A biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS faz parte da minha vida há 20 anos, desde o início da minha graduação, em 2000. Ela foi, e ainda é, importante não somente pelo amplo leque de bibliografias disponíveis, ou pelo ótimo espaço físico, mas também pelo excelente convívio e carinho das bibliotecárias com os alunos. Na BIBENG encontrei carinho sempre, principalmente nos momentos que a saudade da família aumentava. Lembro-me de vários momentos de conversa com a Verinha, momentos que recebi muito suporte emocional. Lembro-me também da busca por uma referência que não estava disponível nas bibliotecas da UFRGS e, através dos funcionários de nossa querida BIBENG, a mesma veio do Rio de Janeiro (isto, em anos que o fluxo de informações não era tão acessível). Até hoje, quando vou até o prédio “novo” da engenharia, faço uma visita, para diminuir a saudade e trocar abraços calorosos. Eu muito obrigada por tudo isto, com certeza vocês fazem a diferença.

Luciane Fonseca Caetano
Pesquisadora LEME/UFRGS

É uma grata satisfação poder expressar o significado da Biblioteca da Escola de Engenharia para mim! Entrei na UFRGS no ano de 2000. Na época, com poucos recursos, comprar um livro ou a disponibilidade de versões digitais através do sistema da universidade era algo praticamente impossível. Durante o mestrado e parte do doutorado, o acesso a periódicos só era possível através da biblioteca e do sistema de comutação entre bibliotecas. Não apenas em função disso, mas também pela possibilidade de utilizar o espaço físico para os estudos, a biblioteca da escola foi importantíssima na minha formação e na minha vida. E o que falar sobre os funcionários sempre atenciosos e buscando auxiliar em todas as necessidades! Sou eternamente grata por tudo o que recebi e ainda recebo da nossa querida BIBENG!

Vanessa Pasa Dutra
Docente do Departamento de Engenharia Civil

Minha história com a biblioteca da Engenharia é antiga, desde 1995, quando eu tinha 16 anos e estava começando a graduação em Engenharia Civil. Passava muitas horas lá, não só estudando e fazendo trabalhos, mas também dando uma descansada entre uma aula e outra. Depois, nos tempos do Mestrado e do Doutorado, a biblioteca foi fundamental. Muitos dos artigos e livros importantes para minha dissertação e tese consegui através do “COMUT” da biblioteca. Em 2005 concluí o Doutorado, mas a história não terminou aí. Logo em seguida comecei a estudar para o concurso para Professora e novamente a biblioteca foi importantíssima para a minha formação e aprovação no concurso. Ainda me lembro da mala cheia de livros que peguei na biblioteca para estudar! E hoje, após todos estes anos como docente, continuo tendo um carinho enorme pela nossa biblioteca e sempre saliento a sua importância para meus alunos de graduação e pós. Gostaria ainda de ressaltar o excelente trabalho de toda a equipe da biblioteca, em especial da Vera, que desde o meu início como aluna de graduação sempre foi muito atenciosa. Não é ao acaso que nas formaturas que fui paraninfa ou professora homenageada, a Vera estava lá como funcionária homenageada.

Letícia Fleck Fadel Miguel
Professora do DEMEC, do PROMEC e do PPGEC da UFRGS

Com certeza a biblioteca da Engenharia da UFRGS tem um espaço especial nas minhas lembranças da universidade. Além da diversidade de livros, o espaço sempre disponível para os estudos e as salas para as reuniões fizeram diferença. Também sou muito grata a toda a equipe que trabalha no local, que sempre com muito carinho e atenção, me ajudavam a encontrar aquele livro que faria diferença nos estudos.

Jéssica Moraes
Engenharia Civil

Desde o início da graduação, a BIBENG tem se tornado, aos poucos, um lugar muito especial para mim, seja pela qualidade da estrutura oferecida aos estudantes, seja por seus funcionários que, para além disso, se tornaram importantes amigos durante essa jornada, deixando-a, sem dúvida, mais leve. Agradeço, de coração, pela contribuição imensurável não só à minha formação, mas também a de meus colegas e das próximas gerações de engenheiros.

