundo pavimento do então prédio "novo" da Engenharia e respirar fundo o refrescante ar condicionado da biblioteca... passados 10 minutos, o primeiro espirro viria. Com o corpo ainda umedecido, já alçava a surrada mochila e logo "the book is on the table"... os livros estavam ali (que nostalgia!). O suor, aos poucos, dava lugar ao soar de alunos e colegas suando a camisa para entender aquelas milhões de páginas. Livros que as vezes, mal tinham frases, apenas equações que machucavam o punho só para transcrevê-las. Ali na biblioteca da engenharia da UFRGS soava bem estudar, suado ou não. Estávamos protegidos do desconcentrante soar dos corredores. Quanto mais tempo na biblioteca da engenharia da UFRGS menos suado ficávamos e menos suávamos frio na hora da prova. Enfim suamos muito, literalmente, para chegar em um lugar pouco soado (a paz da conquista). Pois sabia que ali, naquela biblioteca, soava tranquilidade para aprender de forma incondicional. Hoje, em uma outra etapa da vida, costumo soar para meus alunos, estagiários e colegas, o quanto é importante suar a camisa estudando. Nada como uma boa biblioteca para fazer isso... (Ssssh! Silêncio! Chega de soar. Se quiser zoar vá para o corredor, pois aqui na biblioteca é lugar de suor).

Cleber Floriano
Engenharia Civil. Docente na PUCRS

A BIBENG para mim sempre representou um local para integração de pessoas, realização de estudos e pesquisas ou mesmo para descanso entre aulas. O zelo que os funcionários têm para manter o local limpo e organizado e o cuidado para dispor cada instalação no local adequado é o grande meio para garantir a qualidade do ambiente. Sou muito agradecido pela grande contribuição que a BIBENG teve na minha graduação e tenho certeza de que seguirá contribuindo com a formação de muitos alunos!

Guilherme Cabral
Engenharia Mecânica

Estudar engenharia não foi fácil, quem dirá se não tivesse uma biblioteca. A Biblioteca da Engenharia me serviu como reduto para encontros acompanhados, as vezes apenas dos livros e outras juntos dos amigos. Sempre foi um local que eu me sentia bem, até porque entre as horas maçantes de estudos, eu me distraía conversando um pouco com a Vera, a grande mãe da BIBENG. A Bibeng para mim é sinônimo de boas lembranças, carinho, e, confesso, cansaço. O tempo agora já passou e não frequento mais a Bibeng, mas sei que ali conquistei, além de sabedoria, uma amizade preciosa.

Jakeline Osowski Tomazi
Engenharia de Energia

A Bibeng representa pra mim muito mais do que um simples local para estudar, ou buscar um livro e sim um local onde me sinto como se fosse minha segunda casa . É um ambiente em que me estimula a buscar novos conhecimentos, a sentir a sensação de prazer em ler um livro, que me faz a concentrar mais nas minhas ideias de pensar e resolver.

Tassiandra de Oliveira Moura
Engenharia Civil

A biblioteca da Engenharia Nova, além de proporcionar um ambiente agradável para o estudo, oferece uma sensação de bem-estar e aconchego que contribuem para uma estreita relação de carinho do estudante com o ambiente. Nesse viés, a oportunidade de buscar conhecimentos nos livros é potencializada com os computadores que facilitam, muitas vezes, alguma pesquisa mais rápida. Consoante, os funcionários, muito simpáticos e atenciosos, estão sempre dispostos a ajudar os alunos para que  suas pesquisas sejam concluídas com êxito. Em suma, a biblioteca, sem dúvidas, é um dos lugares mais queridos de todo o prédio da Engenharia Nova da UFRGS.

Gabriel Henrique
Engenharia Civil

Mais que um local para estudar... A BIBENG é um local para reunir os amigos e fazer as mais longas e intermináveis discussões pré-prova (o que sempre deixa o pessoal mais tenso antes da prova, mas ninguém deixa de aparecer... nem que seja para pegar aquela dica de último minuto que todos sabem que não vai cair na prova). É na BIBENG também que todos acabam se reunindo para discutir após a prova, para reclamar das intermináveis questões interativas. Pode até não parecer, durante sua graduação, porém será lá que terás ótimas recordações, como receber a notícia de admissão para algum estágio, das fotos épicas de conclusão do TCC, dos amigos que estavam sempre lá para te animar. O mais engraçado, é que você nem quer ir para lá... certo? Mas toda vez que você chega lá e a biblioteca está lotada... você acaba ficando chateado e sai à procura das mesas perdidas nos corredores para sentar, conversar e tomar um café.

Alyne Machado
Engenharia Química

A BIBENG foi muito importante durante todo o período da graduação, pois seu acervo contribuiu sobremaneira na complementação dos assuntos abordados em aula e consequentemente na formação como engenheiro. O ambiente agradável, com bons equipamentos e mobiliário, permitiu o estudo e execução de trabalhos em grupos, de modo que tornou mais agradável o período dentro das dependências da universidade. Seria injusto falar da BIBENG e não elogiar aos seus funcionários, sempre solícitos e simpáticos.

