FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

 

 

  • Como faço para solicitar a elaboração de ficha catalográfica?

A Ficha Catalográfica pode ser elaborada pela equipe de bibliotecários da BIBENG mediante solicitação pelo site https://www.ufrgs.br/bibeng/produtos-e-servicos/ficha-catalografica/ ou através do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica, serviço oferecido pela Biblioteca Central, a partir da inserção de dados em formulário eletrônico específico, possibilitando que o próprio usuário confeccione e imprima sua Ficha, de forma mais simplificada e instantânea. Acesse este serviço pelo endereço https://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas-de-producao/ficha-catalografica/. No caso de solicitação à equipe da BIBENG, o prazo para conclusão da ficha catalográfica é de, aproximadamente, três dias úteis.

 

  • Como faço para reservar a sala de videoconferência?

A Sala de Videoconferência deve ser reservada mediante preenchimento de formulário disponível no endereço https://www.ufrgs.br/bibeng/produtos-e-servicos/reserva-da-sala-de-videoconferencia/. Antes de solicitar a reserva, é imprescindível a leitura do Regulamento da Sala de Videoconferência, também disponível no site.

 

  • Como faço para solicitar um documento pelo COMUT?

COMUT é um serviço de busca de documentos bibliográficos não disponíveis na Biblioteca. Após sua localização, faz-se a solicitação de sua cópia, mediante pagamento de taxa estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT). Esse serviço visa dar acesso à informação existente nas principais bibliotecas brasileiras e do exterior. Você pode solicitar através do e-mail comuteng@ufrgs.br fornecendo o maior número de informações para a identificação do documento. Para o fornecimento de cópias de documentos localizados no País, o custo é de R$ 2,20 para cada conjunto de até 5 páginas.  

 

  • Como posso acessar as bases de dados assinadas pela UFRGS fora da Universidade?

Você precisa configurar o seu navegador de internet conforme tutorial disponível no endereço https://www.ufrgs.br/bibeng/tutoriais/acessos-digitais/configuracao-do-proxy/. Para acessar, você deve possuir cartão de identificação da UFRGS.

 

  • Qual é o procedimento para a entrega de teses e dissertações?

Você deve entregar na BIBENG duas vias do Termo de Autorização para disponibilidade no Repositório Digital da UFRGS e uma cópia em pdf do trabalho. O termo está disponível em http://www.lume.ufrgs.br/arquivos_download/termo.pdf.

 

  • Como faço para registrar meu TCC na biblioteca?

A ComGrad de cada curso é responsável por reunir e entregar na BIBENG todos os trabalhos de conclusão do semestre juntamente com os respectivos termos de autorização para disponibilidade no Repositório Digital da UFRGS. O termo de autorização está disponível em http://www.lume.ufrgs.br/arquivos_download/FormularioTCC.pdf.  

 

  • Qual é o procedimento para a entrega de Produção Intelectual?

Você tem três opções para a entrega de Produção Intelectual:
– enviar os arquivos para o e-mail colbeng@ufrgs.br;
– preencher o formulário disponível na página da BIBENG https://www.ufrgs.br/bibeng/produtos-e-servicos/entrega-eletronica-de-producao-intelectual-pi/, indicando o endereço eletrônico do documento ou anexando os arquivos;
– entregar pessoalmente na Divisão de Desenvolvimento de Coleções da BIBENG.

           

  • Como solicito auxílio para normalizar trabalhos acadêmicos?

Você pode tirar suas dúvidas através do telefone 3308-3419, enviar um e-mail para atendimento.bibeng@ufrgs.br ou pessoalmente com as Bibliotecárias da Divisão de Atendimento ao Usuário. Na última quarta-feira de cada mês é oferecido pela BIBENG um treinamento sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos voltado preferencialmente aos cursos de Pós-Graduação da Escola de Engenharia. Os horários são divulgados com antecedência no facebook da BIBENG, na InfoEng TV e através de e-mail enviado às Secretarias de Pós-graduação. Na página da BIBENG está disponível para consulta o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, o qual é totalmente baseado nas normas de documentação da ABNT.

 

  • Qual é o procedimento para solicitar o serviço de revisão de referências bibliográficas?

O atendimento pode ser realizado de forma presencial ou remota. Você pode enviar a listagem de referências para o e-mail atendimento.bibeng@ufrgs.br, preferencialmente em Word. A revisão é concluída em até três dias úteis. Após este prazo, você recebe por e-mail o arquivo com as recomendações para correção em forma de notas. Caso você precise de um atendimento presencial, entre em contato com a Divisão de Atendimento ao Usuário através de e-mail ou pelo telefone 3308-3419.

 

  • Como faço para efetuar o pagamento de taxas por atraso na entrega de material bibliográfico?

Você precisa gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou em casas lotéricas. A baixa dos débitos é automática e é realizada em até 48 horas após o pagamento da GRU. Se você precisar quitar seu débito antes disso, deve apresentar o comprovante na biblioteca para regularizar sua situação. Saiba como gerar a GRU acessando o endereço abaixo: http://multimidia.ufrgs.br/conteudo/documenta/videos_sabi_20/sabi_web/gru.htm

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