Gustavo Eduardo Rheinheimer
Engenharia Civil

Brevemente, vim de uma família sem muito suporte financeiro para financiar minha graduação, então fui objetivo e estudei focando na UFRGS. A importância da biblioteca para um aluno de engenharia, sem um suporte financeiro para comprar os livros, é essencial, pois não há como estudar sem os livros até porquê as referências obrigatórias das disciplinas geralmente são de difícil acesso pela internet, mas nada impossível de encontrar. A UFRGS NUNCA DEIXOU faltar nada em termos de disponibilidade e acesso, o serviço sempre foi POUCO burocrático e com muita eficiência por parte dos funcionários. A infraestrutura das bibliotecas são praticamente de primeiro mundo mesmo. Tem computadores, salas limpas e com mesas grandes, limpeza e organização em dia, realmente tudo nos trinques. A parte humana: acabei fazendo muitas amizades com os funcionários, a Vera em particular se tornou uma mãezona na biblioteca do centro, eu nunca fui desrespeitado ou coisa do tipo, bem pelo contrário, sempre demos boas risadas. E por fim, eu sou realmente muito grato pela transformação que sofri nessa universidade, as lutas são grandes mas as vitórias são bem maiores. Todo esse conjunto nos torna seres humanos implacáveis e prontos para qualquer coisa no mundo lá fora. Meu muito obrigado a vocês da biblioteca que fazem tudo isso acontecer e tornam nossa vida mais rápida e prática.

Djonatas Luersen
Engenharia Mecânica

A biblioteca de engenharia foi muito importante para minha formação acadêmica e profissional. Durante a graduação e o mestrado sempre busquei lá livros e artigos que precisava. Todas as atendentes sempre foram muito atenciosas e prontas para ajudar (inclusive sendo até nossas psicólogas algumas vezes ouvindo nossos choros). As áreas que disponibilizam para estudos também sempre utilizei muito, desde para estudar antes de provas, quanto para trabalhos em grupo.

Débora Fonseca Alves
Engenharia Civil

A Biblioteca da UFRGS foi de marcante no meu crescimento acadêmico. Lá estudei muito, mas também fiz dezenas de amigos. É um espaço incrível e de extrema importância para qualquer aluno que deseja ampliar o seu conhecimento nas disciplinas semestrais. Agradeço a todos os funcionários que conheci durante os meus anos de graduação e os amigos que lá fiz. Irei sempre lembrar com carinho do silêncio mas também das risadas que lá dei.

Gabriel Menoni
Engenharia Mecânica

A Bibeng fez parte da minha trajetória de graduação dentro da UFRGS. Sempre foi um ambiente acolhedor, organizado e com funcionários dedicados a proporcionar a melhor experiência para os alunos. Guardo com muito carinho todos os momentos de estudos e aprendizados com colegas dentro da biblioteca, que fez parte da minha formação como Engenheira Civil.

Bianca Morandi Da Silva
Engenharia Civil

Minha caminhada dentro da Ufrgs teve nas Bibliotecas do Campus Central um local de muito acolhimento. Além dos livros e artigos disponíveis e organizados, era local de estudo, de descanso e trabalho. Mais especialmente na BIBENG, foi onde estudávamos em grupo com os colegas de início de curso, depois onde fiz a entrevista com os professores que me selecionaram para um intercâmbio e no final onde escrevi uma boa parte do meu TCC. Das funcionárias e funcionários nos atendendo com sorrisos até as cadeiras confortáveis e o ar condicionado, tenho lembranças muito carinhosas desses espaços! Espero que sejam mantidos com dedicação e responsabilidade pela Universidade.

Mateus Coimbra Gus
Engenharia Mecânica

BIBENG, um recanto para os estudantes. Na minha formação, como Engenheiro Civil, tenho a completa tranquilidade de afirmar que a Biblioteca da Engenharia foi um agente fundamental em toda a minha trajetória. Lembro que meu primeiro livro foi de física para o segundo semestre, já o último a devolver foi um livro em inglês que utilizei no TCC sobre projeto geométrico de rodovias. A BIBENG me ajudou muito! Foi nela que me reuni com grupos de trabalhos, foi nos seus computadores que enviei cedo tarefas do Moodle para ficar livre e viajar nos finais de semana, foi nas suas televisões do lounge que assisti a jogos da Copa do Mundo antes de começar as aulas... Sim, estudei e relaxei ali, tudo na BibEng e suas cadeiras super confortáveis (nem parece a engenharia "nova"). Obrigado BIBENG, tu és uma personagem da minha vida.