Alessandro Simas Franchetto
Engenharia Civil

Ao longo dos meus anos de estudo na UFRGS, entre graduação e mestrado em Engenharia Civil, a Biblioteca da Engenharia sempre significou não apenas um local de estudos, mas também como uma segunda casa dentro da universidade, onde sabia que iria encontrar funcionários dispostos a me ajudar no que fosse preciso. Particularmente durante meu TCC e meu mestrado, precisei consultar obras difíceis de se encontrar, e sempre obtive o suporte necessário da equipe da BIBENG. Além disso, a reforma e modernização das instalações em 2012 deram nova cara ao local, com novos computadores e salas de estudo, facilitando estudos em grupo e realização de trabalhos e projetos. Sou muito grato a toda a equipe e espero que os alunos sigam fazendo bom uso dos serviços fornecidos com excelência.

Anderson Peccin da Silva
Engenharia Civil

Durante a graduação, frequentava a biblioteca - que estava em reforma - para estudar com os colegas. Muitas vezes também precisei retirar livros para estudos, bem como consultar normas e publicações que estavam guardadas. Todas as vezes as funcionárias foram muito solícitas, principalmente a Vera, que inclusive foi funcionária homenageada da turma 2011/2. Após formada, precisei consultar livros mais antigos, e os mesmos estavam disponíveis na biblioteca, onde os consultei. Desta forma, pude certificar que o acervo da biblioteca é enorme.

Lysiane Pacheco
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia foi muito importante durante a minha graduação em engenharia civil. Eu passei muitas horas nela fazendo trabalhos em grupo e estudando para as provas com os meus colegas. A grande variedade de livros, normas e anais de congresso que a BIBENG possui me auxiliaram muito e continuam me ajudando na pós-graduação. Os funcionários da biblioteca tornam o ambiente ainda melhor, mantendo sempre o carinho e a atenção com os alunos e ex-alunos!

Carolina Dal Agnol Dalazen
Engenharia Civil, mestranda do PPGE3M

A biblioteca da engenharia sempre foi, ao longo de todo o curso, um lugar muito agradável de estar. Aquele espaço com uma infinidade de livros sobre diversos assuntos e campos de especializações causava encantamento. No início do curso esse sentimento era especialmente intenso, pois a maioria dos jovens que estava ali sentia muito orgulho de poder fazer parte daquele ambiente, buscando obter conhecimento que era materializado pelos milhares de livros daquela biblioteca. Era um lugar de muita reunião de colegas para estudos antes de provas e realização de trabalhos para as disciplinas. O atendimento dos funcionários da biblioteca da engenharia sempre foi muito cordial, especialmente a Vera que é uma das pessoas mais queridas que conheci na faculdade. Guardo ótimas lembranças daquela biblioteca, é sempre um lugar muito bom para passar um tempo.

Jonatan Jung
Engenharia Civil

Quando entrei no curso de Engenharia civil a biblioteca estava em reforma, então no intervalo entre aulas eu ficava nos bancos que tem nos andares, aguardando as aulas seguintes. Recordo que quando a bib inaugurou foi algo muito legal, comecei a utiliza-lá não apenas para estudo mas também para interagir com meus colegas. A Bib se tornou o meu local favorito do prédio novo, e talvez da UFRGS. No semestre que fiz mecânica estrutural II acho que não teve um dia em que eu e o Ângelo Rigo (meu ex colega) não fossemos lá estudar. Quanto aos servidores sempre fui super bem atendido, principalmente pela Verinha, que se tornou uma amiga. Sempre que eu ia pedir umas folhas de rascunho aproveitava para bater uma papo com ela. Por fim, a bib da Eng significou muito para mim nos anos que estive na graduação, e sempre serei grato por tudo que ela me proporcionou de aprendizado e convivência. Me formei em 2019/2 e hoje sou Eng civil da prefeitura de campo bom.

Jairo Garcez dos Santos
Engenharia Civil

A biblioteca da engenharia significou uma parte fundamental da minha formação em engenharia civil.  Foi onde eu encontrei colegas pra estudar, onde fazia as pesquisas, onde passava entre uma aula e outra pra dar um “oizinho“ pra Verinha. E com certeza é uma das coisas que mais sinto falta do tempo de graduação!

Suzana Fraga
Engenharia Civil

A Biblioteca de Engenharia tem um excelente espaço para estudo. Os livros são fáceis de achar devido a boa organização e as pessoas maravilhosas que trabalham nela, pois são atenciosas e simpáticas. A boa iluminação, sala para reuniões, internet de qualidade e bons computados para o estudo, facilitam o estudo e a interação entre as pessoas para produção de conhecimento.