Paulo Henrique Passos
Engenharia Civil

Um espaço de concentração é como eu gostaria de descrever a Biblioteca da Escola de Engenharia. Concentração de estudantes com um objetivo em comum: se formar engenheiros. O ambiente da BIBENG oferece condições estruturais para estudo individual ou em grupo, acomodando a comunidade acadêmica para estudar, ler e aprender, com o suporte de uma equipe de profissionais competentes e solícitos. Por isso, a cada visita saímos de lá mais desenvolvidos, mais próximos da carreira que buscamos.

Ezequiel Eric Olejaz Freire
Engenharia de Controle e Automação

A simpatia pela BIBENG já começa do lado de fora, até mesmo quando somente passamos por ela e somos presenteados com o adorável sorriso acolhedor da Verinha. Em seu interior encontram-se funcionários cordiais e prestativos, além de acervo bibliográfico vasto e organizado. O ambiente é silencioso e fresco, com poltronas, computadores e salinhas convidativas para estudos e realização de trabalhos. A Bibeng é um local que une literalmente o útil ao agradável! Gratidão por este espaço e pelas pessoas que tornam esse lugar tão especial!

Graciela Verdum
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia consegue prover serviços de alta qualidade à comunidade. Oferece um ambiente limpo, climatizado, bem equipado - com servidores e bolsistas solícitos, educados e competentes, computadores atualizados além, obviamente, de seu acervo. Apesar das dificuldades que a universidade enfrenta - com o congelamento dos investimentos e posteriormente alguns cortes de verbas - a Biblioteca da Escola de Engenharia se modernizou e melhorou a qualidade do serviço que entrega à comunidade. Sem dúvidas sou um privilegiado por ter usufruído seus ótimos serviços.

Bolívar Neto
Engenharia de Produção

A Bibeng é muito importante para os alunos da engenharia. Lá, além dos livros, encontramos um ambiente acolhedor e uma equipe muito simpática e disposta a nos ajudar. A biblioteca é um lugar garantido para os estudos e até mesmo para poder passar o intervalo entre as aulas. Ela está sendo muito importante para auxiliar na minha formação.

Alice Caurio
Engenharia de Energia

Meu nome é Carolina e sou do curso de Engenharia Elétrica, a BIBENG tem um papel muito importante para mim e para os alunos da engenharia. Só de estar no ambiente da biblioteca me motivo a estudar vendo todos aqueles alunos concentrados estudando. Essa estrutura é fundamental para o aprendizado, bem como os muitos livros que temos acesso e o atendimento para encontrar o livro de determinado assunto específico. Assim, gostaria de aproveitar para dar os parabéns à toda equipe que mantem a biblioteca, que continuem o ótimo trabalho.

Carolina Sagrilo Fortuna
Engenharia Elétrica

Durante a graduação em Engenharia Civil a biblioteca passou por uma reforma e ao final dela estávamos ansiosos para utilizar as novas estruturas.Ficou muito bem organizada, além de linda: um lugar muito agradável para estudo. O espaço se tornou bem concorrido, então tentava chegar cedinho. Os funcionários da biblioteca sempre foram muito atenciosos, em especial a Vera que fazia a gente se sentir em casa. Além de tudo isso, o acervo é único:  muitos livros eu só encontrei na biblioteca da Engenharia. Livros históricos, clássicos da Engenharia que demonstram a importância de manter uma biblioteca como esta em boas mãos. Com certeza passei muitos bons momentos na biblioteca durante a graduação, mestrado e como professora.

Rebeca Jéssica Schmitz
Engenharia Civil

Quando eu penso em estudar no campus do centro da UFRGS, eu imediatamente penso na Biblioteca da Escola de Engenharia. O acervo físico e digital é bastante amplo, oferecendo material supletivo as aulas, mas também para pesquisas extracurriculares. O ambiente é bastante confortável, seja para estudos individuais ou em grupo, seja para utilizar os computadores do local ou particulares, seja para ler ou fazer anotações. A biblioteca é também um ótimo lugar para relaxar um pouquinho. O local oferece poltronas confortáveis, livros de lazer e tabuleiros de xadrez, além de um ambiente silencioso. Soma-se a isso uma equipe super simpática e muito eficiente, um ar-condicionado bastante refrescante, cadeiras bem confortáveis, iluminação adequada para leitura, uma decoração limpa... Para mim, a BIBENG representa um ambiente acolhedor e agradável onde é possível escapar do agito do campus, e, por isso, é um dos meus locais favoritos na UFRGS.