William Santos
Engenharia de Produção

A biblioteca da engenharia foi muito além de um local de estudos. Foi todo um suporte de livros e revistas e ponto de encontro de uma turma inteira para estudos e trabalhos. Lembro dos corredores infindáveis de livros e como ela ficou moderna após a reforma.  Pude contar com profissionais dedicados buscando ajudar os alunos da melhor forma. Aliás, levo comigo a amizade de uma profissional maravilhosa, Vera Longaray, com quem mantenho contato, mesmo após anos de formada. A biblioteca é um dos lugares de referência para todo o estudante de engenharia.

Cristiana Winter
Engenharia Química

A Biblio da UFRGS foi tomando diferentes papéis na minha vida acadêmica. Comecei encontrando na Biblio um lugar para estudar, para baixar a cabeça e poder encontrar um espaço de aprender. Conforme o curso foi avançando, cada vez mais virou o espaço mais de pesquisa do que de estudo. Já no meio do curso, a biblio era o lugar de encontro, de encontrar aos bibliotecários, encontrar colegas e por vezes debater - até num volume alto hehehe- nas salinhas do fundo. Terminei o curso vendo a biblio como quase um ambiente nostálgico; onde posso me encontrar com outros, comigo e ter um momento para só pensar, só isso. Muito grato a toda a equipe sensacional, bem humorada e que cuida do ambiente para ser um segundo "quarto de estudos" na minha vida.

Ernesto Ferreira
Engenharia Civil

Trabalhar na Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS significou muito pra mim, pois através de uma Bolsa Permanência da Secretaria de Assuntos Estudantis, benefício muito importante, foi possível que eu pudesse me manter em Porto Alegre no início de minha graduação, considerando que venho do interior do Estado. Lá conheci pessoas que se tornaram amigos e participam da minha vida até hoje. A experiência foi um grande aprendizado para minha vida acadêmica, profissional e pessoal. Foram 2 anos de convivência diária, até eu iniciar um estágio na área da engenharia civil, tendo contato com muitas pessoas diferentes, principalmente relacionadas ao público da Engenharia da UFRGS. Entre guardar um livro e outro, havia muito estudo com os colegas no ambiente da biblioteca, também. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte da minha vida neste período em que trabalhei na BIBENG. Foi uma experiência que levarei para o resto da minha vida.

Jullion Sperotto
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia teve um papel fundamental na minha formação em Engenharia Civil. A consulta e utilização de seu acervo foi crucial na minha trajetória, da graduação ao doutorado. Além dos livros clássicos (muitos dos quais são verdadeiros itens de coleção), a biblioteca conta com uma atualização contínua, provendo aos usuários os materiais mais atuais sobre diversos temas e assuntos. Ademais, a modernização do seu espaço físico a coloca no hall das grandes bibliotecas nacionais e internacionais. Tudo isso somado a uma equipe altamente qualificada, que sempre recepciona os usuários de forma afável, faz com que todos tenham por ela muito respeito e carinho.

Paulo Baumbach
Engenharia Civil

Durante todo o meu curso, a Biblioteca da Escola de Engenharia foi mais do que um lugar para pegar livros. Ela foi um refúgio onde eu podia ir pra estudar, para as provas, me concentrar longe do barulho e da agitação de casa e literalmente, onde eu aprendi a tirar as minhas dúvidas por conta própria.

Gabriel Bernardes
Engenharia Civil

Posso dizer com segurança que a BIBENG contribuiu muito para minha formação como engenheiro civil, com seu amplo espaço e ambientes de estudo silenciosos, muito utilizados por mim desde que entrei na UFRGS. Ainda hoje consulto com frequência seu acervo, com livros e periódicos de artigos científicos que muitas vezes não são encontrados nem on-line. Com tudo isso e ainda servidores sempre disponíveis e dispostos, a BIBENG é especial!

Augusto Bopsin Borges
Engenharia Civil

Mais que uma biblioteca comum,  a biblioteca da engenharia é um lugar onde sempre me senti acolhido. Ela está em um lugar especial entre as boas lembranças que tenho da faculdade.

Angelo Rigo
Engenharia Civil

Acredito que a minha jornada, como de milhares de outros estudantes da UFRGS, tenha sido longa e cansativa, seja pela distância com a família, pela grande carga de atividades dentro e fora da universidade e por diversos outros motivos. Dito isto, digo que a biblioteca, e por biblioteca digo o ambiente, os livros, os equipamentos e principalmente as pessoas, foram fundamentais. Poder conversar de forma sincera problemas pessoais tornou os dias mais leves e deram esperança quando não me achava capaz. O ambiente era amigável e acolhedor, onde poderia encontrar os amigos para conversar ou estudar, seja na preparação para grandes provas ou no curto intervalo entre aulas. As pessoas que ali trabalham em muitos momentos se abriram para mim, falaram de seus próprios problemas, de seus medos e objetivos. Esse compartilhamento e empatia tornava os dias mais tranquilos, possibilitava analisar os problemas sob outra ótica, uma ótica mais esperançosa. É sem dúvidas o melhor ambiente da UFRGS. Suas pessoas são o que há de melhor.

Felipe Caumo Kurcewicz
Engenharia Mecânica
{"video_yurl":"true"}