Guilherme Beal
Engenharia de Controle e Automação

A Biblioteca da Engenharia é um dos principais espaços da universidade que contribui na nossa formação como futuros engenheiros. Sendo mais do que um local onde são armazenados livros, nela os alunos também podem se reunir para explorar, interagir, aprender e ensinar. Nesses três anos de UFRGS, a BIBENG me ajudou na produção de um artigo (já que os computadores possuem acesso livre a conteúdos, que são, em sua maioria, pagos), na busca por conteúdos que não se encontravam na biblioteca, além de me auxiliar com diversas questões da universidade.

Dimitrius Cardoso
Engenharia Civil

A biblioteca da Engenharia é um local especial para mim, que frequentei com regularidade desde o dia da re-inauguração até após a graduação. Sendo uma aluna com poucos recursos encontrei na biblioteca um local seguro para estudar, fazer os trabalhos em grupo e passar o tempo entre uma aula e outra. Às vezes, eu passava na biblioteca apenas para dar um "Oi" para a Sra. Vera, pois nos dias de nervosismo e preocupação era possível se sentir acolhido graças as boas palavras dela para nos motivar.

Fernanda Ribas Tweedie de Mattos Lemonje
Mestranda de Engenharia de Materiais UFRGS

A Biblioteca da Engenharia é muito mais do que um local para a retirada de livros, é um lugar onde me sinto bem graças às pessoas que lá trabalham. Raramente não encontramos algum livro que serve como referência, mas em todas as vezes encontramos carinho e uma boa conversa. Ao mesmo tempo em que atende minhas necessidades como aluno, devido à solicitude das funcionárias e dos bolsistas, da disponibilidade de livros, de um ambiente agradável e com ótima infraestrutura, também torna-se um lugar aconchegante para estar ou mesmo dar uma passadinha entre as aulas para um oi rápido ou uma conversa com a Verinha, inclusive sobre futebol. Na minha opinião, a Biblioteca de Engenharia está muito bem guarnecida e amparada por todos os envolvidos.

Bruno Nazario Fabris
Engenharia de Produção

A Bibeng - sem querer puxar o peixe para o meu lado - é um dos melhores locais para estudar dentro da UFRGS, o ambiente é muito confortável, convidativo e possui um espaço bem amplo com diversos computadores à nossa disposição. A temperatura é sempre agradável (algo que é muito importante pra quem fica lá dentro várias horas em frente aos livros ). No entanto, além de todo bem-estar que é proporcionado pela biblioteca, há principalmente o tratamento oferecido pelos servidores, que é de total atenção e proatividade. Todas as vezes que precisei de qualquer tipo de ajuda, sempre se apresentaram solícitos e nunca demonstravam falta de vontade ou indiferença no tratamento comigo ou colegas que estavam juntos. A biblioteca faz grande parte na formação de qualquer aluno, e quando ela possui uma ótima estrutura de equipamentos e bom atendimento, facilita muito para quem almeja a formação dentro da UFRGS. É bem raro encontrar alguém que reclame da infraestrutura da Bibeng ou das pessoas que nela estão prestando serviço, eu, particularmente, nunca ouvi nada a respeito. Agradeço, sobretudo, à Vera Lucia, que sempre nos recebe com sorriso autêntico, dando-nos sempre um bom dia de incentivo pra cada vez que entramos para estudar longas horas ou, até mesmo, quando precisamos apenas  locação de um livro. Seria bastante negativo imaginar uma biblioteca sem esse tipo de atendimento prestado por todos que compõe a biblioteca da engenharia, afinal, convivemos muitas horas com outras pessoas, e todo meio sociável precisa de harmonia e lá, com certeza, é o lugar certo! Como já dizia Albert Einstein: “A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar”.

Dionatan William Leal da Silva
Engenharia Mecânica

A biblioteca da escola de engenharia da UFRGS foi um espaço que tive o privilégio de usufruir, foram muitas horas de estudo e consultas, sempre buscando a construção do conhecimento. Uma Universidade de excelência com a nossa só é possível com recursos humanos de qualidade. O caso da biblioteca não é diferente, pois os profissionais que lá prestam serviços sempre demonstraram muita competência e presteza para um melhor atendimento ao seu público. Agradeço a biblioteca pela sua contribuição na minha formação como engenheiro civil, em especial a Vera que sempre dispensou um tratamento diferenciado nos atendimentos, seja num simples bom dia, ou na busca de um livro difícil de encontrar.

Alisson Sauer
Engenharia Civil

Ainda que tenha demorado alguns semestres desde o início da faculdade para começar a frequentar a biblioteca da engenharia, ela acabou de tornando parte da minha rotina como estudante. Seja para retirar algum livro, ter algum lugar sossegado para estudar, ou até mesmo encontrar alguns colegas de curso, na luta pelo semestre. Fico feliz de ter começado a frequentá-la, e meu único arrependimento é não tê-lo feito mais cedo.

Bernardo Lorini Letsch
Engenharia Mecânica

A biblioteca da Engenharia é o meu lugar de estudo e também de lazer. Muitas vezes temos que passar o dia inteiro na faculdade e a biblioteca é o melhor lugar pra passar o tempo, pelo seu conforto e silêncio.  É o lugar onde posso também descansar entre as aulas aproveitando os famosos sofázinhos. A Biblioteca da Engenharia tem tudo o que preciso para os meus estudos, descanso e lazer.

Bianca Araujo
Engenharia de Energia

Durante a graduação em Engenharia Elétrica, a biblioteca da Escola de Engenharia foi como uma segunda casa pra mim. Durante a época de provas passava boas horas ali, sozinho no silêncio do ambiente ou com os colegas reunidos nas salas de estudo. Mesmo com a crescente onda de smartphone e a massiva onda de informações digitais, a biblioteca mantinha-se atualizada, tanto que muitas das bibliografias utilizadas no meu trabalho de conclusão estão disponíveis na biblioteca, ou através das mídias digitais que temos acesso através dela.  Agora, durante o mestrado, minhas idas à biblioteca continuaram no mesmo ritmo, estou toda hora consultando livros para complementar minha formação, e buscar referencias para a dissertação de mestrado. Definitivamente uma das melhores bibliotecas de toda a UFRGS.

Henrique Antunes Duda
Mestrando PPGE3M

Esta frase é minha até que encontrem o autor em uma biblioteca pública por aí...(com o meu nome): "as vitoriosas etapas acadêmicas da vida são muito suadas, pouco soadas e nada zoadas." Acredito que aqueles que suaram para estar na melhor Universidade do Brasil, jamais esqueçem dos verões efervecentes dos anos 2000. Eis que aflorava o inevitável prazer de subir ao segundo pavimento do então prédio "novo" da Engenharia e respirar fundo o refrescante ar condicionado da biblioteca... passados 10 minutos, o primeiro espirro viria. Com o corpo ainda umedecido, já alçava a surrada mochila e logo "the book is on the table"... os livros estavam ali (que nostalgia!). O suor, aos poucos, dava lugar ao soar de alunos e colegas suando a camisa para entender aquelas milhões de páginas. Livros que as vezes, mal tinham frases, apenas equações que machucavam o punho só para transcrevê-las. Alí na biblioteca da engenharia da UFRGS soava bem estudar, suado ou não. Estavamos protegidos do desconcentrante soar dos corredores. Quanto mais tempo na biblioteca da engenharia da UFRGS menos suado ficavamos e menos suavamos friu na hora da prova. Enfim suamos muito, literalmente, para chegar em um lugar pouco soado (a paz da conquinta). Pois sabia que alí, naquela biblioteca, soava tranquilidade para aprender de forma incondicional. Hoje, em uma outra etapa da vida, costumo soar para meus alunos, estagiários e colégas, o quanto é importante suar a camisa estudando. Nada como uma boa biblioteca para fazer isso... (Ssssh! Silêncio! Chega de soar. Se quiser zoar vá para o corredor, pois aqui na biblioteca é lugar de suor).

Cleber Floriano
Engenharia Civil. Docente na PUCRS

A BIBENG para mim sempre representou um local para integração de pessoas, realização de estudos e pesquisas ou mesmo para descanso entre aulas. O zelo que os funcionários têm para manter o local limpo e organizado e o cuidado para dispor cada instalação no local adequado é o grande meio para garantir a qualidade do ambiente. Sou muito agradecido pela grande contribuição que a BIBENG teve na minha graduação e tenho certeza de que seguirá contribuindo com a formação de muitos alunos!

Guilherme Cabral
Engenharia Mecânica

Estudar engenharia não foi fácil, quem dirá se não tivesse uma biblioteca. A Biblioteca da Engenharia me serviu como reduto para encontros acompanhados, as vezes apenas dos livros e outras juntos dos amigos. Sempre foi um local que eu me sentia bem, até porque entre as horas maçantes de estudos, eu me distraía conversando um pouco com a Vera, a grande mãe da BIBENG. A Bibeng para mim é sinônimo de boas lembranças, carinho, e, confesso, cansaço. O tempo agora já passou e não frequento mais a Bibeng, mas sei que ali conquistei, além de sabedoria, uma amizade preciosa.

Jakeline Osowski Tomazi
Engenharia de Energia

A bibeng representa pra mim muito mais do que um simples local para estudar, ou buscar um livro e sim um local onde me sinto como se fosse minha segunda casa . É um ambiente em que me estimula a buscar novos conhecimentos, a sentir a sensação de prazer em ler um livro, que me faz a concentrar mais nas minhas ideias de pensar e resolver.

Tassiandra de Oliveira Moura
Engenharia Civil

A biblioteca da Engenharia Nova , além de proporcionar um ambiente agradável para o estudo, oferece uma sensação de bem-estar e aconchego que contribuem para uma estreita relação de carinho do estudante com o ambiente. Nesse viés, a oportunidade de buscar conhecimentos nos livros é potencializada com os computadores que facilitam, muitas vezes, alguma pesquisa mais rápida. Consoante, os funcionários, muito simpáticos e atenciosos, estão sempre dispostos a ajudar os alunos para que  suas pesquisas sejam concluídas com êxito. Em suma , a biblioteca , sem dúvidas, é um dos lugares mais queridos de todo o prédio da Engenharia Nova da UFRGS.

Gabriel Henrique
Engenharia Civil

Mais que um local para estudar... A BIBENG é um local para reunir os amigos e fazer as mais longas e intermináveis discussões pré-prova (o que sempre deixa o pessoal mais tenso antes da prova, mas ninguém deixa de aparecer... nem que seja para pegar aquela dica de último minuto que todos sabem que não vai cair na prova). É na BIBENG também que todos acabam se reunindo para discutir após a prova, para reclamar das intermináveis questões interativas. Pode até não parecer, durante sua graduação, porém será lá que terás ótimas recordações, como receber a notícia de admissão para algum estágio, das fotos épicas de conclusão do TCC, dos amigos que estavam sempre lá para te animar. O mais engraçado, é que você nem quer ir para lá... certo? Mas toda vez que você chega lá e a biblioteca está lotada... você acaba ficando chateado e sai à procura das mesas perdidas nos corredores para sentar, conversar e tomar um café.

Alyne Machado
Engenharia Química

A BIBENG foi muito importante durante todo o período da graduação, pois seu acervo contribuiu sobremaneira na complementação dos assuntos abordados em aula e consequentemente na formação como engenheiro. O ambiente agradável, com bons equipamentos e mobiliário, permitiu o estudo e execução de trabalhos em grupos, de modo que tornou mais agradável o período dentro das dependências da universidade. Seria injusto falar da BIBENG e não elogiar aos seus funcionários, sempre solícitos e simpáticos.

Alessandro Simas Franchetto
Engenharia Civil

Ao longo dos meus anos de estudo na UFRGS, entre graduação e mestrado em Engenharia Civil, a Biblioteca da Engenharia sempre significou não apenas um local de estudos, mas também como uma segunda casa dentro da universidade, onde sabia que iria encontrar funcionários dispostos a me ajudar no que fosse preciso. Particularmente durante meu TCC e meu mestrado, precisei consultar obras difíceis de se encontrar, e sempre obtive o suporte necessário da equipe da BIBENG. Além disso, a reforma e modernização das instalações em 2012 deram nova cara ao local, com novos computadores e salas de estudo, facilitando estudos em grupo e realização de trabalhos e projetos. Sou muito grato a toda a equipe e espero que os alunos sigam fazendo bom uso dos serviços fornecidos com excelência.

Anderson Peccin da Silva
Engenharia Civil

Durante a graduação, frequentava a biblioteca - que estava em reforma - para estudar com os colegas. Muitas vezes também precisei retirar livros para estudos, bem como consultar normas e publicações que estavam guardadas. Todas as vezes as funcionárias foram muito solícitas, principalmente a Vera, que inclusive foi funcionária homenageada da turma 2011/2. Após formada, precisei consultar livros mais antigos, e os mesmos estavam disponíveis na biblioteca, onde os consultei. Desta forma, pude certificar que o acervo da biblioteca é enorme.

Lysiane Pacheco
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia foi muito importante durante a minha graduação em engenharia civil. Eu passei muitas horas nela fazendo trabalhos em grupo e estudando para as provas com os meus colegas. A grande variedade de livros, normas e anais de congresso que a BIBENG possui me auxiliaram muito e continuam me ajudando na pós-graduação. Os funcionários da biblioteca tornam o ambiente ainda melhor, mantendo sempre o carinho e a atenção com os alunos e ex-alunos!

Carolina Dal Agnol Dalazen
Engenharia Civil, mestranda do PPGE3M

A biblioteca da engenharia sempre foi, ao longo de todo o curso, um lugar muito agradável de estar. Aquele espaço com uma infinidade de livros sobre diversos assuntos e campos de especializações causava encantamento. No início do curso esse sentimento era especialmente intenso, pois a maioria dos jovens que estava ali sentia muito orgulho de poder fazer parte daquele ambiente, buscando obter conhecimento que era materializado pelos milhares de livros daquela biblioteca. Era um lugar de muita reunião de colegas para estudos antes de provas e realização de trabalhos para as disciplinas. O atendimento dos funcionários da biblioteca da engenharia sempre foi muito cordial, especialmente a Vera que é uma das pessoas mais queridas que conheci na faculdade. Guardo ótimas lembranças daquela biblioteca, é sempre um lugar muito bom para passar um tempo.

Jonatan Jung
Engenharia Civil

Quando entrei no curso de Engenharia civil a biblioteca estava em reforma, então no intervalo entre aulas eu ficava nos bancos que tem nos andares, aguardando as aulas seguintes. Recordo que quando a bib inaugurou foi algo muito legal, comecei a utiliza-lá não apenas para estudo mas tbm para interagir com meus colegas. A Bib se tornou o meu local favorito do prédio novo, e talvez da UFRGS. No semestre que fiz mecânica estrutural II acho que não teve um dia em que eu e o Ângelo Rigo ( meu ex colega) não fossemos lá estudar. Quanto aos servidores sempre fui super bem atendido, principalmente pela Verinha, que se tornou uma amiga. Sempre que eu ia pedir umas folhas de rascunho aproveitava para bater uma papo com ela. Por fim, a bib da Eng significou muito para mim nos anos que estive na graduação, e sempre serei grato por tudo que ela me proporcionou de aprendizado e convivência. Me formei em 2019/2 e hoje sou Eng civil da prefeitura de campo bom.

Jairo Garcez dos Santos
Engenharia Civil

A biblioteca da engenharia significou uma parte fundamental da minha formação em engenharia civil.  Foi onde eu encontrei colegas pra estudar, onde fazia as pesquisas, onde passava entre uma aula e outra pra dar um “oizinho“ pra Verinha. E com certeza é uma das coisas que mais sinto falta do tempo de graduação!

Suzana Fraga
Engenharia Civil

A Biblioteca de Engenharia tem um excelente espaço para estudo. Os livros são fáceis de achar devido a boa organização e as pessoas maravilhosas que trabalham nela, pois são atenciosas e simpáticas. A boa iluminação, sala para reuniões, internet de qualidade e bons computados para o estudo, facilitam o estudo e a interação entre as pessoas para produção de conhecimento.

William Santos
Engenharia de Produção

A biblioteca da engenharia foi muito além de um local de estudos. Foi todo um suporte de livros e revistas e ponto de encontro de uma turma inteira para estudos e trabalhos. Lembro dos corredores infindáveis de livros e como ela ficou moderna após a reforma.  Pude contar com profissionais dedicados buscando ajudar os alunos da melhor forma. Aliás, levo comigo a amizade de uma profissional maravilhosa, Vera Longaray, com quem mantenho contato, mesmo após anos de formada. A biblioteca é um dos lugares de referência para todo o estudante de engenharia.

Cristiana Winter
Engenharia Química

A Biblio da UFRGS foi tomando diferentes papéis na minha vida acadêmica. Comecei encontrando na Biblio um lugar para estudar, para baixar a cabeça e poder encontrar um espaço de aprender. Conforme o curso foi avançando, cada vez mais virou o espaço mais de pesquisa do que de estudo. Já no meio do curso, a biblio era o lugar de encontro, de encontrar aos bibliotecários, encontrar colegas e por vezes debater - até num volume alto hehehe- nas salinhas do fundo. Terminei o curso vendo a biblio como quase um ambiente nostálgico; onde posso me encontrar com outros, comigo e ter um momento para só pensar, só isso. Muito grato a toda a equipe sensacional, bem humorada e que cuida do ambiente para ser um segundo "quarto de estudos" na minha vida.

Ernesto Ferreira
Engenharia Civil

Trabalhar na Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS significou muito pra mim, pois através de uma Bolsa Permanência da Secretaria de Assuntos Estudantis, benefício muito importante, foi possível que eu pudesse me manter em Porto Alegre no início de minha graduação, considerando que venho do interior do Estado. Lá conheci pessoas que se tornaram amigos e participam da minha vida até hoje. A experiência foi um grande aprendizado para minha vida acadêmica, profissional e pessoal. Foram 2 anos de convivência diária, até eu iniciar um estágio na área da engenharia civil, tendo contato com muitas pessoas diferentes, principalmente relacionadas ao público da Engenharia da UFRGS. Entre guardar um livro e outro, havia muito estudo com os colegas no ambiente da biblioteca, também. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte da minha vida neste período em que trabalhei na BIBENG. Foi uma experiência que levarei para o resto da minha vida.

Jullion Sperotto
Engenharia Civil

A Biblioteca da Escola de Engenharia teve um papel fundamental na minha formação em Engenharia Civil. A consulta e utilização de seu acervo foi crucial na minha trajetória, da graduação ao doutorado. Além dos livros clássicos (muitos dos quais são verdadeiros itens de coleção), a biblioteca conta com uma atualização contínua, provendo aos usuários os materiais mais atuais sobre diversos temas e assuntos. Ademais, a modernização do seu espaço físico a coloca no hall das grandes bibliotecas nacionais e internacionais. Tudo isso somado a uma equipe altamente qualificada, que sempre recepciona os usuários de forma afável, faz com que todos tenham por ela muito respeito e carinho.

Paulo Baumbach
Engenharia Civil

Durante todo o meu curso, a Biblioteca da Escola de Engenharia foi mais do que um lugar para pegar livros. Ela foi um refúgio onde eu podia ir pra estudar, para as provas, me concentrar longe do barulho e da agitação de casa e literalmente, onde eu aprendi a tirar as minhas dúvidas por conta própria.

Gabriel Bernardes
Engenharia Civil

Posso dizer com segurança que a BIBENG contribuiu muito para minha formação como engenheiro civil, com seu amplo espaço e ambientes de estudo silenciosos, muito utilizados por mim desde que entrei na UFRGS. Ainda hoje consulto com frequência seu acervo, com livros e periódicos de artigos científicos que muitas vezes não são encontrados nem on-line. Com tudo isso e ainda servidores sempre disponíveis e dispostos, a BIBENG é especial!

Augusto Bopsin Borges
Engenharia Civil

Mais que uma biblioteca comum,  a biblioteca da engenharia é um lugar onde sempre me senti acolhido. Ela está em um lugar especial entre as boas lembranças que tenho da faculdade.

Angelo Rigo
Engenharia Civil

Acredito que a minha jornada, como de milhares de outros estudantes da UFRGS, tenha sido longa e cansativa, seja pela distância com a família, pela grande carga de atividades dentro e fora da universidade e por diversos outros motivos. Dito isto, digo que a biblioteca, e por biblioteca digo o ambiente, os livros, os equipamentos e principalmente as pessoas, foram fundamentais. Poder conversar de forma sincera problemas pessoais tornou os dias mais leves e deram esperança quando não me achava capaz. O ambiente era amigável e acolhedor, onde poderia encontrar os amigos para conversar ou estudar, seja na preparação para grandes provas ou no curto intervalo entre aulas. As pessoas que ali trabalham em muitos momentos se abriram para mim, falaram de seus próprios problemas, de seus medos e objetivos. Esse compartilhamento e empatia tornava os dias mais tranquilos, possibilitava analisar os problemas sob outra ótica, uma ótica mais esperançosa. É sem dúvidas o melhor ambiente da UFRGS. Suas pessoas são o que há de melhor.

Felipe Caumo Kurcewicz
Engenharia Mecânica
{"video_yurl":"false"}